Entre os dias 1 a 4 de novembro aconteceu o Web Summit Lisboa 2022 – conferência, que acontece desde 2009 na Europa – e reúne grandes nomes do mercado de tecnologia para debater tendências mundiais.
O evento foi uma oportunidade de gerar novos negócios com investidores e realizar networking, já que contou com a presença de especialistas de todos os lugares do mundo. Sem dúvida a ideia da conferência é criar conexões e soluções para parcerias e geração de novos negócios, pautados em tendências, tecnologias e sustentabilidade.
O Web Summit 2022 contou com 70 mil participantes de 160 países, 900 palestrantes e 1.200 investidores com os olhos atentos para as novidades do mercado. Assim, grandes investimentos em negócios com potencial de crescimento foram feitos, inclusive no ramo da beleza.
Aliás, a boa notícia para os brasileiros é que a partir de 2023 o Rio de Janeiro passará a receber esse grande evento que, segundo a Forbes, é a melhor conferência de tecnologia do planeta.
Insights e lições
![](https://negociosdebeleza.beautyfair.com.br/wp-content/uploads/2022/11/52477493828_784c1b23a7_c.jpg)
Cesar Tsukuda, Diretor-geral da Beauty Fair, esteve presente no Web Summit e selecionou os 15 insights mais importantes do evento. Sem dúvida esses pontos são fundamentais para nortear negócios sobre as tendências aplicadas por grandes organizações ao redor do mundo. Veja:
1 – Transforme dados em conexões;
2 – Construa suas opiniões e decisões, baseados em dados e conhecimento;
3 – O foco deve estar na execução, simples e bem feita;
4 – Conteúdo verdadeiro e real são o novo marketing;
5 – A conta da transformação digital deve ter data para fechar, não pode ser encarada como um eterno investimento;
6 – Saber a hora de focar no problema ou na solução, as soluções ao longo do tempo estão mudando muito rápido;
7 – Seja uma conexão e não uma solução;
8 – Provavelmente o Metaverso e AI serão o futuro do mundo, mas neste momento invista em educação;
9 – Tecnologia deve transformar escassez em abundância;
10 – Cada vez mais os consumidores buscarão serviços e não produtos;
11 – Aproximar o sob demanda do just in time;
12 – Soft Skills serão as habilidades do profissional do futuro;
13 – Emocione seus clientes, não importa se é no físico ou no digital;
14 – Invista na fidelização dos seus clientes;
15 – Transforme convicções em curiosidades.
Além desses insights, o grupo Oasis Lab, também fez uma curadoria dos principais pontos que rolaram durante o evento e trouxe importantes lições para o mercado brasileiro.
Assim, entre essas lições, as que se destacam são as ideias de propósito, colaboração e diversidade, frente aos novos hábitos dos consumidores que, cada vez mais exigentes, colocam em prática o consumo consciente no seu dia a dia.
Nesse sentido, Alain Sylvain – fundador e CEO da consultoria Sylvain, que atende Google, Airbnb, Spotify, Hilton e outros clientes – afirmou que “80% dos consumidores preferem marcas que têm propósito, coerência e impacto”.
Por sua vez, James Vincent, fundador e CEO da FNDR, apontou que “as soluções verdadeiras só virão da colaboração. Só assim atingiremos a escala necessária para resolver problemas de toda a humanidade”.
No mesmo contexto, Cathie Wood, CEO e diretora de investimentos da ARK Invest destacou que a “diversidade é imprescindível para inovação. As organizações ainda não são diversas o bastante”.
Em outras palavras, marcas com propósitos bem definidos, senso de colaboração alinhados e aplicação da diversidade real e efetiva, acabam ganhando destaque no consumo consciente. Afinal, esses pontos revelam preocupações para muito além do faturamento, fator importante para a nova economia mundial.