Profissionais de Beleza

Salões de beleza crescem em 2022: veja dados animadores para o setor

Retomada dos serviços na pós-pandemia impulsiona o crescimento

Por Renata Tarrio em 27 de setembro de 2022

Com o fim do isolamento social, a clientela retomou hábitos de embelezamento. A rotina do trabalho presencial e a participação em eventos foram fatores que influenciaram diretamente a utilização de serviços, como manicure e cabeleireiro.

Isso é comprovado por dados recentes, que mostram o quanto os salões de beleza estão crescendo este ano no Brasil. Impactados pela pandemia, agora se recuperam e impulsionam o crescimento da indústria da beleza no país.

Segundo Marco Vinholi, diretor-superintendente do Sebrae-SP, o Brasil é o quarto maior mercado consumidor do mundo na área de salões de beleza, ficando atrás apenas de grandes potências, como Estados Unidos, China e Japão. 

Números comprovam o cenário de crescimento 

De acordo com O Estadão, só no Brasil, 343 mil salões de beleza foram abertos desde 2020. Dentre eles, 11 mil surgiram em junho deste ano, número 28,5% maior que o mesmo período de 2020. Sendo assim, o setor é um dos três que mais abrem CNPJ no Brasil.

De acordo com a CNN, as atividades que se encontram na categoria “outros serviços”, do qual fazem parte os salões de beleza, alcançaram a marca de crescimento de 4,8% no 2º trimestre de 2022. Os dados são da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada pelo IBGE. 

Além disso, 31% das pessoas entrevistadas em pesquisa recente feita pela Associação Brasileira de Salões de Beleza (ABSB) em todas as regiões do país, em parceria com o Sebrae, disseram que faturaram mais em abril deste ano do que em abril de 2019.

Tem mais. A pesquisa da ABSB também trouxe os percentuais dos serviços mais procurados no cenário em que os salões de beleza crescem. São eles: corte (29%), manicure (24%), coloração (24%), e escova (13%).

Neste cenário, 5.318 novos CNPJs na área da estética, que compreende a beleza em geral, depilação, limpeza de pele, entre outros, foram abertos em junho, número 63,3% maior em comparação ao mesmo período em 2020, de acordo com O Estadão.

Salões de beleza crescem e há motivo para investir 

Além dos que apontam o crescimento dos salões de beleza, 66% das pessoas consideram que gastos com beleza são uma necessidade e não luxo, segundo pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Num contexto em que os salões de beleza crescem, ter um mercado inclinado ao consumo é um sinal verde para investir.

Não por coincidência, nos últimos anos, a procura por salões de beleza no Google teve um aumento de 300%, segundo a plataforma Google Trends. A frase mais utilizada pelos usuários é “salão de beleza perto de mim”, o que reforça que a localização do estabelecimento é crucial para a escolha do consumidor

E não precisa ser um grande empreendimento. Bilhões de reais no setor são movimentados por pequenos empreendedores. Foi por conta dessa categoria que o setor resistiu à pandemia. Além dos microempreendedores, o mercado é bastante atraente para as mulheres, que têm uma forte participação no ramo da beleza.

Aliás, investir em um salão de beleza também significa proporcionar um ambiente seguro e confortável para os consumidores. Isso porque os empreendimentos têm a obrigação de seguir protocolos de vigilância. Além disso, dispõem de infraestrutura adequada para o atendimento ao cliente.

Por fim, investir num momento em que os salões de beleza crescem é apostar no desenvolvimento e fortalecimento de uma marca ao longo do tempo, em um setor que já mostrou bons sinais de recuperação.

Crescimento depende de uma boa equipe

Não basta abrir um salão de beleza: é preciso manter um serviço de qualidade. Para isso, é importante investir em um espaço de bem-estar e conforto, melhorar a gestão, dedicar atenção aos agendamentos e sistemas que facilitem a organização no dia a dia.

Nesse sentido, um fator importante é a necessidade de investimento em equipe. Isso ocorre já que 44% dos salões não conseguiram repor profissionais qualificados após a pandemia, segundo a ABSB. Para superar o desafio, os salões devem estimular um ambiente de aprendizagem contínua para reter os profissionais e aproveitar que o mercado oferta capacitações técnicas e comportamentais que ajudam na qualificação.

Crescimento depende de uma boa equipe

O mercado é exigente, a concorrência é grande e muitos estabelecimentos ainda estão se adaptando aos impactos da pandemia. Por isso, os desafios devem ser observados diariamente com atenção.

Estar atentos não só às tendências do mercado da beleza e da moda, como também ao marketing digital, é outro fator fundamental. A concorrência nas redes sociais se intensificou e, quem souber utiliza-las com eficiência, pode sair na frente e impulsionar as vendas.

Outro desafio que se apresenta é a necessidade de diversidade e inclusão, tanto no quadro de colaboradores, quanto na diversificação da clientela. Para isso, é preciso ampliar as oportunidades de recrutamento, qualificar os serviços e investir em acessibilidade para garantir a inclusão.

O cenário em que os salões de beleza crescem no Brasil é animador. Investir agora é aproveitar uma das indústrias que mais seguem fortes no país: a da beleza. Assine a nossa newsletter para saber mais sobre as tendências do mercado.