Indústria

Governança para exportação: como fazer um planejamento internacional

Aumente as chances de sucesso das suas ações de internacionalização no mercado de beleza com ajuda da governança corporativa! No artigo, você confere como realizar um planejamento para exportação e as regras necessárias para que a iniciativa seja sólida.

Governança para Exportação: Como Fazer um Planejamento Internacional
Por Redação em 3 de março de 2023

A governança corporativa é responsável por definir as regras e processos sobre os quais toda a operação da organização será pautada. Dessa forma, é um fundamento imprescindível para o planejamento de ações de exportação no ramo da beleza.

Além da determinação do funcionamento interno da empresa, sua marca também deve prezar por fechar contratos com compradores internacionais responsáveis e pela adequação dos produtos ao mercado alvo. Isso significa focar tanto nos gostos do público quanto na legislação necessária.

Todos esses requisitos exigem um comprometimento firme da equipe interna para que a internacionalização do negócio atinja os objetivos idealizados. Continue a leitura e entenda como se preparar para esses desafios!

Como a governança corporativa auxilia na exportação?

Por meio da governança corporativa aplicada à exportação é possível determinar regras como:

  • critérios para escopo da produção que será destinada ao comércio internacional;
  • condições para atender a demanda dos mercados escolhidos e manter a capacidade produtiva;
  • compliance em relação às leis nacionais e de outros países;
  • processo de seleção de parceiros internacionais, como corretores, traders, atacadistas e varejistas;
  • o passo a passo para a seleção do público alvo e dos mercados mais interessantes para a marca.

Esses serão os principais pilares da estratégia de internacionalização da marca.

Como fazer um planejamento internacional?

Para expandir sua marca de beleza para outros países, é preciso, segundo recomendações da Confederação Nacional da Indústria (CNI):

  1. ter um departamento voltado para exportação dentro da sua empresa. Caso ele ainda não exista, inicie seu planejamento elencando novos profissionais para a sua equipe, como gerentes de comércio exterior;
  2. realizar pesquisas de mercado para encontrar países que importam seu produto. Alguns sites que podem ajudar a encontrar informações precisas e confiáveis são o ComexStat e o Invest & Export Brasil;
  3. criar uma persona (um comprador ideal) para a estratégia;
  4. produzir conteúdos no idioma do seu mercado alvo para se conectar com o novo público;
  5. criar um portfólio de produtos para exportação com base nos dados levantados sobre a audiência escolhida;
  6. estudar as leis sobre comercialização, embalagens e matérias-primas dos países em que pretende vender seus cosméticos;
  7. encontrar parceiros no exterior para iniciar as negociações.

Como você pôde ver, o planejamento para exportação tem muitas etapas e requer um trabalho bastante completo. Contudo, essa é a melhor forma de garantir os resultados da iniciativa.

Veja como encontrar compradores internacionais no mercado de beleza e seja uma empresa exportadora de sucesso!