Varejo

Como o brasileiro vai consumir em 2024

Pesquisa mostra que o brasileiro está otimista com o futuro, porém, cauteloso no presente.

consumidor brasileiro
Por Redação em 6 de fevereiro de 2024

Pesquisa da McKinsey&Company sobre o sentimento e os hábitos do consumidor no Brasil trouxe dados que oferecem boas oportunidades para os setores de consumo e varejo. Confira alguns achados:

  • 9 em cada 10 consumidores estão adotando estratégias para reduzir custos, como a busca por produtos em tamanhos menores e a troca por marcas mais econômicas;
  • vale destacar que essa estratégia de troca, chamada de trade-down, é praticada em todas as categorias de produtos, mas mais fortemente entre os essenciais não-básicos, como itens de higiene pessoal e serviços de bem-estar;
  • mesmo fazendo esforço para economizar, 55% dos brasileiros se mostram dispostos a se dar ‘mimos’ no dia a dia. Essa compra ‘eu mereço’ é vista principalmente no setor de vestuário, beleza e higiene pessoal;
  • a intenção de gastar com indulgências é maior entre os jovens – 60% entre a geração Z, 57% entre os millenials e 38% entre a geração X;
  • 43% dos consumidores estão mais otimistas e confiantes na recuperação econômica do país, número que salta para 60% quando se faz um recorte nas classes socioeconômicas mais altas;
  • apesar da aceleração do comportamento digital, as lojas físicas ainda têm papel relevante na jornada de compra do consumidor. Diante dessa realidade, ganha relevância a ominicalidade ou a experiência ‘figital’, com a maior integração entre os canais físico e digital.