A virada de sucesso do Spazzio Beauty
Marca capixaba acaba de se tornar um negócio mais global em nail care express.
Passando por um rebranding, com reposicionamento de mercado, mudança de nome, nova identidade visual e expansão territorial (paulistas, se preparem!), a marca capixaba de unhas express e sem hora marcada acaba de se tornar um negócio mais global em nail care – um caminho trilhado em meio a inúmeros desafios, envolvendo busca por mão de obra qualificada, formação de equipe, colaboradores fixos e confiança do consumidor. Ou seja, dores que se assemelham a de muitos empreendedores do setor e que aqui a administradora e gestora de expansão do Spazzio Beauty, Rowena Miller, conta como foi capaz de conduzir.
Quando surgiu o então chamado Spazzio D’unhas?
Foi há cerca de 10 anos, quando o Rivaldo Guedes, uma referência em franquia no Brasil e que eu já conhecia de grandes projetos como a Sobrancelhas Design e Microlins, me chamou para fazer parte de um projeto pioneiro no estado de serviço express com foco no cuidado de mãos e pés, em especial manicure e pedicure, em que a cliente pudesse fazer as unhas quando quisesse, sem hora marcada. Me encantei com a proposta não só como administradora e empreendedora, mas também como mulher. O negócio já nasceu grande, com duas unidades no Espírito Santo, sendo uma no interior, em Colatina, e outra na capital, Vitória, onde fica a maior parte das lojas.
Qual foi o maior desafio enfrentado?
Como em todo negócio, tivemos vários desafios. Mas, se for para pontuar, posso dizer que no início três grandes bateram à porta. O primeiro envolvia justamente o nosso diferencial, que era atender sem hora marcada ou com um tempo muito curto de espera – uma proposta bastante ousada e que criava muita expectativa na cliente, mas também o medo da frustração, de não ser atendida. O segundo era a crença de que a velocidade no atendimento implicava em unhas mal-feitas. E o terceiro foi o medo de que tínhamos a pretensão de acabar com a relação entre manicure e cliente, que é algo bastante valorizado pela brasileira.
Qual a estratégia para evitar a frustração do cliente ir até o espaço sem agendar e realmente ser atendido na hora?
Investimos muito em treinamento e seleção de pessoal. Recentemente, aperfeiçoamos nosso processo seletivo e agora ele é dividido em duas etapas. A primeira é focada na avaliação comportamental. Antes, esse filtro era feito com base na habilidade e rapidez de atendimento, mas vimos que o perfil do colaborador é muito mais importante na dinâmica do dia a dia e que o padrão da prestação de serviço que desejamos pode ser trabalhado. Tanto é que a nossa média para realizar uma manicure é de 35 a 40 minutos, o que garante o cumprimento da oferta de atender sem agendamento prévio. E, como temos um excelente sistema de cadastro, sempre que um cliente retorna checamos a possibilidade dele ter a mesma manicure, para favorecer a conexão. Com tudo isso a segunda etapa da seleção é focada na técnica, em que avaliamos a habilidade de esmaltar, remover a cutícula e fazer o acabamento.
A franquia cresceu muito rápido, porém, algumas unidades foram descontinuadas. O que houve a ponto de vocês partirem para um rebranding?
Inauguramos a marca já com duas unidades e, seis meses depois, estávamos na terceira, quando houve um boom e rapidamente chegamos a doze unidades, todas em regiões muito bem posicionadas tanto no interior quanto em grandes centros urbanos. Porém, alguns parceiros não tinham o perfil adequado, que é algo importantíssimo quando a gente fala de empreender e de franquia. Os principais problemas estavam na gestão e na liderança; e o Rivaldo Guedes sempre diz que nos negócios precisamos nos tornar especialistas em gente, e neste negócio de beleza, não é diferente. Aprendemos a lição, arrumamos a casa e, com a experiência, vimos que para crescer de maneira sustentável precisávamos ampliar a oferta de serviços com design de unha em gel, podologia, design de sobrancelha, escova, depilação, drenagem linfática e limpeza de pele. Como consequência, alteramos o nome de Spazzio D’unhas para Spazzio Beauty, já de olho na possibilidade de, no futuro próximo, aumentar a atuação para tratamentos estéticos, por exemplo.
A contratação de pessoal foi uma das maiores dores para o crescimento do Spazzio Beauty. A que solução chegaram?
Experimentamos várias alternativas. No começo, oferecemos CLT às manicures, o que não foi financeiramente possível porque o negócio ainda estava engatinhando e naturalmente havia uma baixa rotatividade de clientes para ‘segurar’ os custos de se ter oito, 10 ou até 12 funcionários por loja. Estudamos e migramos para o contrato de profissional parceiro, que foi uma mudança bastante positiva já que nos recusamos a trabalhar sem vínculo ou sem MEI. Por se tratar de uma lei nova e para um setor que até então não havia regras claras de prestação de serviço, ainda há ruídos que estamos trabalhando para buscar a melhor solução e o equilíbrio sobre responsabilidade, obrigações e melhores ganhos entre empreendedor e colaborador. Entre os projetos temos o de uma escola de formação e aperfeiçoamento para profissionais da área da beleza, quadro de metas quantitativas e qualitativas, baseadas, por exemplo, em pesquisa de atendimento, pontualidade e organização do espaço de trabalho, além de bonificações, educação para elevar a retenção de clientes e estratégias para envolver e aproximar mais o colaborador. Não poderia ser diferente, já que o colaborador é a matéria-prima do Spazzio Beauty, por isso queremos empoderá-lo com sua profissão tão linda, e deixá-lo feliz e satisfeito.
Quais as vantagens de ser um colaborador da Spazzio Beauty?
O profissional só precisa focar em atender, já que com a gente ele não tem o custo da operação, não se preocupa com despesas fixas, com a estrutura do espaço, em fazer agenda, buscar clientes, investir em produtos de alta qualidade, trazer inovações frente ao dinâmico mercado de beleza que temos – é o esmalte do momento, o formato de unha, a esmaltação… Quanto aos ganhos, atualmente fazemos 40% a 60%.
A atual proposta de uma experiência de beleza mais completa faz parte da estratégia de expandir a atuação do Spazzio Beauty para além do Espírito Santo?
Com certeza! Queremos chegar a São Paulo, e isso vai acontecer muito em breve. Temos estudado esse mercado tão competitivo e feito as adaptações necessárias para reforçar nossa proposta de ‘sua beleza, no seu tempo’. Queremos despertar a liberdade de se cuidar sem hora marcada, quando o cliente quiser, estiver no intervalo do almoço ou tiver um tempo livre entre uma reunião e outra. Toda mulher sabe o poder de estar com a unha feita, o cabelo escovado e a sobrancelha em dia. Em paralelo, estamos trabalhando um piloto do Spazzio Estética, que, se performar como a gente acredita, num futuro próximo também estará em funcionamento para oferecer tratamentos mais completos, incluindo o uso de equipamentos como a criolipólise.
Quais são as opções de franquia?
Temos lojas a partir de 60 m2, a partir de R$ 140 mil, e o modelo smart, de quiosques de 28 m2 para shoppings, aeroportos e áreas de grande circulação de pessoas. O layout dos espaços agora remete mais à beleza e bem-estar e está mais glamouroso e sofisticado para atrair o público B+.
Vocês também estão apostando firme no Spazzio Club; do que se trata?
Ele já está em ação! Trata-se de um clube de vantagens com descontos incríveis em três planos oferecidos. Estrategicamente o Spazzio Club veio para estimular o cliente a experimentar todos os nossos serviços oferecidos e trazer uma receita recorrente às lojas, que terão a previsibilidade daquele valor ser depositado todo mês, durante um período de seis meses, quando a assinatura poderá ser renovada. Tão bom quanto Netflix, não acha?