Ter experiência em maquiagem, cortes e penteados é essencial em um espaço de cuidados estéticos, mas apenas isso não é o suficiente quando o assunto é fazer um plano de negócios para salão de beleza. De fato, trabalhar nessa área é uma empreitada que, além de emocionante, é lucrativa. Porém, como qualquer empresa, exige planejamento e estratégia.
Por conseguinte, um dos passos mais importantes para transformar o seu espaço em referência e se consolidar no mercado de beleza é ter um plano de negócios sólido. Neste guia, vamos mostrar o que é esse plano, o investimento necessário e como montar um plano de negócios para salão de beleza que realmente funcione. Quer saber mais? Acompanhe!
O que é um plano de negócios?
Na maioria das vezes, a criatividade e talento nem sempre andam com o conhecimento funcional e gestão de pessoas para administrar um salão de beleza. Por este motivo, antes de iniciar os detalhes específicos de um roteiro empresarial, é importante entender, de fato, o que é um plano de negócios. Vamos lá?
De maneira breve e didática, um plano de negócios trata-se de um documento para delinear objetivos, estratégias, projeções financeiras e demais elementos fundamentais no sucesso de um empreendimento. Em outras palavras, ele é um guia para orientar os empresários, desde a criação do empreendimento, até a operação diária.
Qual o investimento inicial para abrir um salão de beleza?
Além de agregar valor ao serviço, determinar o investimento inicial também é uma etapa crítica na hora de planejar um salão de beleza. No entanto, não é possível ter um valor exato para começar, visto que os custos variam com base em diversos fatores, como localização, tamanho do salão, serviços oferecidos e qualidade das instalações.
Aliás, o investimento inicial normalmente inclui despesas como aluguel, reforma do espaço, mobiliário, equipamentos, estoque de produtos, licenças e ações de marketing pessoal para profissionais de beleza.
Portanto, antes de tudo, faça uma pesquisa de mercado para entender os padrões de investimento da sua região. Converse com outros empresários do ramo, consulte os fornecedores de cosméticos para revenda e profissionais de outros setores para ter uma estimativa com mais precisão.
Como montar seu plano de negócios para salão de beleza
Bom, agora que já compreendemos a importância da estratégia comercial e investimento inicial, vamos abordar na prática como montar um plano de negócios específico para um salão de beleza?
Profissionalização
Para começarmos, um dos principais diferenciais de um salão de beleza bem-sucedido é a equipe altamente profissional. Então, no seu plano de negócios, estruture a contratação e retenção de profissionais qualificados.
Analise também a possibilidade de incentivar e oferecer formação contínua e desenvolvimento profissional. Isso porque, um serviço de qualidade aumenta as chances de se destacar da concorrência, bem como de atrair e reter novos clientes.
Cursos específicos para o setor
Quer garantir que a sua equipe esteja sempre atualizada com as últimas tendências e técnicas? Investir em cursos específicos para o setor de beleza é fundamental. Sendo assim, ao elaborar o plano de negócios para o seu salão, detalhe como os profissionais vão ter acesso a cursos específicos e como a empresa apoiará financeiramente tais iniciativas.
Networking
Na maioria da realidade dos salões de beleza, o proprietário acaba executando todas as tarefas do setor, como comunicação, marketing e, ainda em conjunto, continua exercendo as funções de maquiagem e cabelo. Por mais que no início sejam muitos afazeres, todas essas áreas são fundamentais para fazer a gestão do salão e mantê-lo de pé, até mesmo em tempos de crise.
Nesse contexto, o networking tem um papel importante para o sucesso do empreendimento. Então, outro tópico que precisa estar no documento de planejamento é como o seu salão vai se envolver ativamente em eventos locais e estabelecer parcerias com outros negócios relacionados, como clínicas de estética e massagem, por exemplo.
Participação em eventos, congressos e feiras
Por fim, inclua uma seção dedicada à participação em eventos, congressos e feiras. Afinal, durante esses encontros, tanto o proprietário como os funcionários conseguem ter acesso às últimas tendências, fazer networking e promover o salão de beleza, tudo simultaneamente em uma simples conferência.
Resumidamente, ao fazer um plano de negócios para salão de beleza, além do que falamos anteriormente sobre os pontos a analisar no investimento inicial, alguns quesitos específicos – como profissionalização da equipe, networking e participação em eventos – também merecem destaque. Portanto, ao criar o seu roteiro empresarial, incorpore essas estratégias, isso se quiser manter o seu salão sempre competitivo e se diferenciar dos demais.
Gostou de conhecer este conteúdo sobre como montar um plano de negócios para salão de beleza? O que acha de ter mais informações sobre eventos e congressos para o seu ramo de atuação e aprimorar o networking do seu salão? Saiba mais em Beauty Fair Congressos!