Indústria

Especialista orienta empresários sobre exportação na Europa

Dr. Matteo Zanotti Russo, CEO da Angel Consulting, apresentou as especificidades do mercado europeu

Por Redação em 15 de março de 2019

Começar um processo de internacionalização e exportação de marcas requer estudo e preparo. As normas e regras de comercialização em países estrangeiros podem assustar os empresários no início. Para orientar as empresas participantes do projeto Beauty Fair Export – Cosmoprof 2019, uma palestra de abertura foi oferecida, em parceria com a CNI (Confederação Nacional das Indústrias).

“Quem está começando o processo de exportação para a comunidade europeia se depara com uma série de controles, o que demandará muito trabalho e até a criação um departamento exclusivo para cuidar deste assunto”, sugere o especialista em exportação Dr. Matteo Zanotti Russo, CEO da Angel Consulting.

A regulamentação de cosméticos na Europa é regida pela lei 1223/2009, que já está traduzida para o português na internet. Para o especialista, o principal ponto desta lei é a questão da responsabilidade. “Todo produto que chega à comunidade europeia deve estar associado a uma empresa sediada na própria Europa e esta informação deve constar no produto”, esclarece.

Esta empresa, segundo o especialista, será responsável por verificar se o negócio no Brasil está em conformidade com todas as normas, segurança e rotulagem. Caso a fiscalização local encontre alguma irregularidade, a empresa importadora será bloqueada e o fabricante brasileiro terá de encontrar outro parceiro para continuar fazendo negócios com a comunidade.

Outro destaque importante da lei, apresentado pelo especialista, é a introdução de um glossário de definições. O que torna muito mais claro o conceito do que é cosmético, fabricante, pessoa responsável e distribuidor.

A segunda parte da palestra do especialista foi dedicada a falar sobre tendências em cosméticos que podem ser percebidas na Itália.

Resumidamente ele destacou três: inteligência artificial aplicada aos cosméticos; distribuição no canal farma e cosméticos anti-ageing naturais. “O crescente e alarmante casos de Fobia química, ou seja, uma preocupação desnecessária sobre o uso de alguns ingredientes usados em cosméticos, também é um comportamento a se observar e combater na indústria”, finaliza Russo.