Liderado pelo hairstylist Ricardo Lima, o salão Tefara Conceito acaba de ser reconhecido pela iniciativa Beauty Salons to Watch, promovida pela Beauty Fair em parceria com grandes marcas da indústria de beleza. Mas essa não foi a única conquista recente do estabelecimento. O salão acaba de se tornar a primeira rede internacional do Mato Grosso do Sul, com uma unidade aberta na cidade de Assuncion, no Paraguai. O projeto foi realizado com a cliente e, agora, sua sócia, Janaina Baggio. Entenda o que salão faz de melhor.
Conhecendo a cliente
Para Ricardo, o primeiro passo para ter um salão de sucesso – com direito a rede internacional- é saber quem, de fato, é a cliente que o frequenta. “Uma vez que conhecemos o perfil de clientes que temos, conseguimos oferecer mais do que ela procura”.
Em seguida, vem o primeiro contato. “Nesse momento, transmitimos à cliente uma das nossas características: o acolhimento. Sabemos que, hoje, as pessoas procuram serem vistas de maneira exclusiva, assistidas e pertencidas a algo ou alguém. Logo, vem o atendimento que chamamos secundário, o olho no olho”.
Nessa etapa, clientes que visitam o salão pela primeira vez ou que voltam após um ano do último atendimento, passam por uma entrevista. “Essa entrevista se chama Anamnese. Nela, temos uma ficha com perguntas específicas que nos mostram qual é o estilo de vida da cliente com seu autocuidado. Assim, podemos trabalhar de maneira estratégica com ferramentas específicas para trazer um conceito de beleza, bem estar e exclusividade, que é o nosso DNA Tefara”.
Mentalidade dos profissionais
O foco no cliente não é a única preocupação do Tefara. “O fundamental para nós é como esse colaborador se vê e, em seguida, como nós o vemos. Sendo assim, a ferramenta mais importante que temos é investir na mentalidade dos nossos profissionais com imersões e mentorias, que irão ajudar a trabalhar de dentro para fora, trazendo a autoresponsabilidade”, explica Ricardo.
A parte técnica é fundamental para que todo profissional tenha a oportunidade de se especializar e intensificar seu potencial, aumentando também a possibilidade da oferta do seu produto tornando-o autentico e exclusivo.
Um detalhe importante é potencializar a comunicação desse profissional com o público alvo. A empresa age diretamente na comunicação audiovisual dos profissionais, dando ideias e estratégias que podem aumentar a frequência e agregar muito mais em conhecimento e resultados. Além disso, o treinamento interno é indispensável para que todos falem a mesma língua, seja de forma comportamental, técnica e pessoal.
De olho nas tendências para ter uma rede internacional
O Tefara está sempre atento ao que há de novo mercado, o que foi essencial para abrir uma rede internacional. “Nos mantemos antenados nas mudanças mundiais não só na área da beleza, mas também na forma como a sociedade vem se comunicando. Passamos tudo ao nosso time, fazendo a conexão entre o mercado da beleza e os serviços oferecidos”.
No que diz respeito à sustentabilidade, o salão utiliza produtos veganos, que auxiliam diretamente na diminuição do impacto ambiental em seu consumo. “Como parte de ação social, todos os anos, nos propomos ações para crianças e famílias carentes. Além disso, oferecemos no salão a campanha Outubro Rosa, que possibilita a doação de cabelos para a confecção de perucas para mulheres no combate ao câncer”, revela Ricardo.
Dicas para seu salão de beleza crescer
Ricardo reforça a necessidade de ver o salão como uma empresa, trantando-o com respeito e profissionalismo. Ele compartiha algumas dicas sobre o assunto:
- Mude sua mente para alcançar o próximo passo:
- Deixe para trás o que não serve mais.
- Esteja aberto ao novo que está por vir.
- Prepare-se para a transformação pessoal necessária.
- Subir de nível exige esforço e trabalho árduo:
- Esteja disposto a pagar o preço necessário.
- Evite romantizar o sonho e seja objetivo na ação.
- Mantenha-se focado mesmo diante das dificuldades.
- Esteja preparado para os impactos positivos e negativos:
- Antecipe-se aos desafios que surgirão.
- Invista em preparo financeiro e emocional.
- Identifique as ferramentas necessárias para avançar.
- Conheça seu propósito para uma vida significativa:
- Questione-se sobre o propósito de suas ações.
- Evite buscar crescimento através do propósito alheio.
- Descubra o que realmente motiva e dá sentido à sua vida.
- Aja com diligência e responsabilidade:
- Tenha fé, mas não apenas em palavras.
- Reconheça o momento certo para agir.
- Esteja disposto a se movimentar em direção ao próximo nível.
- Exercite a fé através das ações:
- Materialize sua crença através do trabalho.
- Confie no processo, mesmo sem ver os resultados imediatos.
- Mantenha-se firme no propósito que impulsiona suas ações.
Ele acredita que essa mentalidade foi construída também através do evento para donos de salão da Beauty Fair, ao qual frequenta desde a primeira edição. “Foi exatamente isso que o SUMMIT 2022 trouxe pra mim como visão do meu próprio negócio. Antes eu visava apenas a minha carreira, hoje eu vejo o meu negócio como um projetor de sucessos e acionador de propósitos na vida das pessoas”, finaliza.