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Diversidade no mercado da beleza: por que você deve ficar de olho

Quem trabalha no mercado da beleza já vem observando uma dinâmica cada vez mais forte. Estamos falando da diversidade na beleza.

Diversidade no mercado da beleza
Por Gleicy Palheta em 16 de fevereiro de 2022

Quem trabalha no mercado da beleza já vem observando uma dinâmica cada vez mais forte, que atinge diversas camadas desse vasto nicho. Estamos falando da diversidade e do movimento – necessário – de autoaceitação.

Impossível esquecer do emblemático desfile da Savage X Fenty – a marca de roupas íntimas da Rihanna – que agitou a semana de moda em Nova York em 2019, ao trazer diversidade de corpos, tamanhos, raças e etnias, para a passarela mais badalada do mundo.

Esse é um reflexo muito claro do protagonismo do consumidor nas relações de consumo, que tem ganhado destaque mundial como símbolo de uma nova fase para o varejo.

Agora, mais que nunca, é nítido que as pessoas assumam suas escolhas, para muito além das imposições do mercado. Esse movimento produz a inevitável onda do setor de se adaptar às exigências, cada vez mais refinadas, desse novo público.

Você também já notou que o mercado da beleza tem ganhado grandes destaques quando o assunto é diversidade? Vamos conversar mais um pouco sobre esse assunto e desvendar o caminho para se adaptar a esse novo e diverso universo.

O mundo cada vez mais consciente

Cada vez mais as pessoas estão conscientes do seu papel no mundo, e isso pode ser provado pela forma como o protagonismo consumerista está saindo do mercado e voltando para o público.

Marcas importantes, como o grupo Boticário e Avon, já refletem isso em suas campanhas, onde deixam de lado o padrão inalcançável de beleza, para dar lugar à beleza real.

E por que isso está acontecendo?

Pelo mesmo motivo que levou a Savage X Fenty e tantas outras marcas a produzirem seus produtos levando em consideração à diversidade no mercado de beleza – o consumidor consciente e ativo.

As pessoas não estão apenas cientes do seu papel no mercado, como têm usado isso como ferramenta para promoção da desvalorização de ideais lesivos. Isso está sendo experimentado quando falamos de sustentabilidade ambiental e diversidade, em que o movimento do mercado está cada vez mais atento aos anseios do seu público.

Diversidade no mercado da beleza: a parceria que deu certo

O mercado de beleza tem entendido bem o recado, mostrando que veio para se aperfeiçoar e agregar valor aos consumidores, em uma espécie de pacto pela valorização das diferenças.

Compreender que a beleza está associada muito mais ao que é distinto, faz com que muitas marcas voltassem seus olhares para essas singularidades e promovessem o tema como novos ideais.

Em meio a tantas mudanças no varejo, a ideia do incentivo à diversidade e autoaceitação parece unir todas as forças, pois associa valorização e experiência do consumidor. Não é ousado falar que o mercado da beleza tem acolhido bem a diversidade, afinal, é aqui que a beleza é valorizada em suas formas mais plenas e autênticas.

Promover a diversidade nos espaços de beleza é a nova lei

Até aqui você já deve ter entendido que valorizar a diversidade e autoaceitação é um movimento inevitável e, quem ficar de fora, fatalmente deve perder espaço no mercado.

Então, que tal começar agora a inserir práticas que valorizem o protagonismo e a beleza de suas clientes?

1- Valorize a autoidentificação das suas clientes

Autoidentificação é a forma como as pessoas determinam suas próprias características e isso tem um valor fundamental. Por isso, valorize cada característica individual, ao invés de tentar mudá-las e transformá-las em um padrão único de beleza.

Seja em um corte de cabelo ou uma maquiagem, entenda quais os aspectos mais valorizad0s pela própria pessoa, entenda seus gostos e demandas para, então, começar o serviço.

Não proponha mudanças das características, muito menos faça essas mudanças sem que a cliente solicite. Esconder uma marca de nascença ou afinar o nariz com truques de maquiagem, por exemplo, podem ser bem-vindos ou não pelas pessoas.

Assim, para saber como sua cliente se identifica, nada melhor que uma conversa franca. Entenda sobre seus traços e tamanho físico, textura capilar, tipo de pele, formato do rosto e, a partir das conclusões obtidas, trabalhe para que cada um dos detalhes mais amados sejam valorizados.

2- Especialize-se em públicos distintos

Não adianta querer valorizar a diversidade, se você atende apenas um público específico. “Ah, mas é difícil atender a todos os públicos” Sim, você tem razão! Mas que tal enxergar outros potenciais clientes? 

Se você trabalha com cabelos, pode se especializar em cabelos afros. Se trabalha com maquiagem, ouse trabalhar com peles negras, ou peles maduras. Se você é esteticista, que tal promover atendimentos para pessoas plus size, sem necessariamente alterar as formas do corpo? 

Não precisa abraçar todos os públicos de uma só vez, afinal, ser especializado em determinado tipo de característica, como cabelos loiros ou maquiagem de noivas, é fundamental para ganhar público e melhorar as habilidades. Mas procure entender quais caminhos da diversidade você ainda não está atendendo dentro da sua especialidade.

Ousar trilhar por novos rumos é um dever do profissional da beleza.

3- Procure marcas engajadas em promover a diversidade

Você sabia que os consumidores estão antenados às marcas que trazem representatividade? Então, está na hora de trazer essas marcas para seu salão ou clínica de beleza e mostrar que você também valoriza o tema.

Invista em produtos que cuidem do meio ambiente, que ofereça componentes comprometidos com a vida saudável, ou com fórmulas que atendam aos diferentes biotipos dos seus clientes.

Pode ter certeza que seu espaço será notado e lembrado por essas ações simples, mas de grande responsabilidade coletiva.

Vamos tentar?

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