Indústria

Redes sociais: mercado de beleza e cosméticos são os que mais usam

Levantamento também trouxe insights sobre estratégias de marketing mais abrangentes.

Por Renata Tarrio em 31 de agosto de 2022

Dentre os setores que mais usam redes sociais para vender no Brasil, o setor de Beleza e Cosméticos ocupa a mais alta posição. É isso que revela o Índice de Produtividade Tecnológica (IPT) de Varejo, o qual apontou que 81% dos varejistas de beleza mantém canais de venda no Instagram e no Facebook.

O levantamento também trouxe insights sobre estratégias de marketing mais abrangentes, com 50% dos participantes da beleza afirmando que fazem uso de sistemas para gestão de relacionamento com o cliente (CRM – Customer Relationship Management).

O estudo foi promovido pela TOTVS em parceria com a H2R Pesquisas Avançadas e contou com 673 entrevistados de empresas nacionais e multinacionais, com faturamento igual ou superior a R$ 2 milhões e com sede nas 5 regiões brasileiras. Foram ouvidos varejistas de outros segmentos. Do total, os negócios de Beleza e Cosméticos tiveram representação de 8%.

Mercado de beleza em crescimento

Essas são boas notícias que vão ao encontro do crescimento observado pelo setor em 2022. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), houve um aumento de 6,5% em vendas no primeiro trimestre deste ano, comparado ao mesmo período do ano passado.

Esse resultado pode estar intimamente ligado ao marketing bem estruturado manifestado pelo mercado de beleza. Por exemplo, ao investir em um CRM, a empresa tem condições de conhecer e monitorar melhor seus clientes, enviar as melhores estratégias, saber quais são seus produtos favoritos, os hábitos de compra e dados pessoais importantes, como o dia do aniversário do consumidor. Tudo isso leva o varejo de beleza a desempenhar bons números de vendas.

Redes sociais no mercado de beleza

A pesquisa da TOTVS ainda acende o alerta para a importância do uso das redes sociais nesse segmento. Não podemos esquecer que desde que os blogs ainda eram os únicos recursos de comunicação eficiente via Internet, as páginas de beleza já figuravam entre os conteúdos mais procurados e viralizantes.

Com a chegada de novas redes – e, consequentemente, novas formas de socialização – o mercado de beleza captou a oportunidade e transformou em negócios. Vale ressaltar que, assim como esse setor, as redes sociais também são muito visuais e, por isso, chamam atenção para produtos e serviços de beleza.

Por isso, apesar do estudo mencionar apenas Facebook e Instagram, é preciso atentar para o fato de que o varejo vanguardista do setor de beleza sempre procurou estar à frente quando o assunto é fazer presença em canais digitais. Assim, o setor já busca estar presente em plataformas emergentes como o Tik Tok e YouTube Shorts.