Indústria

3 destaques do Web Summit Rio 2024

O evento, que é uma das maiores conferências de tecnologia do planeta, trouxe insights incríveis, principalmente sobre o uso de inteligência artificial.

Por Redação em 23 de abril de 2024

Os mais de 600 palestrantes do Web Summit Rio 2024, que aconteceu de 15 a 18 de abril, no Rio de Janeiro, trouxeram à tona debates e conteúdos sobre tecnologia, inovação, tendências e sociedade. E, como era esperado, os temas principais giraram em torno da aplicação da inteligência artificial (IA) e das ações para efetivar sua regulação, como estes:

A força da humanização na era digital

No marketing 2025, o storytelling se mostrará ainda mais essencial para as marcas se conectarem com o consumidor, o que deve ser feito com autenticidade, criatividade e humanização. “A chave para o meu sucesso foi a coragem de me mostrar de forma autêntica, o que é extremamente valioso numa era onde a transparência e a autenticidade são altamente valorizadas pelos consumidores”, disse a influencer e CEO da Mari Maria Makeup, Mari Maria, durante sua apresentam no Web Summit.

Uso da IA para favorecer a comunicação e a relação entre empresas e clientes e melhorar a eficiência operacional

A ideia é que assim se consegue realizar um marketing mais personalizado, criar experiências mais imersivas para o consumidor e usar dados para tomar decisões de maneira informada. “As marcas que estão atentas ao que o cliente expressa ou sugere através de dados começam a tomar decisões mais estratégicas. Isso representa uma grande mudança na maneira como as empresas abordam suas ações e cada vez mais companhias adotam essa filosofia para decidir sobre os produtos que vendem e como sevem seus consumidores”, apontou em sua palestra o presidente e diretor comercial da Braze, Myles Kleeger.

Transparência no uso dos dados e oferta de valor de troca por essas informações

Tais ações são essenciais para conquistar a confiança do consumidor e garantir a participação dele no que é proposto pela companhia. O Burger King, por exemplo, lançou um programa de fidelidade há cinco anos para coletar dados de seus clientes e entendê-los melhor. Hoje, esses dados são usados com IA e a rede de fast-food consegue não só personalizar as sugestões para os clientes, o que aumentou o engajamento em 70%, como fez com que 50% das vendas venham de canais digitais, como o aplicativo e o site.