Profissionais de Beleza

Festival reúne 600 cabeleireiros em experiência educacional na Colômbia

Grandes salões brasileiros enviaram representantes para o evento promovido pela divisão de cosméticos da Henkel.

Por Deborah Huff em 11 de dezembro de 2023

Imagine-se em um evento que celebra a sua profissão, promove networking qualificado e oferece uma programação recheada de conteúdos inspiradores. Foi assim o Experience Festival, promovido pela divisão de cosméticos do grupo Henkel, na Colômbia, entre 27 de novembro e 1º de dezembro de 2023.

Cerca de 600 cabeleireiros da América Latina estiveram presentes, sendo 100 brasileiros. Salões como ROM, 1838, S3, Vitrini e C.Kamura foram alguns dos que enviaram representantes para o evento.

Donos das redes de perfumarias Mundo do Cabeleireiro e Cotirô também estiveram entre os convidados, além da Beauty Fair, representada pelo Diretor Geral, Cesar Tsukuda, e redação de Negócios de Beleza.

“O festival é um evento pioneiro que reuniu as marcas Schwarzkopf Professional, Authentic Beauty Concept, Tec Italy e Küül, além de clientes, educadores e representantes do mercado de beleza. O objetivo é continuar a desenvolver o negócio profissional da região que prevê crescimento nos próximos anos”, destaca Borja Klett, vice-presidente de negócios profissionais para a América Latina da Henkel.

Por dentro do festival

Experience Festival foi idealizado para ser um evento que celebra a comunidade de cabeleireiros. Tudo aconteceu sob a estrutura do hotel Las Américas, em Cartagena das Índias (Colômbia), um resort luxuoso beira-mar, com fácil acesso a charmosa e colorida cidade murada, um centro histórico com diversas opções de lojas, bares e restaurantes.

Em primeiro lugar, a apresentação da coleção Essential Looks 2024 foi um dos pontos altos do evento. Simon Ellis, Diretor Global de Schwarzkopf Professional, comandou o desfile que entregou aos cabeleireiros orientações inspiradoras de corte, cor e styling para a próxima temporada.

Além disso, o atributo de conexão esteve presente em cada ponto de contato do Experience Festival. Desde os Instagramáveis até a dinâmica de colecionar adesivos divertidos, entregues para cada participante ao fim das atividades. Cartela cheia rendia brindes especiais aos mais assíduos.

Por fim, a programação ainda contou com workshops, aulas de mindfullness e festas temáticas, que permitiram os participantes extravasarem sua criatividade ao escolher um look Color Block ou inspirada nos cabelos, com direito a premiação dos melhores. Aqui, os cabeleireiros sempre dão um show à parte, levando muito a sério a montagem dos visuais.

Por dentro do mercado de beleza brasileiro

Em bate-papo com a redação de Negócios de Beleza, Manuel Vargas, atual General Manager para o Brasil, aproveitou para fazer um panorama sobre as principais atividades da divisão no país.

Segundo ele, a divisão no Brasil está colhendo ótimos resultados, obrigada. Em comparação a 2019, o negócio dobrou de tamanho em 2023. Isso foi possível devido a quatro pilares:

  1. Evolução das vendas omnichannel;
  2. Crescimento das marcas do grupo com a chegada de Authentic Beauty Concept;
  3. Estratégias de alinhamento e eficiência da rede de distribuição;
  4. O trabalho com a equipe de colaboradores, reforçando propósito e força das marcas.

Sobre canais de vendas, Manuel explica que é no salão de beleza onde constroem reputação. “A melhor campanha de awareness que podemos ter é dentro do salão de beleza. Queremos estar nos maiores salões do Brasil com o portfólio certo de produtos”, afirma.

Quando se trata de profissionais, o executivo fala com orgulho que o Brasil é uma fonte inesgotável de talentos e criatividade, com forte destaque no cenário global. “Os embaixadores Schwarzkopf Professional, Natan Correia e Henrique Mano são exemplos desse sucesso e conduzem nossa liderança não somente nas técnicas de loiros, mas também de ruivos”, pontua.

Em um painel com a imprensa da América Latina, Cesar Tsukuda, Diretor Geral da Beauty Fair, teve a oportunidade de falar sobre o mercado brasileiro. O executivo comentou sobre a liderança no consumo de cosméticos na região e sobre a diversidade da população, que traz vantagem competitiva para a indústria local. “Somos um país com alto índice de miscigenação, o que obriga as empresas a criarem produtos que atendam um número maior de consumidores, em tipos de cabelo e tons de pele, com muita qualidade”.

Borja Klett, Aileen Rogel, Simon Ellis e Cesar Tsukuda

O executivo também destacou nossos desafios na área de distribuição e educação. “Somos mais de 200 milhões de pessoas, 26 Estados e impostos distintos para cada localidade. Não é fácil empreender no Brasil. O mesmo quando falamos sobre os profissionais de beleza. Estimamos ter mais de 1 milhão atuando no mercado, mas não é um número consolidado, Ainda sofremos com o alto índice de informalização, o que também traz impacto na capacitação técnica”, afirma Tsukuda.

Educação é a base de tudo!

Uma das atrações mais aguardadas do evento foi Simon Ellis, Diretor Global de Criação de Schwarzkopf Professional. Profissional com mais de 20 anos de mercado, surgiu dele (ou melhor de uma conversa no jantar com a esposa dele) a ideia de criar uma linha especializada no segmento de loiras, nascendo então a marca BlondMe.

Para Negócios de Beleza, Simon conversou sobre educação, desafios e futuro da profissão.

Simon Ellis, Diretor Global de Criação de Schwarzkopf Professional

“Devemos pensar em alinhar as estratégias de ensino presencial com o digital, sendo este um pilar de suporte”, acredita Simon quando provocado sobre os desafios do crescimento da profissão. “Além da técnica, nossos jovens precisam desenvolver melhor suas habilidades sociais e emocionais”.

A indústria cresce e se desenvolve, fundamentalmente, por meio da educação e, para Simon, existem três maneiras no mundo de se ganhar dinheiro fazendo cabelo. “Primeiro, conquistando novos clientes, segundo, precificação adequada, e por último vendendo mais (serviços e produtos). Para isso, os profissionais precisam estar abertos a aprender. Por isso eu sempre digo, educação é a rainha de todas as estratégias de crescimento”, reforça.

Falando em habilidades sociais, o executivo demonstrou preocupação sobre a forma como estamos nos conectando com pessoas no presencial. “É hora dos profissionais se preocuparem em se conectar de verdade. Não somente por meio das redes sociais, mas quando estão frente a frente com seus clientes, parceiros e colegas. Precisamos olhar para o futuro e ele passa por saber nos conectar como humanos”.

Um ponto que não passou batido por Simon é sobre a construção de autoridade dos profissionais cabeleireiros. “Nossas clientes dominam tudo que está ligado a beleza, estão atentas às novidades, novas técnicas e produtos. O cabeleireiro precisa estar à frente nesse conhecimento e se posicionar como um consultor”, explica.

Visitar salões de beleza ao redor do mundo faz parte do trabalho de Simon. Nesses encontros ele costuma perguntar aos donos se eles saberiam dizer, em uma única frase, o que faz o salão deles ser melhor do que os outros? “98% não sabem o que responder, mesmo os profissionais que trabalham lá. É complicado, porque nosso mercado precisa estar consciente que essa resposta passa por confiança. Técnicas vêm e vão, novas tendências surgem a cada temporada, mas os profissionais ficam. As clientes sempre irão recorrer à quem elas confiam”, acredita Simon.

Além de serem consultores de beleza, construindo confiança na relação com seus clientes, os salões precisam se preocupar também em como criar experiências inesquecíveis. “Como nos restaurantes, talvez as pessoas não se lembrem da comida, mas com certeza, se lembrarão de como foram atendidas. Temos que ter a habilidade de tocar as almas de nossas clientes. Essa é a beleza da nossa profissão”.

Educando cabeleireiros para a sustentabilidade 

O futuro das marcas sob a ótica da sustentabilidade também esteve na pauta do Experience Festival.

Authentic Beauty Concept é uma marca do Grupo Henkel que nasceu sob a bandeira da sustentabilidade, com uma proposta de ingredientes mais naturais. No entanto, ela não é a única a agir “verde”. Outras marcas dentro do grupo também já estão adequando suas operações.

“Recentemente Schwarzkopf Professional fez uma pequena mudança, reduzindo o tamanho da tampa de coloração. Esse pequeno ajuste garantiu a economia de 50 toneladas de plástico”, explica Maurício Betancur, líder regional de vendas e canais emergentes.  

87% das embalagens, de todos as marcas do Grupo, são recicladas e recicláveis. As fábricas já utilizam 100% de energia proveniente de fontes renováveis. 

As marcas também entraram em um esforço conjunto para educar, não somente os cabeleireiros, mas também os consumidores, sobre a importância de ser sustentável. “Usamos diversos pontos de contato para que possamos contribuir com essa mudança de comportamento. Eventos como esse, na Colômbia, são oportunidades incríveis de comunicação e educação sobre a pauta”, reforça Betancur.  

Como exemplo, o executivo, cita a iniciativa Green Academy Salons, um espaço de educação para cabeleireiros de como, na prática, podem ser mais sustentáveis em seus salões ou onde moram. O projeto começou pelo México, com 500 profissionais treinados, e há intenção que haja uma expansão para alcançar o mercado brasileiro.