hábitos de beleza millenials

Pesquisa revela os principais arrependimentos de beleza dos Millenials

Erros passados e lições aprendidas: estudo revela transformações na beleza da Geração Y

4 minutos de leitura

ShutterStock
Por Redação em 06/07/2023 Atualizado: 20/12/2023 às 12:26

Ao longo das gerações, a perspectiva sobre a beleza e os cuidados estéticos tem passado por constante evolução. O que antes era considerado um padrão de perfeição inquestionável, pode agora ser visto como um arrependimento ou uma prática prejudicial. Nesse contexto, a Geração Millenium encontra-se em uma jornada de autodescoberta e aprendizado, refletindo sobre os erros do passado e buscando um novo olhar sobre o que é belo. 

É o que revela uma pesquisa realizada pela LaserAway, com mais de mil millennials, com idades entre 26 e 42 anos. Essas pessoas compartilharam seus principais arrependimentos de beleza em cinco áreas-chave: cuidados com o rosto, cabelo e maquiagem, saúde e nutrição, cuidados com o corpo e cuidado odontológico. 

Confira os resultados e entenda como os conceitos da beleza dos millenials e cuidados pessoais estão sendo redefinidos. 

Principais conclusões do estudo feito pela LaserAway

Uma das principais conclusões da pesquisa é que 85% dos millennials estão mais cautelosos em relação às práticas de beleza agora do que quando eram mais jovens. Quase metade, 49%, se arrepende das tendências estéticas de quando eram mais jovens e 43% relatam que essas práticas impactaram negativamente sua pele.

Os números também abrem espaço para refletir sobre o poder da informação na era digital, o que pode ter influenciado a mudança de posicionamento dessa geração.

Arrependimentos estéticos da geração millenium: as práticas de beleza mais lamentadas

Relembrar as tendências de beleza do passado pode despertar uma sensação de desconforto. Esses arrependimentos abrangem desde aspectos físicos, como envelhecimento precoce e danos causados pelo sol, até questões mais emocionais e internas. 

Muitos millennials olham para trás e desejam ter sido mais positivos em relação aos seus corpos, abraçando suas características naturais, como tom de pele, textura do cabelo e forma corporal, em vez de se conformarem com os padrões impostos pela sociedade da época.

Conforme amadureceram, essa geração não apenas aprendeu a cuidar melhor de sua aparência física, mas também adotou uma prática mais intensa de amor próprio. Seus erros do passado servem como guia para um futuro mais saudável. 

A pesquisa indica que 49% deles se arrependem de ter seguido tendências no mundo da estética quando eram mais jovens, pois viram os impactos que estes causam na saúde do corpo e da pele ao longo do tempo, como não usar protetor solar para ter o bronze perfeito, ou até mesmo, deixar de aplicar protetor térmico no cabelo. Ainda, 85% afirmam que agora são mais cautelosos ao adotar algumas práticas.

Ainda, 57% admitem gastar mais dinheiro em beleza e saúde atualmente do que gastavam na juventude. Essas reconsiderações mostram como a consciência de cuidar de si mesmo é um investimento que vale a pena pra eles.

TOP 5 dos arrependimentos mais comuns cometidos no mundo da beleza dos millenials 

Dentre os principais erros apontados na pesquisa, não investir em produtos de qualidade para os cuidados com a pele e comer muitos alimentos processados, como os industrializados e os famosos fast food, destacam-se entre os entrevistados.
Além disso, não beber a quantidade diária de água recomendada pelos especialistas, assim como a falta de atividade física no dia a dia, e deixar de usar protetor solar, são apontados como erros comuns nesta geração. 

Por que se arrependem? 

  • 43% dizem que, a longo prazo, esses atos impactaram de forma negativa a saúde da pele. 
  • 31% afirmam que apesar de saber dos efeitos negativos que essas práticas teriam no futuro, ainda assim o fizeram. 
  • 12% afirmam que esse estilo de vida causou danos irreversíveis.

O passado da beleza dos millenials: TOP 5 categorias dos erros mais cometidos


A pesquisa categorizou alguns principais erros que foram levantados pelos millenials, revelando que desde o consumo de açúcar, até evitar visitas ao dentista, estão entre os top 5 de ações que eles gostariam de apagar do passado. A lista também inclui a falta de cuidados diários com a saúde da pele, tirar excessivamente a sobrancelha e o tão famoso “perdido” na academia.

Confira o TOP 5: 

Skincare

  1. Não investir em cuidados com a pele com produtos de qualidade
  2. Não usar hidratante facial
  3. Não incluir os lábios como prática de skincare
  4. Tirar excessivamente as sobrancelhas
  5. Não usar creme para os olhos

Cabelo e maquiagem

  1. Exagerar no uso de produtos para cabelo
  2. Não utilizar protetor térmico para o cabelo
  3. Descolorir o cabelo
  4. Não remover a maquiagem antes de dormir
  5. Usar ferramentas de estilização

Saúde e nutrição

  1. O excesso de fast food e comidas processadas 
  2. Não dormir tempo suficiente para uma rotina saudável
  3. Não beber diariamente a quantidade correta de água 
  4. Não fazer exercícios físicos regularmente 
  5. Excesso de consumo de açúcar 

Cuidados inadequados com a pele

  1. Não usar protetor solar
  2. Não usar hidratante corporal
  3. Descuidar do pescoço e do colo nas hidratações
  4. Não proteger as mãos do sol
  5. Usar de esfoliantes abrasivos na pele
  6. Usar em excesso de produtos para acne

Cuidados com os dentes

  1. Não fazer visitas ao dentista
  2. Não usar aparelho ortodôntico
  3. Utilizar em excesso produtos clareadores
  4. Colocar aparelho ortodôntico muito jovem
  5. Colocar lentes dentárias

Quem influencia as práticas de beleza dos millennials?

Na década de 2000, a geração dependia principalmente de seus pares (68%) e celebridades (36%). Dermatologistas e profissionais médicos tiveram a menor influência sobre as decisões de beleza desse público, cerca de 14%. 

Felizmente, à medida que os Millennials envelheceram e ganharam sabedoria ao longo dos anos, suas fontes de influência também mudaram. Agora, 57% afirmam que suas práticas de beleza são influenciadas por dermatologistas e profissionais médicos.

A rede social também exerce um papel importante na influência das práticas de beleza dos millennials. Plataformas como o YouTube (43%), Instagram (36%) e TikTok (24%) são citadas como fontes de influência significativas. Os influenciadores de beleza são considerados a maior inspiração, seguidos pelos amigos e, em terceiro lugar, por estranhos.

Principais conclusões tiradas com o estudo 

É evidente que a geração do milênio teve seus arrependimentos de beleza ao longo dos anos, mas a pesquisa mostra que todo erro é apenas uma lição de vida disfarçada e ensinam a fazer escolhas mais inteligentes no futuro.

As descobertas do estudo revelam uma jornada de transformação para essa geração em busca da beleza perfeita. É interessante ver como evoluíram ao longo dos anos, priorizando o cuidado da pele e adotando uma abordagem mais saudável e equilibrada para alcançar sua melhor versão. 

Os millennials estão cada vez mais conscientes da importância de orientação profissional, valorizando os conselhos de dermatologistas e profissionais médicos em sua jornada de beleza. Além disso, eles perceberam que focar em cuidados com a pele e saúde é um investimento em si mesmos, levando a resultados melhores e duradouros. 

Fica a lição: se você já cometeu alguns erros de beleza no passado, não se preocupe! A chave é aprender com eles e se dedicar a um caminho estético mais saudável e autêntico, sempre lembrando que a verdadeira beleza começa de dentro para fora.