Afinal, por que a experiência do cliente é tão importante?
O que os números de uma pesquisa com 600 clientes de salão de beleza nos mostram sobre isso.


Sem dúvida todos os negócios trabalham para criar experiências positivas em seus clientes. Com o objetivo de garantir um bom retorno e a saudabilidade do negócio, a boa experiência afasta críticas, especialmente as compartilhadas na internet que geram um alto impacto.
Mas, além da intenção, afinal, por que a experiência do cliente tem tido tanta relevância nos negócios? Não deveria ser a qualidade do serviço prestado mais importante do que a experiência do cliente? Ou o preço? Uma das vantagens da pesquisa de mercado é que elas confirmam, ou não, algumas hipóteses sobre a nossa realidade.
Na última pesquisa com 600 clientes de salão de beleza que a Radar realizou para a Beauty Fair, que foi apresentada no Summit Donos de salão 2023, temos alguns números que nos mostram que a qualidade do atendimento tem mais força do que a qualidade do próprio serviço. Quer ver?
Perguntamos para essas clientes o que elas mais gostam no salão que frequentam. Não, a resposta não foi a qualidade do corte. Nem o preço. A principal resposta para metade das clientes, 49%, é a qualidade do atendimento. Ou seja: que seja atencioso, cordial, educado, simpático, acolhedor e rápido.
Em um segundo patamar, para um terço das clientes, 33%, responderam que o que mais gostam é a qualidade do serviço, executado por profissionais capacitados e competentes. Por fim, 12% responderam que é o ambiente agradável do salão: com amizade, familiaridade, carisma com os profissionais.
Ou seja, toda experiência relacionada ao atendimento é o principal fator, é o que mais gostam no salão, para metade das clientes. Sim, a qualidade do serviço é essencial, entretanto é o atendimento que encanta e intensifica a relação.
Também perguntamos o que elas menos gostam no salão que frequentam. A maioria, 33%, responderam que é a demora para ser atendida, para terminar os procedimentos, o atraso, a dificuldade de agendar, de conseguir horário. Já 12% citaram ambiente cheio, lotado, com fofocas, muito barulhento, com muita gente falando ao mesmo tempo. Apenas 9% responderam o preço.
Toda essa experiência começa antes da ida: 80% costumam ver o Instagram do salão. E ai não adianta só o salão ter um Instagram lindo, elas pedem as páginas dos profissionais.
Se apenas um profissional tiver a página em dia, adivinhe por quem elas vão pedir para serem atendidas? É difícil para os profissionais terem tempo para editar vídeos e fotos, fazer Tik Tok, stories etc., mas 56% das clientes concordam que o Instagram é o principal influenciador na hora de escolher um salão.
E depois da ida ao salão? A experiência continua: 84% gostam de receber avisos de promoção no WhatsApp e 88% gostam de receber promoção especial no aniversário.
Na rotina agitada dos salões, quem vai enviar essas mensagens? Há espaço para usar a tecnologia como aliada, afinal ela está nos bancos digitais, nos totens das praças de alimentação e por que não no salão? Sem dúvida tem a colaborar na integração e na qualidade de todas as percepções e impressões que compõem a experiência do cliente.