Profissionais de Beleza

Portfólio de make: divulgue seu trabalho gastando muito pouco

Reunimos dicas de especialistas que vai te ajudar a conquistar novos clientes a partir do seu próprio material.

Portfolio de make
Por Redação em 21 de novembro de 2019

Com quase 90 mil seguidores no Instagram, o maquiador Krisna Carvalho sabe bem a importância de um portfólio atrativo. Sempre que faz um trabalho, procura o melhor ângulo, iluminação e pose para fotografar e postar nas redes sociais. Entre as beldades que passam por seus pincéis estão a apresentadora Sabrina Sato, a cantora Preta Gil e as atrizes Isis Valverde, Carol Dieckmann, Paolla Oliveira e Grazi Massafera. Suas maquiagens servem de inspiração para outros profissionais e também ajudam a prospectar novos jobs.

Sim, as redes sociais levam seu portfólio para qualquer pessoa e podem impulsionar sua carreira. Daí a importância de ter boas imagens do seu trabalho. Mas como fazer isso? Se você estiver no começo da carreira, fotografe tudo o que fizer com o celular mesmo. “O primeiro passo é tentar deixar a foto o mais limpa possível. É importante mostrar a maquiagem, então não use efeitos de celular ou fundos com muita informação, que podem deixar tudo confuso”, orienta o fotógrafo de beleza Cauê Moreno, professor na Beauty4Share.

Parede lisa (pode ser branca ou preta) é um dos segredos para conseguir fotos bonitas. “E muita iluminação. Quanto mais luz, mais qualidade. Observe os ângulos certos para cada pessoa e tente não distorcer, sem ir muito para baixo ou para cima. Tente ficar o mais reto possível e se aproxime bastante para conseguir mostrar os detalhes da maquiagem”, completa o fotógrafo.

Quem não tem verba para investir em fotos melhores com um profissional pode optar por uma parceria. “Convide fotógrafo e stylist e criem algo para acrescentar no portfólio de todos. Tenha em mente que ele é seu maior divulgador, então preze pela qualidade no material e no trabalho também. Acabamento perfeito, criatividade e bom gosto devem estar presentes em todos os pontos”, explica.

A carreira de maquiador é concorrida e quanto mais você se preparar, melhor. “É preciso dedicação e muito treino. Vale a pena investir em um ring light para ir treinando a luz e os ângulos. Se quiser se aprofundar, invista em cursos de fotografia com celular. Há muitas plataformas on-line que oferecem por um bom preço”, comenta Cauê Moreno.

Na hora de montar

Tenha em mente que o portfólio deve ser o mais completo possível. Use imagens variadas de maquiagens tanto sociais quanto artísticas. “Mas é importante saber editar as fotos. Nem sempre o que você acha incrível, é. Tenha bom senso e estude o que os outros profissionais estão fazendo. Coloque os trabalhos que falem bem de você, que chamem a atenção. Invista na rotina de fazer fotos de tudo, aprenda a esconder os defeitos da maquiagem durante as fotos e saiba ressaltar as partes boas”, recomenda o fotógrafo de beleza.