Profissionais de Beleza

Mago das Unhas – que atende famosos – marca presença no Beauty Show

Roberto Carlos Nascimento conheceu o ofício de manicure especializado em alongamentos de porcelana em 1992. Ele diz já ter atendido nomes como Alcione, Caetano e Gil – por motivos que vão além da estética

Mago das Unhas no Beauty Show 2023
Por Redação em 10 de maio de 2023

Na última semana aconteceu a primeira edição do Beauty Show – feira de maquiagem, manicure e cílios para profissionais e apaixonados pela área. Entre as inúmeras presenças ilustres que estiveram no evento, o Mago das Unhas, como é conhecido Roberto Carlos Nascimento, apresentou seu trabalho ao público que observava com muita atenção.

Ao longo das últimas três décadas, Roberto, de 58 anos, teve de se acostumar com chacotas por prestar um serviço ligado ao público feminino – o alongamento de unhas. Na área, o empreendedor é conhecido como Mago das Unhas. “Tinha essa zoação, já participei de programas de TV que fizeram piada comigo. Hoje, tenho alguns alunos homens, mas eles ainda ficam com vergonha. Eu digo a eles que é um trabalho normal”, conta.

A maioria da clientela é composta por mulheres, entre as quais há clientes fiéis, que são atendidas pelo empreendedor há décadas. Outra parte do público é formada por músicos, e Nascimento conta que já atendeu Cássia Eller, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Alcione e Jorge Vercillo por motivos que vão além da estética. “As unhas ficam com uma aparência muito natural, é difícil distinguir de uma unha real. No caso dos artistas, o alongamento é feito nos quatro dedos centrais da mão para substituir a palheta e o som do violão ficar melhor”, explica.

O empreendedor conta que atende as celebridades durante seus ensaios em estúdios ou nas casas de show, como o Canecão. Com isso, diz já ter conhecido um lado mais pessoal de alguns artistas. “É normal criar uma amizade, porque os clientes contam da vida, de seus problemas”, diz Nascimento.

Antes de trabalhar no setor de beleza, o empreendedor era auxiliar administrativo e pintor. Segundo ele, a habilidade de lixar e colorir paredes se relaciona com o serviço atual. “A experiência como pintor me ajudou muito para os alongamentos, porque eu trabalho com pincel, tenho de moldar as unhas.”

O empreendedor se capacitou no setor de alongamento de unhas em 1992, quando seu concunhado, Gilberto Franco, casou-se com a alemã Maria Fischer, que já trabalhava com a técnica nos Estados Unidos. Franco aprendeu a alongar unhas em porcelana com a esposa e, em seguida, capacitou Roberto Carlos Nascimento. “Na família, temos nove homens trabalhando com alongamento de unhas – são meus concunhados, cunhados e sobrinhos”, conta o Mago das Unhas. Alguns dos familiares tem salões de beleza, e outros também atendem nas casas das clientes.

Atualmente, o faturamento médio mensal de Nascimento é de R$ 6 mil. O empreendedor dá cursos em salões no Rio e em feiras de beleza pelo Brasil, em parceria com a marca mineira de materiais para alongamento Honey Girl. O último evento do qual participou com a marca foi a Beauty Show, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). “Os próximos eventos de que vou participar serão em Brasília, Bahia e Belo Horizonte”, conta.

O empreendedor diz que não quer abrir um salão porque prefere a flexibilidade do atendimento em domicílio, mas planeja ter uma escola de alongamento de unhas. “Penso em, um dia, ter um espaço no Rio apenas para cursos. Por enquanto, tenho ensinado em salões aos domingos e segundas-feiras, quando não atendem o público”, afirma.

Fonte: revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios