Profissionais de Beleza

Melhore a experiência do cliente no salão de beleza em 5 passos

Detalhes com atendimento, segurança, higiene e postura profissional fazem a diferença

experiência do cliente no salão de beleza
Por Renata Tarrio em 27 de setembro de 2022

A experiência do cliente no salão de beleza vem sendo cada vez mais priorizada pelas empresas. É isso que mostra uma pesquisa divulgada pela Track.co, a qual revelou que 63,3% dos negócios estão cada vez mais preocupadas com reputação de seus produtos e serviços. No salão de beleza não seria diferente. 

De fato, algumas práticas são necessárias para melhorar a experiência e gerar confiança no consumidor de beleza. Essas ações vão desde os cuidados básicos com a higiene e esterilização até as abordagens de atendimento com a clientela e o ambiente físico do salão.

Confira algumas condutas que são obrigatórias e outras que são diferenciais para o negócio e que podem conquistar a confiança do cliente.

1- Primeiros contatos para a experiência do cliente no salão de beleza

A experiência do cliente com a marca é um elo que precisa ser construído e fortalecido diariamente. Essa vivência se dá em todas as interações, desde a descoberta do salão (na rua, no Google, no Instagram, etc.) até o pós-venda.

Por exemplo, antes mesmo do primeiro contato, seu cliente precisa ter acesso fácil a informações do seu negócio, como número de contato e endereço, catálogo de serviços e preços. Investir também nesse portfolio nas redes sociais ajuda o cliente a visualizar a qualidade dos serviços realizados, o que colabora para a decisão de compra.

Para a experiência ficar melhor, no agendamento da clientela é importante seguir o dia e a hora marcada. Não cumprir com esse tipo de acordo pode gerar frustração no cliente ou, ainda, fazer com que ele desista de visitar o estabelecimento. Cumprir a agenda ajuda a converter aquele interesse inicial em consumo de fato.

2- Atendimento único

Durante a experiência no salão, o cliente deve receber um atendimento personalizado e cordial da equipe, que deve detalhar os procedimentos a serem realizados, como, por exemplo, o uso de produtos de descoloração e a necessidade de se fazer o teste de mechas.

Nesse atendimento, o especialista deve voltar sua atenção ao cliente, evitando falar sobre pontos delicados com os colegas. Isso porque não é respeitoso expor a vida pessoal e profissional das pessoas que por ali passam.

É importante também perceber quais são os detalhes valorizados para cada cliente. Ouvir com atenção suas demandas antes de simplesmente repetir o serviço será fundamental.

3- Pós-venda também faz parte da experiência do cliente no salão de beleza

A experiência do cliente no salão de beleza não se dá somente no momento do atendimento e na execução dos serviços. Ela se desdobra também à medida que o cliente deixa o salão e percebe a qualidade do trabalho no decorrer de seu cotidiano. 

Por isso, o salão deve permanecer em interação com o consumidor, lembrando-o de possíveis retoques e procedimentos, de forma personalizada e gentil.

4- De olho nos detalhes

A boa experiência do cliente no salão de beleza não depende somente de um excelente resultado. O cliente precisa também se sentir seguro quanto aos procedimentos e ao ambiente como um todo.

É importante que o profissional dê algumas especificações técnicas sobre os produtos a serem utilizados, checando antes se há algum componente que o cliente possa ser sensível e propenso a alergias. Além disso, deve pedir permissão para tocar no cabelo ou demais partes do corpo antes de realizar o trabalho. Isso demonstra respeito, além de deixar o cliente mais seguro.

Outro fator que agrega valor à experiência é o cuidado com a higienização, desinfecção e esterilização de materiais e superfícies. Os salões precisam estar atentos a isso, pois a percepção do cliente sobre o ambiente é fator decisivo para o processo de compra. Não custa repetir também a importância de manter bancadas e chão limpos, sem cabelos ou restos de produtos.

Quando o cliente escolhe um local para realizar um procedimento de beleza é porque foi despertado também pelo ambiente. Aliás, para abrir um salão é necessário solicitar uma licença sanitária. 

Por isso, a higienização será sempre um ponto delicado e que permitirá ou não com que um salão permaneça de portas abertas. Disponibilizar álcool em gel, itens descartáveis, estar atento ao descarte de lixo e terceirizar a limpeza podem ser boas soluções para colaborar com um ambiente sempre limpo.

5 – Protocolos de segurança 

Para ajudar a experiência do cliente no salão de beleza, os empresários precisam estar atentos à segurança do trabalho e promover jornadas com pausas para os seus colaboradores, investindo, por exemplo, em uma sala reservada para descanso separada do atendimento. Esse zelo laboral demonstra cuidado com os profissionais e ajuda a dar provas desse profissionalismo para os clientes, que são bons observadores. 

Os profissionais em atendimento também precisam se preocupar com sua postura de trabalho. É importante investir no asseio pessoal da pele, cabelos, unhas e, sempre que necessário, fazer o uso de luvas descartáveis. É item de biossegurança também usar sapatos fechados para evitar qualquer acidente durante o trabalho.

Por fim, os salões devem seguir os protocolos gerais de segurança para profissionais de beleza, como os da Organização Mundial de Saúde (OMS), Anvisa e Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

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