O rótulo de cosméticos transmite as informações mais importantes sobre o seu produto e sua marca. Para evitar sanções e restrições, é preciso que a empresa siga rigorosamente as determinações da Resolução RDC 07/2015 da Anvisa.
Neste artigo vamos explicar melhor como você deve rotular as embalagens para garantir a conformidade legal e informar seus consumidores adequadamente. Continue a leitura e confira.
Informações obrigatórias para rótulo de cosméticos
Todas essas informações devem estar presentes no rótulo de cosméticos:
- denominação de venda do produto: nome do produto que deve indicar a sua finalidade;
- nome ou razão social e endereço do fabricante ou importador: indicação do responsável pelo produto;
- peso ou volume líquido: quantidade do produto contida na embalagem;
- número de lote: identificação do lote de fabricação do produto;
- prazo de validade: data limite para o uso do produto;
- registro no órgão competente: número do registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa);
- instruções de uso: modo correto de utilizar o produto, precauções e eventuais contra-indicações;
- composição qualitativa e quantitativa: lista de ingredientes utilizados na formulação do produto, em ordem decrescente de concentração;
- advertências obrigatórias: frases de alerta sobre os possíveis riscos do produto e informações para o uso seguro.
Além dessas discriminações obrigatórias, o rótulo pode conter outros dados que ajudem o consumidor a entender melhor o produto, como o número de telefone do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) do fabricante ou importador, informações sobre testes de segurança e eficácia, dentre outras.
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É importante ressaltar, também, que todas as informações devem estar claras, precisas e em língua portuguesa.
Onde as informações sobre o cosmético devem ficar
Os dados sobre o seu produto devem ser divididos entre a embalagem primária (aquela que tem o cosmético em si, como a bisnaga de hidratante) e a embalagem secundária (responsável por envelopar a primária, como caixas de transporte). Entenda:
Embalagem primária
No recipiente do produto, deve constar:
- nome e categoria do produto;
- marca;
- validade;
- lote;
- instruções;
- advertências.
Embalagem secundária
Já nas caixas e demais invólucros, são esperadas mais informações. Além daquelas contidas na embalagem primária, deve-se adicionar:
- país de origem do produto;
- nome ou razão social e endereço do fabricante ou importador;
- ingredientes.
Seguindo essas instruções, sua marca estará segura quanto à Resolução da Anvisa, além de manter seus consumidores bem informados.
Agora que você já sabe como compor o rótulo de cosméticos da sua empresa, entenda também como aumentar suas vendas. Conheça boas práticas para aumentar o faturamento das empresas de cosméticos e veja seu negócio crescer!