Beyoncé

Como a nova turnê da Beyoncé impacta o mundo da Beleza

As turnês de grandes artistas, especialmente de música pop, sempre trazem muita informação de Moda. A experiência visual e sonora é crucial para envolver os fãs.

2 minutos de leitura

Luísa de Abreu

Por Luísa de Abreu

Consultora, editora de conteúdo, social media especializada em Comunicação de Moda. Escreve a newsletter Lura Indica sobre tendências digitais, Comportamento, Moda e Beleza https://luraindica.substack.com/

Publicado em 03/08/2023 Atualizado: 20/12/2023 às 12:26

O lançamento da nova turnê da Beyoncé, Renaissance World Tour, em maio, causou muito furor no universo da Música. A cantora norteamericana é uma das maiores referências da cultura pop da atualidade, um ícone, e por isso influencia muito as indústrias da Beleza e da Moda.

Ela usa diversos looks ao longo do show de três horas e está lindíssima. Desde que o álbum foi lançado, a artista tem usado um tom de loiro dourado com cachos clássicos.

Mas a grande sacada da turnê, especialmente com relação ao visual, foi valorizar a beleza individual de cada bailarino: mais de vinte profissionais exibem maquiagens e cortes de cabelos singulares ao longo do show. Uma quebra aos padrões das turnês anteriores da cantora e, talvez, da maioria dos grandes espetáculos – geralmente os artistas de apoio aparecem no palco como um conjunto homogêneo, e só os personagens principais ganham destaque no figurino e beleza.

Estética reluzente e inspiração country

Boa parte do show é dedicada ao seu último álbum, Renaissance. O visual tem uma pegada “Studio 54 encontra o cowboy da Marlboro”. Essas duas estéticas juntas homenageiam a cultura disco/pop/house com muitas referências dos anos 70 e 80, com acabamentos brilhantes, pedras preciosas, juntamente com motivos mais amigáveis ao mundo dos rodeios, como franjas e padronagens bem acabadas.

beyoncé
Kevin Mazur/Getty Images for Parkwood

A principal cor na identidade visual do projeto é a prata. O prateado remete a lâmpadas estrobo, ao globo de espelhos e ao cromado típico das danceterias dessa época. A Beleza acompanha o efeito cromado: tem muitos cabelos platinados, maquiagem prateada, olhos com bastante delineador, glitter e pedrarias, também fazendo referência aos anos 2000, em alta atualmente.

Os cabelos ficaram sob os cuidados de Neal Farinah. Rokael, maquiador que acompanha a cantora há muito tempo, assina a maquiagem. Para quem quiser ir mais a fundo no storytelling e no styling, recomendo esse texto publicado no site Dia de Beauté.

Com esse trabalho belíssimo, a Beyoncé demonstra mais uma vez a sua força. Não por acaso, a proposta casa perfeitamente com a filosofia da Beauty Fair, que valoriza a criatividade e a beleza autêntica de cada um de nós! Um viva para a diva pop e aos profissionais da Beleza, criativos e à indústria do entretenimento!