A indústria de beleza e de cosméticos promete crescer, segundo a pesquisa Global Cosmetics Products Market, US$ 805,61 bilhões até 2023. Ou seja, é um espaço de muito investimento e inovação. Continue a leitura e conheça algumas das principais novidades do ramo!
A tecnologia para as marcas de beleza e cosméticos
A tecnologia está participando mais ativamente da relação dos consumidores com as marcas. Em primeiro lugar, a pandemia promoveu um boom das compras online — e elas chegaram para ficar. Segundo a pesquisa Global Cosmetics Products Market, 58% dos compradores pretendem continuar adquirindo produtos pelos canais virtuais.
E não é só isso! Marcas também estão tendo presença no mundo dos jogos, do metaverso e de NFTs. Charlotte Tilbury, em 2021, patrocinou o Festival Girl Gamer, e Clinique comercializa NFTs.
Outro ponto de destaque é a criação de aplicativos para marcas. Um exemplo é o Skin Analyzer da marca Mary Kay, que promete criar uma rotina de skincare personalizada.
Cresce a busca por produtos personalizados
Falando em personalização, essa é outra tendência forte para as marcas de beleza e cosméticos. Um grande exemplo é o sucesso da marca Function of Beauty, que vende produtos para cabelo e pele formulados de acordo com as respostas de cada cliente a um quizz.
Esse tipo de integração entre tecnologia e necessidade dos consumidores promete ser um movimento forte para as marcas. No Brasil, vemos essa ação no O Boticário Lab, que formula bases personalizadas para o tom de pele específico de cada pessoa.
Consumidores de beleza e cosméticos buscam opções sustentáveis e naturais
Com um crescimento de preocupações sociais ao redor do mundo, o mercado de beleza tem voltado sua atenção para opções que ofereçam sustentabilidade, como:
- embalagens recicláveis;
- produtos zero waste, ou seja, que não geram lixo;
- composições veganas;
- marcas cruelty free.
Além disso, também há uma valorização de produtos naturais. Nesse cenário, o Brasil leva vantagem por conta da grande quantidade de matérias-primas regionais, como o cacau e o açaí. Isso indica um cenário positivo para a exportação de cosméticos brasileiros.
Se você deseja ver sua marca crescer dentro e fora do país, veja como as marcas brasileiras tem impulsionado negócios globalmente.