Indústria

O impacto da busca pela beleza natural nos planos da Galderma

Rafael Tomaz, sr. medical manager Brazil & LATAM da Galderma, fala com exclusividade à NEGÓCIOS DE BELEZA BEAUTY FAIR.

Por Redação em 24 de abril de 2024

Está em curso um novo movimento de beleza. O da tendência por uma aparência mais natural, que tem ganhado força com a exposição de casos de exagero estético bem como o de celebridades assumindo a remoção de procedimentos injetáveis. Uma lista que vai da atriz Courteney Cox, que interpretava a personagem Mônica na antiga série de sucesso Friends, à influenciadora digital Gkay, passando pelo cantor Lucas Lucco e o ex-BBB Eliezer.

Essa mudança de comportamento do consumidor tem mexido com a indústria da beleza, entre elas a gigante Galderma, dona de um portfólio que inclui as marcas Restylane e Sculptra e que tem no Brasil um dos mercados mais estratégicos para a companhia no mundo. Para entender o que já está sendo feito e o que está por vir, Nós conversamos com exclusividade com o sênior medical manager Brazil & LATAM da Galderma, Rafael Tomaz; acompanhe.

Não há números oficiais sobre quantas pessoas estão removendo os preenchedores faciais, mas estamos vendo muitas mulheres, celebridades inclusive, falando abertamente sobre a remoção do produto, o arrependimento do exagero, do impacto emocional de não se reconhecerem etc. A Galderma está atenta a isso? Como enxerga esse movimento?

Em um estudo recente divulgado pela Galderma, o NEXT, foi apontado em uma das tendências para o mercado de estética que os pacientes buscam, cada vez mais, resultados mais naturais. A valorização da individualidade e a busca por resultados que respeitem a essência de cada pessoa tem impulsionado a procura por tratamentos estéticos minimamente invasivos que proporcionem mudanças positivas sem perder a naturalidade. Os tratamentos com procedimentos estéticos, com resultados naturais, já é uma prática adotada. 

Uma comprovação disso é um outro estudo divulgado no ano passado pela Galderma, que tem a chancela de Restylane, a linha de ácido hialurônico injetável que proporciona os resultados mais naturais na opinião dos especialistas. O levantamento, realizado com 9.733 pessoas, inclusive no Brasil, revela alguns equívocos e estereótipos sociais enfrentados pela indústria de estética. De acordo com a pesquisa, 40% dos entrevistados admitem que desencorajariam outras pessoas a usar injetáveis faciais para amenizar rugas ou volumizar alguma área da face. Apesar de terem essas opiniões, quando os mesmos entrevistados foram apresentados a uma série de imagens de pessoas que se submeteram a tratamentos estéticos com Restylane, em média, quatro em cada cinco pessoas tiveram dificuldades em identificar aqueles que receberam preenchimento.

De que maneira esse comportamento tem impactado ou interferido nos investimentos, nas pesquisas e, mais especificamente, nos lançamentos da Galderma?

As diversas técnicas e estudos propagados pela Galderma já acompanham as tendências do mercado de estética. O comportamento do consumidor interfere nos lançamentos e servem como base para prever novas tendências. O objetivo é sempre atender, de forma individualizada, cada história de pele. Umas dessas técnicas, por exemplo, é a Firm&Refresh, que combina no mesmo protocolo de tratamento a aplicação Sculptra e Restylane Skinboosters, ácido hialurônico injetável que melhora os seis aspectos principais de qualidade da pele: brilho, tom, textura, maciez, linhas finas e rugas, cicatrizes de acne e poros, com resultados duradouros de até 15 meses.

A Galderma tem uma forte veia de educação para o profissional da área da saúde estética. Diante disso, como vêm trabalhando para trazer o tema à tona e ajudar na educação do profissional?

Um dos focos de investimento da Galderma é na educação continuada dos profissionais de saúde. Em 2023, tiveram uma presença significativa em grandes congressos e eventos, com mais de 50 apresentações científicas no Congresso Mundial de Dermatologia, contribuindo para a Academia Europeia de Dermatologia e Venereologia (EADV), o Congresso Mundial de Medicina Estética e Anti-Envelhecimento (AMWC), a Academia Americana de Dermatologia (AAD) e o Congresso Mundial IMCAS.

A empresa também conseguiu fornecer educação e serviços diferenciados em várias categorias. Isso incluiu treinamento e envolvimento com mais de 130 mil profissionais de saúde por meio de mais de 11 mil eventos da Galderma Aesthetic Injector Network (GAIN) e outros programas de educação médica e conscientização ao redor do mundo. Tudo isso realizado ao longo de 2023. Em 2024, muita coisa ainda há por vir.