Varejo

Pesquisas 2023: panorama para o canal perfumaria

Entenda o panorama do mercado de perfumaria para 2023, através de um levantamento realizado pela Radar Pesquisas.

Pesquisa perfumarias
Joana Belo
Por Joana Belo em 19 de abril de 2023
Sócia-Diretora da Radar Pesquisas. Empresária e psicóloga, pós graduada em Pesquisa de Mercado pela USP, membro do Conselho-Superior e da Diretoria Executiva da Abep (Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa).

A Radar Pesquisas acabou de realizar 3 estudos sobre o mercado de perfumaria para a Beauty Fair. Vou compartilhar neste artigo os principais resultados, afinal pessoas e dados mudam o futuro do canal de perfumaria e é empenho da Beauty Fair fomentar o mercado.

Entrevistamos 2020 consumidoras, 300 profissionais de salão de beleza e 48 executivos de perfumarias do Brasil.

Os primeiros dados já mostram a força do canal de perfumaria: 9 em cada 10 consumidoras estiveram em uma perfumaria nos últimos 6 meses; e a maioria, 60%, vai pelo menos 1 vez por mês.

 Essa ida acontece de forma programada: 60% das consumidoras planejam a sua ida à perfumaria, mas mesmo planejada,  88% diz comprar além do programado, crescimento de 4 pontos percentuais em relação ao estudo feito no ano passado.

E o que faz as consumidoras comprarem além do programado?

82% respondeu que as promoções fazem comprar além do programado, ou seja, são assertivas e atrativas. Também as atendentes: 88% das consumidoras e 81% dos profissionais já compraram por recomendação delas.

Do ponto de vista online, também é forte a recomendação de influenciadoras: 52% das consumidoras e 44% dos profissionais já compraram produto de beleza por recomendação delas.

Um dos dados que mais chamou atenção no estudo foi o crescimento de 10 pontos percentuais do Instagram: 49% dos profissionais de salão de beleza passaram pelo Instagram na sua jornada de compra –  eram 39% no ano passado.

Essa jornada de compras é Phygital, ou seja, passa por canais físicos e online, mas  33% das consumidoras preferem concluir a compra de produtos de beleza no canal online.

Apesar desse índice, 65% afirmam que sempre que desejam ver produtos recém-lançados vão às perfumarias, mesmo índice que afirma que lojas de perfumarias é onde ficam sabendo de novidades de produtos para beleza, números que nos mostram a força desse canal como um grande palco de novidades.

 E também associado a indulgência: 87% das consumidoras tem prazer em ir a uma perfumaria. Em uma vida cheia de atribuições, é na ida à perfumaria que conseguem se priorizar.

As consumidoras estão percebendo a modernização do canal: 82% concordam que há novas redes de perfumaria com lojas mais modernas, inovadoras do que de bairro e, apesar de outros canais venderem produtos encontrados na perfumaria, 86% afirmam que a experiência de compra de produtos de beleza é melhor em perfumaria do que farmácia ou supermercado.

E o que costumam comprar em cada um desses canais? Produtos para unhas, maquiagens, acessórios para cabelos, produtos para tratamentos de cabelo, colorações/ tinturas são mais comprados em perfumarias; enquanto shampoo e condicionador nos supermercados e hidratante e protetor solar nas farmácias.

Do ponto de vista dos executivos de perfumarias entrevistados, a maioria reconhece a variedade e a qualidade dos produtos oferecidos pela indústria; e também a relação com os fornecedores como sendo satisfatórias. A menor satisfação é com relação ao pouco conhecimento que têm sobre as consumidoras.

E o que vimos de interessante sobre as consumidoras neste estudo?

É forte a questão do natural e do bem estar: 64 % procuram usar produtos com ingredientes naturais e com menos química,

57% procuram produtos para o  bem-estar mais do que para a beleza estética; e

54% buscam usar produtos sustentáveis.

81% das consumidoras buscam o melhor custo x benefício na hora de comprar produtos de beleza, mas 68% gastariam mais com produtos de beleza do que gastam atualmente, se pudessem.

Se olharmos para as perfumarias há apenas 3 anos atrás, um canal ancorado no atendimento presencial, surpreende notar como em tão pouco tempo conseguiram não apenas abrir outras frentes de atendimento, mas também se adequar ao Omnichannel.

De alguma forma o atendimento, diferencial para muitas perfumarias, conseguiu manter sua qualidade em outras frentes sem se tornar frio ou distante, mantendo a consumidora por perto.

E apesar do crescimento do online, a experiência de compra em uma loja física ainda mobiliza muitas consumidoras de todo o país.

Observamos, portanto, que o canal das perfumarias não apenas se recuperou, como está se  superando graças aos esforços de muitos profissionais, suas famílias e seus colaboradores.