indústria de beleza

O impacto do e-commerce e a transformação digital na indústria de beleza

Tiago Baeta, fundador do E-commerce Brasil, também marcou presença no Fórum Beauty Fair Varejo de Beleza e garantiu provocações e insights valiosos aos espectadores.

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Tiago Baeta falou sobre impactos do e-commerce e transformação digital na indústria de beleza.
Por Redação em 05/11/2020 Atualizado: 20/12/2023 às 13:17

A manhã de conhecimento voltado para empresários e representantes do varejo de beleza contou com a participação de Tiago Baeta, fundador do E-commerce Brasil, trazendo dados relevantes sobre o e-commerce e a transformação digital na indústria de beleza. Segundo ele, o e-commerce cresceu exponencialmente nos últimos 20 anos. “Em 2000, era um mercado de R$500 milhões; em 2018 já representava R$53 bilhões, em 2019 chega ao número de R$80 bilhões e, em 2020, no pré-pandemia, R$100 bilhões. O mercado está bombando e isso representa 5% [no pré-pandemia]. Quase nada no total de vendas, o que passou a me incomodar”, disse.

Amazon, Mercado Livre e Magalu foram alguns exemplos apresentados pelo fundador do E-commerce Brasil sobre a representatividade online e a importância de estar presente no meio digital. Quase 100% dos internautas buscam online antes de comprar. 56% das pessoas que pesquisam maquiagem online, por exemplo, compram offline e só 11% compram online. “O poder do e-commerce está na jornada. Em média, o digital impacta 64% de todas as compras, independente de onde ela é feita”, disse.

Por falar em jornada, Tiago disse que ela está cada vez mais complexa e apresentou um gráfico que ilustra bem sua fala (para ver a apresentação completa, clique aqui!). “Somos impactados por e-mail, rede social, comparo preço, falo com amigos, vou até a loja, pego um cupom, compro, retiro e publico nas redes sociais. A empresa precisa, dentro dessa jornada digital, escolher onde se diferenciar. É um papel estratégico dentro de cada empresa”, reforçou.

Oportunidade de crescimento

Ao longo da apresentação, Tiago Baeta voltou no dado apresentado inicialmente sobre as vendas online representarem apenas 5%.  “Em março já tinha crescido e em maio já era 12,5%. A gente tem um oceano azul imenso pra crescer além dos 12,5%”, reforçou.

Outro ponto de destaque foi o consumo centralizado na região Sudeste. “Há 7 anos, metade do consumo no Brasil estava em São Paulo. Sete anos depois era 1/3 e espero que a gente consiga levar o consumo pro Norte, Nordeste”.

Em relação as vendas online, o executivo reforçou que 70% está nos marketplaces. “O e-commerce está crescendo e o acesso aos marketplaces dobrando. Ou seja, continua concentrando as vendas e, cada vez mais, a influência do prazo é muito importante e o marketplace tem como fazer isso muito bem”.

Indústria da beleza

“A transformação digital da indústria de beleza tem como objetivo final a personalização da experiência do consumidor”, resumiu Tiago, que disse ainda que todos os pilares da indústria mudam com o digital. Ele mostrou dados que revelam que o mercado de beleza pré-pandemia já era o principal segmento do e-commerce, passando até o segmento de moda. “Hoje não está em primeiro mais, mas está entre os primeiros”, disse para mostrar o potencial do setor no online.

Entre diversos outros dados, Tiago ainda reforçou atenção nas tendências globais apontadas pela Euromonitor para os próximos cinco anos no mercado de beleza: engajamento digital, posicionamentos éticos e atributos orgânicos e naturais.

Quer conferir a palestra de Tiago Baeta, fundador do E-commerce Brasil, durante o Fórum Beauty Fair Varejo de Beleza,? Clique aqui!

Você também pode conferir os insights das palestras de Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho do Magazine Luiza aqui, e de Carlos Coutinho, líder varejo Brasil PwC, aqui.