“Depiladoras nos dão informações valiosas para os lançamentos”

Com mais de 100 produtos que atendem todos as etapas da depilação, a CEO da Depil Bella, Marilda Martins, fala sobre inovação, inspiração e liderança.

4 minutos de leitura

ShutterStock
Por Redação em 26/04/2024 Atualizado: 30/04/2024 às 12:18

Prestes a completar 26 anos, a Depil Bella segue sendo referência no mercado de depilação no Brasil. Parte do Grupo Bioclean, do qual também fazem parte a Flér Dermocosméticos e a Raavi Dermocosméticos, a Depil Bella, que nasceu no interior de São Paulo, em Itapevi, onde possui fábrica própria e equipe de pesquisa e desenvolvimento, se destaca pelo variado e surpreendente portfólio – atualmente, são 113 SKUs divididos em produtos que atendem a todas as etapas da depilação: da pré-depilação, depilação profissional e autodepilação até a pós-depilação, o tratamento da pele e acessórios, como roll-on, lenços e folhas para depilação. Sobe aí a atenção dada às especificidades dos diferentes tons e tipos de pele e de pelo e às tendências de mercado, que levaram à criação de opções veganas, ceras hidrossolúveis, formulações com ativos naturais e uma linha masculina indicada para barbearias e home care.

Para entender de onde vem a inspiração para lançar itens tão diversos dentro de um segmento tão nichado quanto o da depilação e sobre como se manter relevante diante da concorrência, a Negócios de Beleza conversou com exclusividade com a sócio-fundadora e CEO da Depil Bella, Marilda Martins; acompanhe.

Há 25 anos a depilação não era um negócio tão promissor como é hoje, a ponto da brazilian wax fazer mulheres de outros países repensarem a própria cultura de remoção dos pelos e de homens começarem a assumir que se depilam. O que fez com que você enxergasse que esse seria um bom negócio para investir?

O insight veio da minha experiência como consumidora, em que via as depiladoras reaproveitavam a cera depilatória e não terem muitos produtos pré e pós-depilatórios. Como na época a minha família tinha uma fórmula de cera, comecei a distribuir o produto já pronto nos salões. Pouco a pouco fui percebendo um mercado em potencial, carente de itens diferenciados e confiáveis e também de informação. Foi assim que nasceu a Depil Bella bem como a nossa força na educação. Para ter ideia, já formamos mais de 30 mil profissionais.

Pode citar alguns dos fatos mais importantes e responsáveis por fazer a Depil Bella se consolidar e dar saltos no mercado de depilação?

Muitos marcos definiram o crescimento da marca, sendo o primeiro deles a iniciativa de deixar de vender nossos produtos apenas para salões e passar a oferecê-los para o consumidor final. Estar atento às mudanças de comportamento também foi essencial para que, 15 anos atrás, lançássemos o refil de cera depilatória, que foi um marco para o setor em termos de inovação e praticidade para a depiladora. Posso citar ainda o investimento em educação, que é um dos principais pilares da marca e responsável por torná-la referência para o profissional; e a cultura de participar das principais feiras e eventos, onde trabalhamos o relacionamento bastante próximo com o nosso público consumidor.

A Depil Bella estará na Beauty Fair deste ano? Pode dar algum spoiler do que podemos esperar?

Com certeza a Depil Bella vai participar da Beauty Fair 2024, já que esta é a principal feira de novidades para o setor da beleza. Levaremos experiências e novidades incríveis para o nosso público, mostrando ceras diferenciadas para a depiladora profissional atender todo tipo de cliente. E, como somos patrocinadores oficiais do Congresso de Depilação, vamos oferecer workshops com tendências e técnicas relevantes para o setor.

De onde vem a inspiração para criar produtos tão inovadores dentro de um segmento como a depilação?

Interagir com profissionais da área e especialistas em depilação, que estão na linha de frente, lidando com os desafios e necessidades dos clientes diariamente, fornece informações valiosas para o nosso time de marketing, pesquisa e desenvolvimento.

Como é a relação da Depil Bella com os profissionais de depilação? Como a marca fala e se aproxima deles?

Falamos e nos aproximamos dos depiladores através dos cursos profissionalizantes, como o Depil Educa, em que as aulas são ministradas por especialistas altamente capacitados, com foco em biossegurança e ética. Nesses encontros, os profissionais têm a oportunidade de aprimorar suas habilidades em técnicas de depilação e cuidados com a pele. Também temos o Depil Bella Day, um evento focado em aperfeiçoamento do depilador no âmbito profissional, financeiro e pessoal. E, claro, aproveitamos esses momentos para trocar experiências, ter um feedback sobre os produtos e a necessidade de melhorias para o setor.

A Depil Bella também atende o consumidor final. Com base nessa experiência, dá para dizer que a brasileira se depila sozinha, em casa, ou ela prefere buscar o serviço profissional?

A consumidora brasileira busca o serviço profissional pela comodidade e pela oferta de cuidados pré e pós-depilatório. Por outro lado, os mais jovens se interessam por produtos que atendam suas necessidades cotidianas.

O homem começa a assumir que se depila. Como você está olhando para esse novo mercado que surge?

Esse movimento masculino de se depilar é real e veio para ficar; e constatamos que o homem não quer mais comprar produtos direcionados para o público feminino. Por isso lançamentos uma linha exclusivamente desenhada para eles, a Depil Homme, com itens indicados para barbearias e de uso home care.

Quais os planos para o futuro da Depil Bella?

A Depil Bella já está presente nas gôndolas norte-americanas e tem uma fatia expressiva do mercado de depilação brasileiro. Mas, queremos ir além, por isso, estamos fortalecendo nosso e-commerce e buscando novos canais de distribuição para chegarmos a cada vez mais depiladores e consumidores, sem limites.