Não é mais novidade que o mercado de eventos voltou a crescer após um intenso período de cancelamentos provocado pela pandemia. Com o momento atual aquecido, profissionais de penteados para casamentos devem se atentar às novas demandas dos clientes.
Profissionalizar-se é um caminho necessário para a sobrevivência no mercado de casamentos, já que se trata de um setor de alta exigência. Não é pra menos. A data é especial e configura um marco na vida de muitos casais. Dessa forma, entregar serviços de qualidade à noiva é, sobretudo, um diferencial e um momento de responsabilidade elevada.
Por isso, para tornar-se um profissional de penteados com requisitos técnicos e comportamentais capazes de criar uma carreira de sucesso, é importante investir em especializações, cursos e aprofundar os conhecimentos.
Os casamentos voltaram com tudo em 2022
De acordo com a 4ª edição do Relatório Anual “Cartório em Números”, de 2022, 814.576 novos casamentos foram registrados no Brasil. Milhares de casais, além de oficializar o enlace, provavelmente também realizaram celebrações.
Investir em uma comemoração de casamento requer desembolsar recursos para a contratação, compra e aluguel de uma série de itens e serviços. Não à toa, a previsão do ano passado era que o setor movimentasse R$40 bilhões de reais.
Isso se reflete em um dado interessante: em 2022, houve, ao menos, 1 matrimônio por dia no Brasil. O cenário positivo acende um farol verde para profissionais de penteados de casamentos profissionalizarem-se. Tem muito o que aproveitar nesse mercado promissor para os próximos anos.
Mercado exige oferta de serviços de alta qualidade
O casamento e a celebração são momentos sonhados pelos noivos, em algumas situações, por muitos anos. Atender à alta expectativa exige uma competência extra do profissional que irá prestar serviços, incluindo os penteados.
O trabalho do penteador envolve a personagem principal da festa: a noiva. Não há um momento durante os casamentos em que ela não esteja sob a mira de diversos cliques fotográficos, sejam de profissionais ou de amigos e familiares amadores.
Para conseguir uma boa execução, o penteador profissional de casamentos deve se especializar. Fazer cursos, aprender novas técnicas, conhecer produtos diferenciados, participar de workshops, palestras e estar sempre conectado com as tendências do mercado.
Além disso, o serviço tem valor mais alto que penteados sociais comuns, já que, muitas vezes, envolvem as atividades de planejamento, teste e até o acompanhamento de parte da cerimônia. O famoso Dia da Noiva, afinal, requer mais do que poucas horas de execução.
Por isso, saber realizar o serviço de penteado com qualidade e entregar um bom trabalho contribuem fortemente para a imagem profissional do cabeleireiro, ainda mais quando consideramos que a indicação é um fator importante para prospectar clientes
Vantagens de ser um cabeleireiro especialista em penteados para casamentos
O reconhecimento é uma das principais vantagens de se fazer penteados para casamentos. Deixar as clientes satisfeitas e receber elogios pelo trabalho é sinal de que o número de consumidoras pode estar prestes a subir.
Aliás, conquistar clientes é sempre um desafio para qualquer cabeleireiro, mas quem faz penteados para casamentos tem uma vantagem extra: o poder de atrair novos clientes, já que as noivas e o cerimonial costumam sugerir fornecedores uns aos outros.
Para isso, é necessário que o resultado agrade a noiva, que tenha um grau elevado de durabilidade, que a deixe segura, que o atendimento seja realizado com excelência desde o primeiro contato, que a divulgação do seu serviço seja atraente e que toda a experiência seja feita sob alto nível.
Tornar-se um especialista também pode gerar uma lucratividade maior. Para isso, é necessário participar de cursos com profissionais renomados no mercado . Assim, o valor agregado desses nomes ao currículo pode elevar o nível de qualidade do penteador, possibilitando o reajuste dos valores dos serviços.
Essas são algumas das vantagens competitivas para quem faz penteados de casamento. Mas para entregar os melhores serviços, também é preciso conhecer os penteados mais solicitados.
Tipos de penteados mais solicitados nos salões de beleza
Qual penteado usar no dia do casamento? Certamente, essa é uma das principais questões que rodeia a cabeça das noivas. Afinal, todas querem estar impecáveis no grande dia.
Cabelos soltos, presos ou semipresos são as principais dúvidas. Com elas, vêm também as inúmeras possibilidades de coques, ondas, tranças e acessórios para abrilhantar as produções. A escolha também depende do tipo de celebração, da personalidade e estilo da cliente, além do local de realização, por exemplo se será no campo, na igreja ou na praia.
Por isso, separamos abaixo alguns dos penteados de casamento mais solicitados nos salões para o grande dia.
Coque baixo
O clássico da elegância de penteados para casamento, é um dos mais solicitados nos salões de beleza. A produção funciona bem desde os cabelos médios até os mais longos. Também pode ser realizado em apliques. Adornos dão um toque especial a esse penteado que nunca sai de moda.
Coque princesa
É um estilo que as noivas adoram, segundo Sônia Lopes. O penteado é feito em um coque alto com os cabelos frisados. Com o auxílio da cera, o rabo de cabelo é elevado para promover uma melhor estabilidade e os fios se envolvem no enchimento colocado por dentro. Na parte da frente da cabeça, separa-se uma franja flutuante, que pode ser modelada ao final. No topo, é feito um leve moicano.
Penteados russos
É um um tipo penteado que cresceu bastante nos últimos tempos no Brasil. Eles envolvem diversas técnicas que requerem habilidades artísticas dos cabeleireiros. Esse tipo evita divisões marcadas feitas com cabo e utiliza-se mais da mão e do garfo para promover mais soltura ao penteado. É muito comum utilizar chapas frisadoras também para fazer efeitos de relevo.
Penteados com trança boho
De acordo com o SEBRAE, é um tipo de penteado chique, mas que não parece muito elaborado. A trança é feita junto com um coque ou em um penteado semipreso. Para conseguir o efeito mais natural, utiliza-se o spray ou o mousse. Para dar o acabamento de leveza, os detalhes podem ficar por conta de mechas soltas.
The Hair vai trazer os maiores penteadores do Brasil
Pensando em ajudar os cabeleireiros de todo o Brasil na melhoria da qualidade dos seus serviços, a Beauty Fair acaba de lançar o The Hair, uma imersão técnica exclusiva para profissionais de cabelos.
Os penteadores terão uma programação exclusiva com três nomes do mercado brasileiro e uma masterclass com presença internacional. Confira:
Letícia Rigolim: especialista em penteados e se formou com quatro grandes artistas internacionais. Já realizou mais de 3 mil penteados e maquiagens, sendo 400 penteados para casamentos. Atua na área da beleza há mais de 9 anos e hoje, além de penteadora, viaja o mundo para ensinar suas técnicas.
Charlem Strelow: especialista em penteados, que atua na área da beleza há mais de 15 anos. Fez cursos com os melhores profissionais do mundo, como Georgiy Kot (Rússia). Ministrou cursos internacionais em Israel, México, Colômbia e Bolívia. Além disso, é embaixador da Taiff Brasil.
Sônia Lopes: é um nome consolidado em penteados no Brasil e atua na área da beleza há mais de 20 anos. É criadora de várias técnicas e, atualmente, também aplica e aperfeiçoa métodos de marcação russas, país onde participou de cursos renomados em 2018.
O evento, que envolve teoria e prática, acontecerá principalmente nos dias 02 e 03 de abril, em São Paulo, com 1 dia de Masterclass e 2 dias de Hands On para botar a mão na massa junto com os mentores.
Se você é cabeleireiro e quer se especializar ainda mais em penteados para casamentos, não pode perder essa grande oportunidade que só a maior feira das Américas poderia proporcionar. Conheça a programação e inscreva-se.