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Marketing pessoal para profissionais de beleza: destaque-se na multidão

Ter um portfólio atualizado, fazer parcerias e dar workshops e treinamentos, estão entre as dicas de como colocar em prática o marketing pessoal!

Marketing Pessoal para Profissionais de Beleza: Destaque-se na Multidão
Por Redação em 29 de janeiro de 2024

O marketing pessoal será a porta para o seu sucesso. Esta não é uma frase motivacional pronta, mas sim o resultado da experiência prática de pessoas que sabem “se vender”. Afinal, antes dos clientes comprarem um produto ou serviço, elas se baseiam muito na aparência do porta-voz. Querendo ou não, a primeira impressão é sempre a que fica.

Neste artigo, vamos apresentar algumas boas alternativas para você promover seu marketing pessoal e se dar bem no ramo da beleza. Continue a leitura até o final e saiba mais!

O que é marketing pessoal?

De forma simples, o marketing pessoal é como você se promove para criar uma boa imagem de si. Embora as pessoas possam não admitir, elas observam muito a aparência, o que normalmente inclui a roupa, a barba feita, no caso de homens, e a maquiagem, se forem mulheres.

Após ser bem-visto nesse aspecto, o marketing pessoal se estende às suas habilidades, valores e competências. Sendo assim, isso deve ser pensado de forma estratégica, como se você fosse uma marca, afinal, a ideia de se promover tem como propósitos alcançar objetivos pessoais e profissionais.

Qual a importância do marketing pessoal?

Visibilidade e reconhecimento são cruciais para pessoas e marcas. A melhor forma de fazer isso é ter um marketing pessoal capaz de destacar seus diferenciais. Nem sempre precisa ser algo mirabolante, uma característica que ninguém tem. Mas algumas coisas, por mais que sejam simples, podem fazer a diferença, como:

  • ter uma comunicação mais clara, objetiva e empática do que os concorrentes;
  • ter conhecimento aprofundado e especializado sobre alguma necessidade do cliente;
  • demonstrar interesse claro em ajudar, colocando a vontade de colocar dinheiro no bolso em segundo plano.

Para entender outras razões para o marketing pessoal ser tão importante, confira os subtópicos seguintes!

Criação de oportunidades

Mesmo que você não consiga aquele cliente inicial que está conversando, ele pode te mostrar outras pessoas. Em outras palavras, o “não” geralmente não é definitivo, principalmente quando se continua persistindo no objetivo, apesar de várias negativas seguidas.

Construção de credibilidade

Quando você se promove bem e atende às expectativas das pessoas, sua credibilidade só tende a aumentar. No caso específico da beleza, isso é ainda mais importante, pois gera fidelização duradoura, receita recorrente e possibilidade de dar passos ainda maiores com o tempo.

Networking eficaz

Na atualidade, quem tem um bom marketing pessoal busca ter contatos, tanto online quanto no boca a boca. Com as redes sociais, qualquer negócio pode não apenas ter alcance local, mas também ao nível de estado, país e até mesmo no mundo todo.

Desenvolvimento profissional

Ao longo da carreira, é crucial identificar aquelas áreas de crescimento e melhoria. Isso acaba sendo uma consequência do investimento constante em marketing pessoal, dando ao indivíduo a oportunidade de escalar a rentabilidade do seu salão.

4 exemplos de marketing pessoal para profissionais da beleza

Existem várias formas de ser visto, obtendo sucesso e destaque de outros profissionais de beleza. Nos subtópicos a seguir, vamos apresentar algumas alternativas viáveis, capazes de aumentar no cliente a percepção de valor acerca do seu trabalho. Acompanhe!

1.    Portfólio

Você pode criar um portfólio online com fotos de trabalhos anteriores, como maquiagem, penteados e design de unhas. A ideia aqui é mostrar suas habilidades e estilo de trabalho, sendo que algumas boas opções de divulgação do portfólio são:

  • Instagram;
  • Pinterest;
  • site pessoal.

2.    Parcerias

Caso ainda não seja tão conhecido na redondeza, uma ótima opção é colaborar com influenciadores ou personalidades locais. Isso pode incluir, por exemplo, oferecer sessões de beleza gratuitas, em troca de exposição nas redes sociais dos influenciadores.

3.    Workshops e tutoriais

Existe também a possibilidade de ensinar técnicas de maquiagem, bem como cuidados com a pele ou o cabelo. Estas são apenas algumas alternativas, mas o leque é bem maior, cabendo a você decidir qual formato vai conseguir atrair mais pessoas interessadas em seu negócio.

As pessoas gostam muito de dicas e informações que não são fáceis de encontrar, de modo que fazer workshops e tutoriais têm grande chance de dar certo.

4. Programas de fidelidade ou recomendações

Quando você consegue os primeiros clientes, faça de tudo para eles não irem embora. À medida que se tem receita recorrente, criar programas de fidelização ou descontos faz toda a diferença.

Além de tornar essa base sólida por muito tempo, essas mesmas pessoas vão divulgar o seu trabalho, reduzindo até mesmo os seus custos com publicidade online paga, por exemplo.

Viu como o marketing pessoal será a porta para o seu sucesso? Queira sempre aprender mais, aprimore a sua comunicação e ouça atentamente o que os seus clientes querem e precisam. Com isso, as oportunidades vão surgir e você será um profissional destacado da concorrência!

Confira agora 4 dicas de como atrair mais clientes para o salão!