Varejo

Evento da Beauty Fair discute impacto dos dados no varejo de beleza

Palestrantes defendem que dados compartilhados refletem em mais inteligência de negócio e maiores margens de venda

Líderes de Perfumaria 2024
Por Redação em 12 de abril de 2024

Entre os dias 10 e 14 de abril, a Beauty Fair promove o evento Líderes de Perfumaria 2024. O encontro reune 60 entre as maiores marcas de cosméticos do Brasil e os proprietários de aproximadamente 80 redes de perfumarias. Este ano, o tema central engloba a importância de explorar o impacto crescente da coleta e análise de dados no setor de varejo de beleza, oferecendo um ambiente propício para o desenvolvimento de um novo mercado, impulsionado pela geração de negócios e pelo fortalecimento de relações comerciais.

Durante o Líderes de Perfumaria, o primeiro painel contou com a presença de Benny Szylkowski, da Scanntech, Edson Tamascia, da Federação Brasileira das Redes Associativistas de Farmácias (Febrafar) e Cesar Tsukuda, Diretor Geral da Beauty Fair. O talk show destacou a importância transformadora dos dados no mundo dos negócios, especialmente no setor de perfumaria.

A Revolução dos Dados no Varejo de Beleza

Segundo Benny, “os dados fazem você tomar decisões melhores”. Ele compartilhou que, inicialmente, houve resistência por parte dos varejistas ao compartilhamento de informações. No entanto, com o tempo, essa perspectiva mudou à medida que houve uma conscientização de que o fornecimento de dados significa, principalmente, usufruir de informações do mercado como o todo. O especialista aconselhou os varejistas a começarem pequeno, focando em uma categoria de produtos para otimizar preço, mix e rentabilidade antes de expandir a análise para outras categorias.

Gestão Estratégica Através dos Dados

Edson Tamascia, por sua vez, enfatizou como os dados podem levar a uma gestão mais eficaz do ponto de venda (PDV). Ele explicou que os dados ajudam a “ver o volume de cada indústria, fazer acordos comerciais de acordo com o volume e gerar insights.” Além disso, Tamascia destacou uma “segunda etapa comercial, que envolve análises mais profundas sobre condições de compra, concorrência e comportamento do consumidor”.

Futuro dos Dados na Beleza

Cesar Tsukuda delineou três fases críticas no processo de uso de dados na indústria da beleza: resistência inicial ao compartilhamento de dados, a transformação desses dados em negócios efetivos, e finalmente, a contemplação sobre o futuro dos dados no setor. “Compartilhar e usar dados é um primeiro passo. Mas o propósito é saber quais são as boas práticas que os dados trazem e como eles nos levam a promover melhores negócios”, explicou.

O evento Líderes de Perfumaria” não apenas destacou a importância dos dados como uma ferramenta vital para o crescimento e inovação no varejo de beleza, mas também serviu como um campo fértil para o desenvolvimento de novas parcerias e abordagens de mercado. À medida que o setor de beleza avança, torna-se claro que os dados desempenharão um papel cada vez mais crítico em moldar as estratégias de negócios e em atender às demandas dos consumidores de maneira mais eficaz.