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No dia 5 de junho, durante o Beauty Fair Summit - Donos de Salão, os salões estarão presentes

Profissionais de Beleza

Experiência do cliente no salão de beleza: o consumidor no centro

Entenda a importância da experiência do cliente no salão de beleza, com algumas estratégias para melhorá-la, fidelizar seu público e aumentar seus lucros.

Por Iury Vicenzo em 15 de maio de 2023

Às vezes é um problema de comunicação, a ineficiência em resolver um conflito, a decoração e ambientação sem borogodó, o mau atendimento do profissional, ou qualquer outro ponto de contato com potencial para afastar um consumidor. Independente da etapa ou do local, a experiência do cliente é um fator crítico para o sucesso de qualquer negócio, e no setor de beleza não é diferente. 

No contexto dos salões, a experiência do consumidor envolve todas as interações que o público tem com o estabelecimento, desde o momento em que ele marca um atendimento até a conclusão do serviço prestado. É uma combinação de elementos tangíveis e intangíveis, como o ambiente do salão, a qualidade dos serviços oferecidos, o atendimento ao cliente e a interação com os funcionários. 

Com o aumento da importância do tema no mercado e o grande impacto que tem no faturamento nos espaços de beleza, a Beauty Fair, em sua edição de 2023 do Summit Donos de Salão, terá como tema a experiência do cliente no salão de beleza e promete apresentar casos de sucesso, ferramentas de gestão, técnicas de vendas, entre outros assuntos relevantes para o sucesso dos negócios no ramo da beleza. Clique aqui para saber mais.

Se você está ansioso para saber mais sobre o que será discutido no Summit 2023 Donos de Salão, não se preocupe: neste texto vamos apresentar uma prévia de algumas estratégias de gestão que serão abordadas no evento. 

Jornada do consumidor: como é a jornada de compra em um salão de beleza

A jornada do consumidor é um processo que envolve diversas etapas, desde a identificação de uma necessidade até a satisfação do cliente após a compra. Em um salão de beleza, a jornada de compra começa com a busca do consumidor por serviços que atendam às suas expectativas. Buscando essa etapa bem-sucedida, é fundamental para o salão agregar valor aos seus serviços e investir na gestão da experiência do cliente.

A primeira etapa da jornada de compra em um salão é a atração da clientela. É importante aqui investir em estratégias de marketing que divulguem seus serviços e chamem a atenção do público. Uma vez que o cliente chega ao salão, é necessário que ele seja recebido de forma agradável e profissional, para que sinta confiança nos serviços oferecidos.

Durante o atendimento, o salão deve estar atento às necessidades do consumidor e oferecer soluções personalizadas para cada um. É essencial que os profissionais do salão estejam atualizados com as últimas tendências do mercado e que sejam capazes de oferecer um serviço de qualidade, para agregar valor à experiência da clientela.

Após a prestação dos serviços, o salão deve buscar a satisfação do cliente. Isso pode ser feito por meio de uma pesquisa de satisfação, na qual o consumidor é convidado a avaliar o serviço recebido. Uma forma mais simples é direcionar a recepção para perguntar sobre como foi a experiência. 

Antes da visita ao salão

A busca por um bom atendimento começa desde o primeiro contato com o salão, seja por meio de uma ligação ou pelo site. É fundamental que a empresa mantenha um canal de comunicação aberto e eficiente, para que possa atender as demandas do consumidor com rapidez e eficácia.

O tempo de respostas é um fator crucial para a satisfação do cliente, especialmente no caso de novos interessados. É comum que esses possíveis compradores tenham dúvidas sobre os serviços oferecidos pelo salão, preços, horários de atendimento, entre outras questões. Por isso, o salão precisa estar disponível para responder a essas dúvidas com agilidade e clareza, para que o cliente se sinta seguro em relação à sua escolha.

Além disso, é importante que o estabelecimento tenha um bom sistema de agendamento, para que o cliente possa marcar o seu horário com facilidade e rapidez. Isso demonstra organização e profissionalismo por parte do salão, o que ajuda a construir uma imagem positiva perante o público.

Visando que a empresa invista em estratégias para atrair novos clientes, é possível oferecer promoções especiais para a primeira visita, por exemplo, ou incentivar indicações de amigos. Dessa forma, se torna viável a expansão da base de clientes e o fortalecimento da presença do salão no mercado.

Durante a visita ao salão de beleza

O cliente chegou ao estabelecimento e isso é motivo para comemorar, mas ainda estamos no início da relação. Durante a visita ao salão de beleza, o atendimento personalizado é um fator determinante para o sucesso do cliente. É importante que a empresa mantenha a experiência do cliente no salão de beleza no centro da atenção, buscando entender suas necessidades e oferecendo soluções únicas.

Um atendimento personalizado começa com uma boa recepção, que deve ser agradável e profissional. O cliente deve ser tratado com cordialidade e respeito desde o momento em que chega ao salão até o final do atendimento. É fundamental que o profissional de beleza escute as demandas do consumidor e faça sugestões que estejam alinhadas com suas expectativas.

O sucesso do cliente é o principal objetivo de um salão de beleza, e isso só é possível quando o cliente se sente valorizado e satisfeito com o serviço prestado. É importante que o profissional esteja atento aos detalhes e preste a devida atenção aos mínimos aspectos, para que o consumidor saia do seu espaço com a sensação de que todas as expectativas foram atendidas ou até superadas.

Manter o cliente no centro das atenções também significa estar disponível para esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir durante o atendimento. Assim, o profissional deve estar preparado para responder a perguntas sobre produtos, técnicas ou preços, de forma clara e objetiva.

Pós-atendimento: gestão de relacionamento

Ainda que a pessoa tenha saído do salão super satisfeita e feliz da vida, o processo não termina ali. O pós-atendimento é uma etapa importante da gestão de relacionamento com o consumidor e pode fazer a diferença na missão de retenção de clientes. Uma boa estratégia de pós-venda é fundamental para manter a satisfação do público e garantir sua fidelidade ao salão de beleza.

Uma das formas de garantir a retenção de clientes é por meio de um bom atendimento no pós-venda também. Além disso, é possível enviar mensagens de agradecimento após o atendimento, demonstrando que o salão valoriza a escolha do consumidor e está sempre à disposição para atendê-lo.

Outra estratégia importante para o pós-venda é o incentivo à avaliação dos serviços prestados. É possível enviar pesquisas de satisfação por e-mail ou por meio de aplicativos, por exemplo. Isso permite que a empresa conheça a opinião dos clientes e possa identificar pontos de melhoria, além de demonstrar que a opinião do consumidor é valorizada.

Por fim, é importante oferecer benefícios exclusivos à parcela da clientela mais fiel, como descontos especiais ou promoções exclusivas. Essas ações podem incentivar a fidelidade e aumentar a retenção de clientes.

Experiência do cliente no salão de beleza também é sobre digital

Com a transformação digital cada vez mais presente em todos os setores da economia, é natural que o salão de beleza também incorpore essas mudanças em sua gestão. E isso não se limita apenas ao uso de tecnologias na prestação dos serviços, mas também na experiência do cliente.

As redes sociais, por exemplo, são ferramentas fundamentais para a construção da presença digital do salão. Por meio delas, é possível criar uma comunicação mais próxima com o consumidor, divulgando os serviços oferecidos, compartilhando dicas de beleza e promoções exclusivas. Além disso, é possível estreitar o relacionamento com os clientes, respondendo dúvidas, elogios e críticas.

Outro ponto importante é a análise de dados, que permite compreender melhor o comportamento do público e suas preferências. Por meio de ferramentas de análise de dados, é possível monitorar o engajamento nas redes sociais, entender as buscas e interesses dos clientes, além de monitorar a sua satisfação por meio de pesquisas de satisfação. 

Muitos aplicativos de marcação de agenda e gestão do salão ajudam nesse sentido, oferecendo informações relevantes sobre os horários mais cheios e serviços mais solicitados ou lucrativos.

A experiência do cliente no salão de beleza não pode ser pensada apenas de forma presencial, é importante incluir também uma estratégia digital para atender às necessidades e expectativas dos clientes em todos os momentos. A presença digital do salão é uma forma de estar mais próximo dos clientes, ampliar a visibilidade do negócio e aumentar a fidelização dos clientes.

Experiência do cliente: exemplos

A experiência do cliente no salão de beleza não se resume apenas a oferecer uma xícara de café enquanto ele aguarda para ser atendido. Trata-se de um conceito amplo que envolve todos os pontos de contato do cliente com o salão, desde o momento em que ele agenda o serviço até o pós-atendimento. Essas interações incluem vários pontos de contato, como publicidade, atendimento ao cliente, ambiente, navegação em um site, compra, entrega, entre outros.

Aqui vão alguns exemplos de como a experiência do cliente pode ser percebida em um salão de beleza:

  • Ao chegar ao salão, o cliente é recebido com um sorriso e com atendimento atencioso, que o faz se sentir valorizado, sem exageros, de forma natural. O ambiente é agradável e confortável, com decoração e iluminação adequadas para criar um clima relaxante.
  • Durante o atendimento, o profissional é atencioso e personaliza o serviço de acordo com as necessidades e preferências do cliente. O profissional oferece sugestões de tratamentos e produtos, mas respeita as decisões do consumidor.
  • O salão se comunica com o cliente, que é informado sobre o tempo de espera e tem acesso a informações claras sobre preços e serviços.
  • Ao ligar para o salão ou mandar mensagem, o cliente é atendido rapidamente por um representante atencioso e qualificado, que resolve sua dúvida ou problema com eficiência. O representante ainda oferece dicas e sugestões para melhorar a experiência do cliente com o serviço adequado.
  • O cliente tem uma visão ampla de seu plano de beleza, com as datas de manutenção e benefícios adquiridos quando ele mantém a agenda em dia.

Esses são apenas alguns exemplos de como pode ser percebida a experiência do cliente no salão de beleza. É importante que o salão ofereça um serviço de qualidade, que atenda às expectativas, e que busque constantemente melhorar a experiência do cliente por meio de medidas como treinamentos de equipe e investimentos em tecnologia.

Beauty Fair Summit 2023 Donos de Salão traz novidades sobre experiência do cliente

A experiência do cliente no salão exige especificidades que só quem é da área consegue desenvolver. Por isso, o tema do Summit resgata esse tema, levando-o para a vida real dos salões. 

Aliás, participar de cursos, workshops e palestras se torna imprescindível para manter-se atualizado e oferecer um serviço de qualidade e diferenciado aos clientes.

O evento, que ocorrerá no dia 05 de junho, no Sheraton São Paulo WTC Hotel, reunirá os maiores especialistas em experiência do cliente e empreendedorismo do segmento de beleza, que compartilharão suas melhores práticas, estratégias e insights para ajudar os donos de salão a alcançar o sucesso em seus negócios.

Se você é um proprietário de salão de beleza e deseja se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, não perca a oportunidade de participar do Summit 2023 Donos de Salão. Clique aqui e se inscreva.