Profissionais de Beleza

Gestão de salão: como manter seu negócio em alta em tempos de crise e pandemia?

Glauco Yasuda, Trainer em Programação Neurolinguística, dá dicas para você manter seu salão e sua equipe longe do vermelho.

Gestão de salão
Por Redação em 9 de março de 2021

Próximo de completar um ano de pandemia, alguns profissionais de beleza ainda não se acostumaram completamente com o vai-e-vem de regras para conter a propagação do coronavírus. A oscilação entre as fases mais restritivas e outras mais maleáveis impede que os empreendedores possam engatar nos seus negócios de forma mais efetiva. 

Conversamos com Glauco Yasuda, Trainer em Programação Neurolinguística, e também um dos profissionais presentes no canal de educação da Beauty Fair On, para entender mais sobre gestão de negócios em meio a crises, como a que estamos vivendo. 

Para ele, passar por um desequilíbrio emocional diante de tantos desafios e incertezas é totalmente natural, mas é preciso procurar saídas. “Busque alternativas para desviar os pensamentos dos fatos negativos, pois tudo o que você foca, aumenta. O ideal é focar na solução para que você possa aumentar as opções de escolhas para resolver o problema. Se a mente estiver ocupada com pensamentos de insucesso, não haverá espaço para produzir ideias criativas para sair dessa situação”, aconselha. 

Aos donos de salão que precisam lidar não só com os clientes e as contas do espaço, como também com uma equipe de colaboradores, é preciso exercitar um olhar mais crítico durante a crise. “É um momento  importante para revisar todos os custos da empresa e, inclusive, para o bem do negócio, ter a frieza como empresário de tomar decisões importantes de redução de custos e mudança da estrutura operacional, mesmo que seja temporária”, explica.

Ainda segundo o especialista, esse momento de análise é crucial para que o empresário descubra gastos que nem imaginava, ou seja, é um trabalho que valerá ao longo da jornada da empresa, independente da pandemia.

Transformar as incertezas em empreendimento

Apesar da chegada da vacina, sabemos que nem todos poderão ser imunizados tão rapidamente. Por isso, as medidas tomadas pelos governos estaduais e municipais servem também para evitar a contaminação de clientes. 

Diante desta incerteza de abertura ou fechamento de salão, Glauco sugere: “Vale a pena verificar junto aos órgãos competentes de cada município, quais são as reais determinações para que possa adequar-se e continuar prestando o serviço. Se não for possível oferecer o serviço no salão, seja por restrição da fase do plano de contingência, seja pelo fato do cliente ter receio de sair de casa, como seria se pudesse atender à domicílio?”.

Redes sociais como ferramenta empreendedora

Já não é segredo para os profissionais de beleza que investir em redes sociais é tão importante quanto a aquisição de bons produtos para as clientes. Por esse motivo, Glauco acredita que a vantagem das mídias digitais é justamente o baixo custo comparado às mídias tradicionais, possibilitando a produção e publicação de conteúdos rápidos, obtendo respostas e interações imediatas com o público alvo. 

No entanto, o maior desafio para os profissionais está no receio de se autopromover na frente de uma tela de celular, uma vez que é necessária uma apresentação constante ao público para aumentar o engajamento. Glauco recomenda, nestes casos, que o profissional torne a ato de gravar um vídeo mais leve, como imaginar uma conversa casual entre amigos.

“Existem diversos conteúdos, recursos, influenciadores e empresas que oferecem cursos de marketing digital que poderão auxiliar na formulação de uma estratégia e plano de ação para utilizar este meio de forma mais assertiva no seu negócio”, indica o Trainer. 

Para sair do vermelho

Nem todos os profissionais de beleza tiveram a sorte de saírem imunes da crise que assolou os comerciantes durante a pandemia. Gastos imprevistos e novas dívidas podem ter surgido no meio do caminho, mas para Glauco, o importante é focar na solução do problema. 

Vale a pena consultar as diferentes alternativas de financiamento e crédito oferecidas pelas diversas instituições financeiras e até mesmo as novas fintechs, tendo em vista a grande oferta de crédito a juros baixos. Além de procurar negociar com o banco atual. Se estiver no vermelho, evite ao máximo o uso do cartão de crédito ou cheque especial, pois possuem os juros mais altos e isto vai prejudicar ainda mais a situação no médio e longo prazo”, aconselha. 

Para ele, é importante que o profissional procure se conectar com diferentes grupos de negócios para ampliar sua rede de contatos, assim, ele poderá gerar novos clientes e também obter ideias que possam diversificar a sua fonte de renda.

Se você curtiu as dicas do Glauco Yasuda, não deixe de acompanhar nosso canal de educação da Beauty Fair On. Em breve teremos aulas do Trainer sobre Programação Neurolinguística, relacionamento interpessoal e muitas dicas para você liderar bem sua equipe.