Profissionais de Beleza

A transformação do Studio W

A escolha de Rafael Bertolucci como novo diretor técnico da rede é só o começo de uma nova era para a rede

Por Redação em 14 de dezembro de 2023

Presença constante na imprensa, o Studio W nunca gerou tantas manchetes como nos últimos tempos. Primeiro, com o bombástico anúncio da saída de Wanderley Nunes dos negócios; isso em outubro. E, menos de um mês depois, com a divulgação do novo diretor técnico da rede de salões, Rafael Bertolucci, que, entre várias atribuições, vai ajudar a repaginar a marca e iniciar uma nova era em sua história. Ou seja, um recado claro de que muitas mudanças estão para acontecer, entre elas a expansão internacional já no primeiro semestre de 2024, a transformação visual em todos os endereços, a validação dos serviços de beleza com protocolos autorais e a ampliação da força do processo de atualização e formação profissional.

Fortalecer a relação com os clientes e conversar com as novas gerações também está nos planos, como conta nesta entrevista exclusiva a sócia majoritária Rosângela Barchetta, responsável pela gestão do W ao longo dos últimos 24 anos e que comprou a participação de Wanderley Nunes, assumindo o controle do negócio.

Sua parceria com o Wanderley Nunes durou décadas. Diante disso e de tudo o que construíram, é pouco provável que a saída dele tenha acontecido da noite para o dia. Pode contar como foi esse processo?

Nós realmente construímos algo incrível juntos nos últimos 24 anos. Porém, chegou um momento que desejávamos algo bem diferente para o futuro do Studio W. Não estávamos mais alinhados e olhando para mesma direção.

Então, conversamos de forma respeitosa para encerrar a sociedade e para que cada um tivesse a possibilidade de tocar sua vida profissional de acordo com seus objetivos e valores. Esse processo começou em junho de 2022 e acabou em agosto de 2023.

Como eu era majoritária na operação, decidi comprar as cotas dele para dar um novo rumo para a rede. Quero continuar trabalhando forte, para que possamos perpetuar cada vez mais essa marca que impacta na vida de tantas pessoas.

Queremos rever estratégias que consideramos necessárias levando em consideração as transformações do comportamento humano e tendências de beleza e manter nossos valores inegociáveis. Acredito que será um momento muito positivo para pessoas da equipe Studio W e para nossos clientes.

Houve uma ‘passada de bastão’ do Wanderley para o Rafael Bertolucci?

A chegada do Rafael não foi algo planejado. Não existe também ‘passada de bastão’, pois são momentos e pessoas muito diferentes. Entre eu e o Rafael sempre existiu uma admiração pelo trabalho um do outro e esporadicamente nos falávamos.

No ano passado participei de um evento de beleza em Parma, na Itália, onde tinham apenas dois convidados participantes do Brasil, que eram eu e o Rafa; e ali acabamos nos conhecendo melhor e descobrimos que tínhamos uma visão para o futuro da beleza que tinha muita sinergia.

Meses depois, quando comprei o restante das cotas do Studio W, eu o procurei e descobri que ele tinha a intenção de morar em São Paulo. Foi quando tive a certeza que ele era a pessoa que poderia seguir comigo nessa nova era do W.

Jovem, talentoso, gentil e, principalmente, admirado pela equipe do Studio W. Uma empresa que acredita na educação e compartilhamento do conhecimento como mola propulsora do desenvolvimento precisa de pessoas que sejam inspiradoras nesse quesito.

O Studio W e o Brasil possuem inúmeros talentos. O que levou você a escolher o Rafael?

O Rafael é como eu: obstinado por educação! Além disso, seu temperamento gentil, seu talento e competência como profissional de beleza e sua capacidade e inteligência para compreender os processos administrativos de uma empresa que precisa ser sustentável foram muito importantes para a minha decisão.

Ele complementará o time do Studio W, trazendo ainda mais inspiração e um olhar de fora.  Pesou a favor também o fato dele ser um profissional cheio entusiasmo para enxergar o que podemos celebrar com as vitórias e o que podemos aprender com aquilo que não funcionou, sem frustração.

Também como eu, ele encara erros e desafios como aprendizados, e segue com garra. Gosto de pessoas que reclamam pouco e buscam soluções em prol do coletivo.

Outro ponto importante foi o fato dele ser uma pessoa admirada pelo time de artistas do Studio W, pois quando trabalhamos com quem admiramos tudo fica mais leve.

Como será a parceria de vocês?

O Rafael terá o papel de ser um líder técnico para inspirar e ajudar no desenvolvimento do Studio W junto com a equipe e também será meu sócio. Acho importante eu sempre ter uma opinião para a tomada de algumas decisões.

Sei que sou muito dedicada à gestão, processos administrativos e gestão de pessoas, mas ter alguém que busca atualizações profissionais contínuas e que domina a técnica dos serviços que o Studio W oferece, além de saber lidar com profissionais de forma educada e inspiradora, é um ponto importante para mim e para empresa.

Você é reconhecida por sua competência e experiência em dirigir uma rede de sucesso há anos. Com toda essa expertise, em algum momento passou pela sua cabeça assumir o Studio W sozinha?

Sou uma pessoa que ama profundamente o que faz e procura fazer tudo da melhor forma possível. Claro que não acerto sempre, o que acho normal, mas jamais erro por displicência.

Tenho a pegada de mulher quando o assunto é gestão, sou atenta a processos, faço um trabalho para engajar e liderar a pessoas, sempre penso em inovação e tudo isso ao mesmo tempo.

Também acompanho de perto as operações e adoro conviver com a equipe, com nossos clientes. Para mim é importante conhecer todo mundo na empresa, independente do cargo.

Apesar de tudo isso, nunca existiu na minha mente a hipótese de assumir tudo sozinha, e acho que esse é o sucesso do Studio W. Gosto do trabalho em equipe e tive pessoas incríveis ao meu lado para que o W chegasse até aqui.

Cada um que atua comigo no âmbito técnico e no administrativo tem acesso a mim e eu procuro conduzir a empresa considerando que cada um vai entregar o seu melhor, independente dos desafios que surjam. Isso tem dado certo.

Transparência, confiança, respeito, honestidade e trabalho em equipe nos leva a lugares incríveis na vida profissional e pessoal.

Nesta nova fase o objetivo é fortalecer a relação com os clientes e conversar com as novas gerações. Na sua visão, por que um gestor de salão precisa se preocupar com isso?

Conversar com clientes e estudar as gerações fazem parte do meu trabalho.

O mercado não é baseado no que eu acho, nem no que eu quero e, sim, nas transformações sociais, econômicas, políticas e na forma de pensar e consumir das pessoas. Por isso cabe à mim estudar muito, mensurar resultados e considerar essas tendências para trabalhar da melhor forma para entregar os serviços para os clientes do jeito que eles desejam e necessitam, e também para conduzir a equipe para os caminhos mais promissores.

Quero atuar para oferecer com o time do Studio W tudo que for o melhor e fizer sentido para quem confia sua beleza em nossas mãos.

No primeiro semestre de 2024 será inaugurado um salão boutique em Miami, que será o primeiro endereço do W em solo internacional. O que esse espaço terá de diferente dos salões que a gente já conhece?

Contratamos uma empresa de rebranding para fazer um estudo de fundamentação da marca que nos levará a uma nova era. Muitas serão as mudanças e inovações que virão pela frente.

Há 24 anos mudamos o conceito de salão de beleza para algo que hoje ainda é referência para o mercado, mas agora queremos algo inovador, e eu e o Rafael estamos muito alinhados nesse novo conceito.

Aos poucos, vamos validando e implantando o que consideramos que será um novo capítulo da nossa história e estou muito motivada com as possibilidades que vem surgindo. Obviamente levaremos em consideração a identidade de marca do Studio W e a cultura local para esta nova unidade nos Estados Unidos e também para os endereços que já compõem a rede – hoje com três unidades na capital paulista, uma em Campinas, outra em Ribeirão Preto e uma em andamento em São José do Rio Preto.

Vale lembrar que ainda temos o Ritu, que é uma marca-irmã do Studio W localizado no Shopping Iguatemi. No total, somos uma equipe de parceiros e colaboradores formada por mais de 500 pessoas.

É verdade que há planos para repaginar o visual de todos os endereços do W?

É isso mesmo. Nos próximos dias teremos uma devolutiva da consultoria para confirmar se o que temos em mente faz realmente sentido. E, a partir disso, vamos trabalhar mais do que nunca para escrever o novo capitulo dessa marca que mudou a vida de tantos profissionais de beleza. Isso nos move!

O Studio W nunca foi ‘mais um salão’. Nós sempre investimos muito em desenvolvimento humano em preservação da cultura da marca, e isso vai ficar cada vez mais forte daqui para frente. Nosso objetivo é que, independente da unidade, o cliente reconheça o jeito de ser do W, que foi algo que ficou muito forte na reabertura pós-pandemia, quando os clientes falavam que voltaram para o W porque se sentiam seguros por nossos protocolos.

O Studio W investiu muito em todos esses anos: fomos o primeiro salão a alcançar a certificação IS0 9000, a usar autoclave para esterilizar instrumentos, a levar cadeiras de quick massage para os camarins da SPFW e a criar espaços de salões de luxo dentro de shoppings, entre muitas outras investidas. Nossos salões aos poucos terão sua identidade visual e um novo conceito alinhados com o futuro que desejamos.

Além de todas as novidades aqui anunciadas, é possível dar mais algum spoiler de outras renovações que podemos esperar já para 2024?

Estamos focados em validar novos serviços de beleza com protocolos autorais, ampliar a força do nosso processo de atualização e formação profissional dentro do W. E também resgatar talentos através de uma direção criativa competente, incentivar profissionais a fazerem cursos com objetivo claro de aprendizado e acolher salões que precisam desenvolver sua gestão para ampliar sua performance, entre muitas outras coisas que em breve serão divulgadas e compartilhadas visando o fortalecimento do mercado de beleza no Brasil.