Quem esteve no Líderes da Perfumaria 2024, evento que reuniu 60 marcas e 80 perfumarias do Brasil, teve a chance de ver os principais resultados de uma pesquisa exclusiva desenvolvida para Beauty Fair pela Radar Pesquisas, com foco no entendimento da relação deste canal com as consumidoras, os profissionais de salão de beleza e os líderes do setor. Vamos compartilhar aqui alguns dos principais resultados da pesquisa realizada com 1930 consumidoras neste ano, que conta com a evolução dos dados desde 2022.
É indiscutível a força do canal perfumaria: há 3 anos o nível de presença e frequência de retorno das consumidoras no canal se mantém estável e em um patamar elevado, afinal 9 em cada 10 consumidoras estiveram em uma perfumaria nos últimos 6 meses e 6 em cada 10 fazem compra pelo menos 1 vez por mês.
A experiência de compra na loja física é um dos responsáveis por essa constância, além da influência das atendentes.
E que influência! A pesquisa mostrou que 79% das consumidoras sempre se informam com as atendentes sobre os produtos novos que compram. Esse atendimento, se bem realizado, tem um enorme impacto em índices importantes, vejam só: aumenta em 27% o gasto na loja, em 26% a preferência por lojas físicas ao invés do online e em 41% o tempo de permanência na loja.
Sobre tempo, a permanência média é de 37 minutos na loja, mais do que o tempo em um supermercado ou farmácia na seção de produtos de higiene e beleza, o que reforça a qualidade da experiência oferecida pelas perfumarias, além da oportunidade para a indústria apresentar seus novos produtos e diferenciais.
Para 85% das consumidoras a experiência de compra é melhor em perfumaria do que farmácia ou supermercado e 91% têm prazer em ir a uma perfumaria, um aumento de 4 p.p (pontos percentuais) em relação a 2023 (a margem de erro é de 2 p.p).
Um dado que chama atenção é que 83% das consumidoras compram mais do que o planejado em uma perfumaria. E os responsáveis por isso são as promoções, lembrança de outros produtos (vale apontar que as perfumarias têm em média 10.000 SKUs), as novidades e, de novo, as atendentes.
Outro ponto importante sobre comprar mais do que o planejado é a disposição dos produtos na loja: 8 em cada 10 mulheres vai à uma perfumaria comprar algo planejado, um shampoo, por exemplo, mas no caminho acaba levando um batom também. Por isso o cuidado com a distribuição e visualização dos produtos na loja é tão essencial.
As consumidoras buscam novidades na sua jornada de compra, que é ‘figital’, ou seja, contempla a pesquisa pelos produtos de interesse tanto em canais físicos como digitais. Prova disso é que 8 em cada 10 consumidoras costumam pesquisar o mesmo produto em diferentes canais, seja online ou físico. Entretanto, para finalizar a compra, são mais conservadoras: preferem canais que já estão habituadas, desde que não haja uma “promoção imperdível”, que as façam mudar de ideia. Mas é importante destacar que 56% das consumidoras dão preferência a uma loja online que já conhecem a loja física e 65% deixam de comprar online por causa do frete.
E o que compram? Produtos para unhas, maquiagens, acessórios para cabelos, produtos para tratamentos de cabelo, colorações/ tinturas são mais comprados em perfumarias. Shampoo e condicionador em supermercados; hidratante e protetor solar em farmácias.
É a força da beleza movimentando o mercado neste canal que é chave para a aproximação das consumidoras com as marcas, além de palco para lançamentos e novidades. E quem diz isso são as próprias consumidoras: 69% sempre que desejam ver produtos recém-lançados vão às perfumarias, 67% concordam que lojas de perfumarias é onde ficam sabendo de novidades de produtos para beleza e 74% concordam que quando vão à uma perfumaria acham tudo o que precisam.
Falando nelas, segue forte a preocupação com produtos mais naturais/ sustentáveis: 90% das consumidoras afirmam ter interesse em produtos clean beauty (produtos com menos química), e 96% acreditam ser interessantes embalagens com refil, afirmando estarem dispostas a levar a embalagem até as perfumarias para serem recicladas.
Por fim, vimos ao longo desses 3 anos um enorme fortalecimento do Instagram: 90% das consumidoras estão no Instagram e metade já fez compra de produto de beleza através dele. Além disso, cerca de 55% já compraram produtos de beleza por recomendação de influenciadoras.
Apesar da crescente importância de canais online, 71% ainda preferem comprar em lojas físicas, evidenciando a força que a beleza tem nesse canal imprescindível ao desenvolvimento e sucesso desse mercado.
Após três anos de análise, com 6.000 consumidoras entrevistadas ao longo desse período, vemos que o mercado de beleza nas perfumarias revela maturidade. A constância da presença das consumidoras, que apreciam a experiência da compra presencial e o atendimento personalizado, destaca a perfumaria como centro de lançamentos e de contato entre consumidoras e marcas. A preferência por compras em lojas físicas reitera a importância desse canal para a indústria e para as consumidoras, evidenciando a importância das trocas humanas, “do olho no olho”, do interagir com os produtos e de tirar dúvidas ou conversar com as atendentes sobre eles.