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Indústria de cosméticos no Brasil: 4 inovações

Entenda mais sobre inteligência artificial, nanotecnologia e outras inovações que prometem aparecer cada vez mais na indústria de cosméticos no Brasil.

Indústria de Cosméticos no Brasil: Inovações
Por Redação em 13 de abril de 2023

Com o objetivo de se destacar no mercado mundial, a indústria de cosméticos no Brasil deve investir em inovações tecnológicas em seus produtos e equipamentos.

Para isso, trouxemos neste artigo exemplos de tecnologias que possibilitam melhorias na aplicação de maquiagens, além de produtos cada vez mais eficientes e sustentáveis, a fim de oferecer praticidade e comodidade aos consumidores.

Continue a leitura e entenda.

Inovações na indústria de cosméticos no Brasil

As inovações na indústria de cosméticos no Brasil surgiram como uma resposta às mudanças ambientais e culturais, como o aumento da poluição, fenômenos climáticos, hábitos pouco saudáveis e a necessidade de trabalhar com a diversidade e inclusão.

Para atender às demandas da sociedade, as marcas lançaram mão de tecnologias diversas. Entenda mais a seguir:

Inteligência artificial

Empresas como Amorepacific e L’Oréal utilizam inteligência artificial para criar produtos personalizados para cuidados da pele e maquiagem, avaliando as necessidades e tons de cada pessoa por meio de aplicativos e leitores específicos.

Saiba mais: Inteligência artificial aplicada a cosméticos: por que investir e como aplicar

O Hair Reader da L’Oréal, por exemplo, avalia cabelos para identificar a cor do fio e fatores que afetam a eficácia de tinturas capilares.

Nanotecnologia

A nanotecnologia é a responsável por permitir que os princípios ativos das fórmulas de cosméticos realmente consigam agir na área desejada, como além da epiderme e do estrato córneo.

Dentro desse cenário temos, por exemplo, os cosméticos biomiméticos, que mimetizam processos naturais da pele, proporcionando maior hidratação e reduzindo a irritação.

Produtos sustentáveis e orgânicos

Cosméticos sustentáveis são uma demanda geral da população, que está cada vez mais preocupada com os impactos negativos ao meio ambiente.

A empresa brasileira Beraca, por exemplo, criou um ativo chamado Bakuchiol, que tem propriedades similares às do retinol, mas é 100% vegetal e não apresenta os efeitos colaterais do ingrediente sintético.

Acessibilidade

Um dos destaques apresentados na indústria de cosméticos foi o HAPTA, um aplicador inteligente de maquiagem da L’Oréal, que tem a capacidade de replicar os movimentos que feitos ao se maquiar.

Assim, pessoas com mobilidade reduzida no braço ou na mão conseguem aplicar cosméticos com mais facilidade.

Essas medidas são capazes de atrair mais consumidores para o seu negócio. Entenda também outras formas para garantir o sucesso da sua marca com nosso artigo sobre boas práticas para aumentar o faturamento das empresas de cosméticos!