Panorama da Exportação de Cosméticos Brasileiros: Saiba como Ter Sucesso com sua Marca

Panorama da exportação de cosméticos brasileiros: saiba como ter sucesso com sua marca

Saiba qual é a situação atual da exportação de cosméticos brasileiros e como as marcas podem se preparar para conquistar espaço e consumidores em outros países!

2 minutos de leitura

ShutterStock
Por Redação em 22/12/2022 Atualizado: 22/12/2022 às 08:00

A alta registrada na exportação de cosméticos brasileiros em 2022 abre portas para a indústria nacional criar novos laços com consumidores internacionais e importadores de diversos países.

Dessa forma, é possível que o setor de beleza se prepare para novas produções e parcerias benéficas, a fim de atingir o objetivo de conquistar públicos estrangeiros. Continue a leitura e entenda o que sua marca precisa para ter sucesso mundial!

Crescimento da exportação de cosméticos brasileiros em 2022

2022 foi um ano de retomada da economia e das atividades após o impacto da pandemia da Covid-19. Para os cosméticos brasileiros, não foi diferente: apenas nos primeiros nove meses do ano foi registrado um crescimento de 13,7% na exportação dos produtos de beleza nacionais, totalizando um faturamento de US$ 588,3 milhões.

Em agosto, inclusive, tivemos o crescimento mais expressivo — 29,9% em relação ao mês anterior. Isso demonstra que há espaço para novas marcas se inserirem em mercados estrangeiros e conquistar espaços com novos públicos.

Melhores oportunidades para marcas de beleza brasileiras

A fim de completar o checklist sobre seu público no mercado de cosméticos, elencamos duas oportunidades de crescimento para a indústria brasileira no mercado exterior:

  • o entendimento dos produtos que mais fazem sucesso em outros países;
  • a chance de dar o primeiro passo internacional e entrar em contato com outros consumidores.

Confira mais detalhes:

Produtos de sucesso

Em 2022, os principais produtos de exportação no mercado cosmético foram:

  • produtos para cabelos (US$ 14,4 milhões);
  • sabonetes (U$ 10,5 milhões);
  • produtos de higiene oral (US$ 8,6 milhões).

Essas são as categorias que mais podem garantir sucesso para sua marca dentro do mercado internacional.

Networking e vitrines internacionais

Oportunidades para levar sua marca a outros países e realmente entrar em contato com importadores e o próprio público dos novos mercados em que você deseja atuar é fundamental.

A edição de 2023 da Cosmoprof Bologna, a maior feira de beleza do mundo, contará com um espaço dedicado a marcas made in Brazil, com rodadas de negócios, vitrines, eventos e uma área de vendas exclusiva no pavilhão, chamada de Brazilian Beauty Store.

Sua marca tem a oportunidade de participar dessa edição da Cosmoprof Bologna com a Beauty Fair, a principal feira de beleza das Américas. Conheça o projeto de exportação na Cosmoprof Bologna da Beauty Fair e saiba como internacionalizar o seu negócio!