Indústria

Sephora: de olho nos teens e tweens

Depois do TikTok ser tomado por vídeos de meninas comprando produtos de skincare na Sephora, nova CEO enxerga um desafio e também uma oportunidade para atender a geração Z.

Por Redação em 25 de abril de 2024

Se você não lembra da recente enxurrada de vídeos no TikTok mostrando grupos de meninas em idade escolar invadindo a Sephora para comprar produtos para skincare, vale dar um Google. E, não estranhe se a busca também trouxer conteúdos de dermatologistas espantadas e alertando para os riscos do uso precoce de cosméticos de tratamento. Agora, corta para o início deste mês de abril, quando Artemis Patrick assumiu como a nova presidente e CEO da Sephora América do Norte e declarou que o interesse desses clientes mais jovens é ao mesmo tempo uma oportunidade e um desafio.

A parte da oportunidade é fácil de entender, afinal, quem não deseja ser a loja de produtos de beleza favorita dos adolescentes nos Estados Unidos, conforme constatou pesquisa do banco de investimentos Piper Sandler? Mesmo estudo que mostrou que os entrevistados gastaram 23% mais em cosméticos e fragrâncias no ano passado do que em 2022.

Quanto aos desafios, vamos a alguns deles:

  • Como falar com gerações tão diferentes?
  • Como oferecer a experiência de sentir-se especial, se a forma como um cliente adulto se sente prestigiado é completamente diferente de um cliente adolescente?
  • Como alertar meninas, que até ‘ontem’ se limitavam a usar batom, rímel, blush e sombra e passaram a querer usar séruns, ácidos e outros produtos de tratamento, que podem sensibilizar ou irritar sua pele sensível e delicada?

Artemis Patrick reconhece que tanto a Sephora quanto as marcas ali comercializadas têm a responsabilidade de educar esses jovens consumidores, e disse ainda que treina os funcionários das lojas para aconselhar na hora da compra – aqui, vale saber que desde a pandemia a Sephora manteve um crescimento de dois dígitos em seu comércio eletrônico e o tráfego nas lojas também aumentou, e isso não só graças à publicidade da empresa, mas também aos vídeos do TikTok. A que tudo indica, mudanças se aproximam…