Trabalho com Colorimetria: Entenda O Que É e Como Se Destacar

Trabalho com colorimetria: entenda o que é e como se destacar

Leia o artigo para entender o que é o trabalho com colorimetria e dicas de como se destacar nessa profissão.

2 minutos de leitura

ShutterStock
Por Redação em 18/12/2019 Atualizado: 06/03/2024 às 13:20

O tom de loiro perfeito buscado por muitas mulheres não é o mesmo para todas. Encontrar a cor do cabelo perfeito para cada uma depende de métodos que passam pela análise da tonalidade de pele de cada cliente até o entendimento de sua personalidade — e esse processo leva o nome de colorimetria.

No trabalho com colorimetria, segundo Brunna Fabrício, do ROM Concept (SP) e embaixadora da L’Oréal Professionnel, o profissional precisa se dedicar e aprender não somente com um especialista, mas procurar vários para entender as diferentes técnicas o que é cor e como desenvolver uma.

Leia este artigo para entender:

  • o que é o trabalho com colorimetria;
  • como trabalhar com colorimetria;
  • como se destacar nesse trabalho.

Entenda o trabalho com colorimetria

A aplicação de tinta no cabelo não é uma tarefa tão simples quanto parece, e o profissional que quer garantir bons resultados precisa de muito conhecimento. 

Segundo Alejandro Valente, hair stylist técnico e educador, o trabalho com colorimetria passa por estudar sobre a cor e entender as reações do cabelo e do produto. “É preciso saber que a tonalidade que a cliente deseja não é a cor que eu aplico, mas o resultado que ela pediu, e que por isso, chegar no tom exige um conhecimento mais amplo”. 

É esse conhecimento avançado que permite alcançar o resultado esperado pelas clientes. Ainda segundo Alexandre, o cabeleireiro que quer se especializar em colorimetria não pode ficar preso a marcas e informações rasas e sim, se especializar para entender toda a série de fatores que traz o efeito que ele precisa alcançar. Os produtos são responsáveis por apenas 50%.

Colorimetria é uma ciência exata que envolve mistura de cores e de oxidantes nas proporções e medidas exatas. O profissional deve entender como e onde o produto age no cabelo. Saber sobre composições químicas e ativos e seus resultados é um pulo muito grande na vida do profissional.

“Embora as tinturas sejam identificadas por números, não representam a mesma tonalidade. Um pode ter uma resposta mais dourada, o outro mais acinzentada, se aplicar o mesmo 9.1, por exemplo,  entender isso faz toda a diferença”, diz Alexandre.

Como trabalhar com colorimetria?

Para dar início a uma carreira como colorimetrista, o profissional deve fazer um curso e, depois, começar atuando como assistente, o que é um excelente estágio. Para encontrar essas oportunidades, o networking no mercado da beleza é fundamental.

“Mesmo após começar a trabalhar, é importante continuar se aperfeiçoando em workshops de profissionais renomados na área, para se aprimorar e entender o que está acontecendo no Brasil e no mundo”, diz Fil Freitas, hairstylist do Fil Hair & Experience (RJ).

Como se destacar com colorimetria?

Para se destacar na colorimetria, é preciso, como já foi dito no artigo, buscar se especializar cada vez mais no estudo das tonalidades e da química das cores. 

No entanto, apostar no marketing também é fundamental. Saber divulgar o seu trabalho da forma correta, especialmente na internet, é imprescindível para conquistar clientes atualmente. Por isso, o profissional que quer se destacar deve montar um bom perfil para mostrar os resultados de seu trabalho e, de preferência, mais conteúdo relacionado para atrair o máximo de público possível de forma orgânica.

Agora que você já sabe como funciona o trabalho com colorimetria, quer entender mais sobre o potencial das ferramentas de marketing digital? Então aproveite para ler também o nosso artigo sobre redes sociais e o mercado de beleza!