Artigos

Era só uma caixa de papelão!

A palavra da vez é monetizar, mas o que uma coisa tem a ver com a outra?

monetizar
Bruna Fallani
Por Bruna Fallani em 1 de março de 2023
Fundadora da Shopper 2B e Conselheira do Instituto Mulheres do Varejo. Possui uma metodologia que mapeia as expectativas e mede a experiência de compra e ajuda no desenvolvimento estratégico do CRM.

Dizer que precisamos vender mais e rentabilizar o negócio já não é mais novidade para ninguém, o que muda é a forma como ganharemos mais dinheiro, geraremos mais caixa e otimizaremos recursos.

Pense comigo: concorrência direta e indireta, consumidor mais exigente e com maior poder de escolha, gestão econômica cada vez mais impactada por ações mundiais, desafios na gestão de suprimentos, logística e por aí vai.

Nada, nada simples, né?

Por tudo isso, mas também pela necessidade de inovar, despertar algo diferente no consumidor final e buscar novas oportunidades de gerar lucro, tem sido algo muito perseguido pelo varejo.

Segundo a Wikipedia, monetização é o processo de converter algo em dinheiro. Em outras palavras, quais são as oportunidades no seu negócio que de alguma forma podem gerar atratividade, espaço para comunicação e relacionamento com o consumidor?

Recentemente, tivemos um case que ilustra bastante esse mindset. A ideia foi lançada por uma grande marca de varejo de eletroeletrônico (Magalu) em conjunto com uma grande marca de celular (Samsung) que trouxeram a oportunidade de monetizar ou vender publicidade através da embalagem de entrega.

Ou sejam, aproveitaram de um espaço em “branco”, para divulgar o lançamento do celular, causando um impacto diferente no consumidor. Importante dizer que a ação ocorria para entrega de qualquer produto! Agora, pensa comigo. Você tem e-commerce? Quantos produtos você entrega por dia? Isso é ou não uma oportunidade para o seu negócio? E quais são as outras oportunidades para aproveitar e que pode agregar para o seu negócio e conectar com o consumidor de um forma diferente?

A necessidade de se relacionar com o cliente já não é mais novidade, mas inovar será fundamental.

Saiba como gerar uma melhor experiência considerando também (e não somente), sua oportunidade de melhorar e rentabilizar seu negócio.

E ai? Bora monetizar?