Segundo o presidente da Bolonha Fiere, Gianpiero Calzolari: “a feira está em um processo evolutivo para o futuro, o evento tem como objetivo se tornar um parceiro cada vez mais estratégico para empresas e uma ferramenta fundamental para consolidar e desenvolver os negócios e o mercado da beleza”. Objetivo este que vem de encontro com o da Beauty Fair, que acabou de anunciar uma expansão para desenvolver o mercado de beleza regionalmente e também outros segmentos como o barber.
A Cosmoprof Bolonha é a maior feira de beleza do mundo, dividida em áreas específicas como a COSMOPACK – matérias-primas e embalagens, NAIL GALLERY um pavilhão considerado “Mundo das Unhas”; ON HAIR – shows de moda capilar das maiores marcas do mundo como L’Oréal Professionnel, Redken, Matrix e Revlon Professional; COSMOTALKS – palestras e mesas-redondas; COSMOPROF AWARDS E COSMOPACK AWARDS – premiações de produtos e embalagens.
COSMOTRENDS – segue o destaque das tendências:
1.Psicodermatologia e Neurocosméticos (PSYCHED UP )
Produtos que exploram a conexão mente-corpo-pele, como hidratantes que reduzem o estresse oxidativo na pele e séruns que melhoram o humor, refletem a crescente intersecção entre estética e emoções.
Beauté Mediterrânea Stress Repair Moisturizer (Espanha) .
Este hidratante contém, uma combinação de cinco óleos mediterrâneos: abacate, cânhamo, semente de chia, alecrim e azeite, o complexo ativa os sistemas de defesa oxidativa da pele, inibindo o dano celular causado pelo estresse oxidativo. Isso significa que o hidratante é ideal para acalmar a pele sensível propensa a reações
Complexo Calmante Celular (Reino Unido)
Nootrópicos, adaptógenos e vitaminas se combinam no suplemento Complexo Calmante Celular para reduzir o impacto do estresse físico e emocional e trazer harmonia ao funcionamento neurológico. Os ingredientes ativos no suplemento aumentam a energia celular do corpo enquanto proporcionam um efeito adaptogênico. Essa ação é anunciada como protetora dos telômeros, ou os “capuzes” que protegem o DNA.
Emozioni Plus Cooling Serum (Itália)
O metaboloma da cúrcuma está entre os ativos deste sérum refrescante, que se inspira na neurocosmética. Ele é rico em fatores celulares, ou moléculas mensageiras, que combatem o estresse. Essas moléculas modulam a liberação de neurotransmissores no corpo, reduzindo estados inflamatórios e de estresse e “manifestações típicas de pele sensível”, além de estimular a hidratação e a função de barreira da pele.
Dentro do sérum, o metaboloma da cúrcuma – obtido por meio de um método de biotecnologia verde – traz a pele de volta a uma condição confortável, protege e deixa um acabamento uniforme. O sérum também é infundido com suco puro de mirtilo, obtido por meio de upcycling; extrato de pimenta de Sichuan, que atua nas transmissões sinápticas neuromusculares para reduzir o desconforto da pele; e um emulsionante sensorial.
2.Cuidados Bucais Avançados (CHEEEESE)
A categoria de cuidados bucais está se tornando o centro das atenções na beleza, com produtos como máscaras probióticas para gengivas saudáveis e pastas de dentes específicas para fumantes de cigarros eletrônicos.
Entre os produtos de cuidados bucais mais marcantes está a Blissful Grin (França) a máscara que contém probióticos para obter gengivas com aparência jovem; pasta de dentes Eva Smokers E-Line com Mentol ( Egito) para proteger a boca de fumantes de cigarro eletrônico; e comprimidos de pasta de dente ecologicamente corretos Fresmy Peppermint Toothpaste Tablets (Estônia).
3. Inovações em Emagrecimento e Contorno Corporal (GET SLIM)
Produtos que prometem estimular a queima de gordura, drenagem linfática e contornos corporais suavizados por inteligência artificial, estão ganhando destaque.
B-SELFIE Midnight Silhouette (Itália)
O tratamento corporal adelgaçante da B-SELFIE imita os efeitos do treinamento de resistência no corpo, pois “tonifica e fortalece os músculos, reduz a gordura e molda a silhueta”. O tratamento inclui um creme contendo extrato de soja fermentado que é aplicado no corpo, aumentando a liberação do hormônio adiponectina em 68,3%, afirmando aumentar a taxa na qual o corpo quebra a gordura. A B-SELFIE afirma que a adiponectina atua no metabolismo mitocondrial das células musculares aumentando a produção de energia celular, agindo positivamente nas fibras musculares do tipo 1, tonificando, definindo e fortalecendo os músculos. Para aumentar os efeitos do creme, um macacão de dormir completa o kit, que tem um efeito de “micro massagem”.
Robosculptor (Emirados Árabes Unidos) – Equipamento para salão
O sistema totalmente autônomo Robosculptor é uma máquina que oferece massagens de alta qualidade, drenagem linfática para emagrecimento e massagens esportivas, sem a necessidade de um terapeuta humano. Para fazer isso, a máquina emprega técnicas precisas de vaso compressão, para imitar as habilidades dos massagistas.
4. Maquiagem e Cuidados com a Pele Personalizados (ONLY YOU)
A personalização na beleza está em alta, com produtos que oferecem fórmulas e aplicadores adaptados às necessidades individuais dos consumidores, especialmente para a Geração Z e Geração Alpha.
Clarissa Vibes (Itália)
A máscara de cílios está disponível em duas fórmulas diferentes: uma para alongamento e outra para volume. A fórmula para alongamento utiliza um polímero tubular que envolve cada cílio em um filme resistente a manchas, proporcionando máximo comprimento, elevação e durabilidade, além de conter um estimulador de crescimento dos cílios. A fórmula para volume possui uma textura cremosa de longa duração, enriquecida com ingredientes como L-arginina, vitamina E, pró-vitamina B5 e magnésio para cuidar dos cílios. A marca também oferece seis tipos diferentes de escovas de máscara de cílios, disponíveis para compra separada, permitindo ao consumidor criar 12 combinações únicas de escova e fórmula de acordo com suas necessidades.
Snap & Go ( Itália)
A Pibiplast apresenta uma inovação de embalagem que permite aos consumidores criar um produto de maquiagem de duas pontas personalizado. Essa abordagem envolve diferentes frascos de produto que se encaixam em um anel central, permitindo que os consumidores misturem e combinem os produtos de acordo com suas preferências. Isso reduz o desperdício, pois evita a necessidade de escolher uma combinação pré-definida que talvez não seja do agrado do consumidor. A empresa propõe que os componentes possam ser vendidos separadamente, oferecendo diversas opções de personalização para as marcas. Os materiais utilizados são PBT, que não libera ftalatos, para os tubos, e PP reciclável ou reciclado para o anel central, promovendo a sustentabilidade.
IQONIC.AI Hair Scan (Alemanha)
O IQONIC.AI Hair Scan é uma solução, de marca branca, que analisa o cabelo dos consumidores para recomendar produtos personalizados. Utilizando algoritmos de visão computacional, ele avalia fatores como tipo de cabelo, densidade e cor. Com base nessas informações e nas preferências do consumidor, a IA sugere produtos e rotinas específicas de uma marca. Essa tecnologia visa melhorar a satisfação do cliente, reduzir compras indesejadas e promover um futuro sustentável e diversificado na indústria, com algoritmos etnicamente diversos.
5.Inspiração na Herança Grega (GREEK HOMAGE)
Marcas de beleza estão se inspirando na rica herança da Grécia, usando ingredientes naturais como o extrato de mastic e azeite de oliva em produtos que destacam a beleza impulsionada pela natureza.
Greek Remedies – Chios Mastic Body Cream with Organic Cultivated Extra Virgin Olive Oil and Beeswax
A Greek Remedies oferece uma linha de cuidados com a pele que combina os segredos da Grécia Antiga com fórmulas modernas. A Chios Mastic Body Cream contém extrato de mastique da ilha de Chios, conhecido por suas propriedades regenerativas para a pele, elogiado desde os tempos antigos pelo médico grego Hipócrates. A fórmula inclui também azeite de oliva orgânico extra virgem, que hidrata intensamente e é rico em antioxidantes e vitamina E. Além disso, a cera de abelha pura na formulação ajuda a manter a umidade e proteger a pele, proporcionando um brilho saudável.
Elixir do Vulcão – Sérum-Óleo Facial (Grécia)
A linha Santo Volcano Spa da empresa grega Olive Spa utiliza ingredientes naturais como azeite de oliva orgânico, água vulcânica e óleo de mastique. O Elixir do Vulcão – Sérum-Óleo Facial contém óleo de mastique, que estimula a produção de colágeno e renovação celular, promovendo firmeza no rosto e pescoço, além de remodelar os contornos faciais. O óleo de mastique é obtido das árvores nativas da ilha grega de Chios e é extraído por meio de um processo supercrítico de CO2, resultando em um extrato que densifica a derme e proporciona efeito de “lifting”. A fórmula também inclui azeite de oliva orgânico, óleo de amêndoa, óleo de argan e óleo de semente de uva.
Enquanto as tendências emergentes em produtos de beleza oferecem oportunidades diferenciadas para inovação e personalização, é essencial abordá-las com um olhar crítico, garantindo que os benefícios sejam equilibrados com considerações éticas, sustentáveis e de bem-estar do consumidor, concluí Carla.