Indústria

Cosméticos sustentáveis — entenda mais sobre essa tendência

Conheça as principais categorias de cosméticos sustentáveis e entenda como eles podem beneficiar sua marca.

Cosméticos sustentaveis
Por Redação em 15 de fevereiro de 2023

Os cosméticos sustentáveis ganharam a atenção do público. Com questões como desmatamento e mudança climática em destaque, pessoas do mundo inteiro se preocupam mais com os efeitos da produção e do consumo, especialmente os mais jovens.

Se você busca construir sua marca de forma que ela alcance as gerações Millennials e Z, o engajamento com a preservação do meio ambiente dentro dos processos de desenvolvimento pode fazer toda a diferença. Continue lendo e saiba mais!

Categorias de cosméticos sustentáveis

Os cosméticos sustentáveis podem ser identificados pelas seguintes categorias:

  • cosméticos veganos: produtos produzidos sem nenhuma matéria-prima de origem animal, muitas vezes com selo da Sociedade Vegetariana Brasileira ou da The Vegan Society;
  • cosméticos cruelty free: produtos que não foram testados em animais em nenhuma etapa da produção, muitas vezes também com selos oficiais;
  • cosméticos naturais: cosméticos com, no máximo, apenas 5% de sua composição contendo aditivos químicos;
  • cosméticos biodinâmicos: produtos orgânicos e naturais que também estão envolvidos com o ciclo natural de sua matéria-prima, como as estações e as etapas de plantio e colheita de plantas da composição;
  • biocosméticos: produtos com ingredientes naturais que são tratados em laboratórios sustentáveis;
  • cosméticos orgânicos: produtos cuja composição é de 95% de matéria-prima orgânica.

Benefícios da sustentabilidade para a indústria de cosméticos

A sustentabilidade é uma grande vantagem competitiva na atualidade, podendo aumentar o faturamento das empresas de cosméticos, porque atrai os consumidores, que estão cada vez mais conscientes sobre a forma que gastam.

O “luxo empático” é um movimento no qual pessoas entre 18 e 38 anos estão focando seus gastos com produtos de beleza e cuidado pessoal em opções sustentáveis. Como a conjuntura econômica atual fez com que muitas pessoas precisassem economizar, demanda-se um “quê” a mais para atrair consumidores.

Por isso, desenvolver cosméticos sustentáveis dentro de uma das categorias apresentadas anteriormente pode abrir portas para um novo público.

Como criar cosméticos sustentáveis

Boas práticas para desenvolver cosméticos sustentáveis incluem:

  • investir em cosméticos naturais e orgânicos. A procura por essas opções cresceu em 49% desde 2008 segundo dados da The Benchmarking Company;
  • buscar matérias-primas com origens sustentáveis;
  • trabalhar com embalagens recicláveis ou reutilizáveis.

A melhor forma de ver sua marca decolar é por meio de eventos voltados ao setor. Se mantenha atualizado em relação às tendências e novidades do mercado de beleza e acumule vantagens competitivas para conquistar o público participando da feira Beauty Fair!