Como inovar na indústria de cosméticos e ser uma marca de destaque?
Confira as principais medidas para planejar o lançamento de produtos inovadores para a sua marca e participe das principais tendências da indústria de cosméticos.
A indústria de cosméticos é um grande ramo mundial e apresenta competitividade crescente com a chegada de novos players no cenário, como o avanço da Coreia do Sul.
Dessa forma, marcas brasileiras se preocupam cada vez mais com a conquista de um espaço no mercado, tanto interno quanto internacional, e, para isso, é necessário muito investimento em inovações para conseguir se destacar entre a ampla concorrência.
Continue a leitura e conheça as tendências e práticas mais importantes para que a sua marca seja reconhecida e ofereça um verdadeiro diferencial.
Principais tendências da indústria de cosméticos
Segundo reportagem da Harper Bazaar britânica, 2023 será um ano dominado por novas tendências, como:
- inteligência artificial aplicada a cosméticos;
- produtos híbridos, que podem ser usados para mais de um fim;
- novas tecnologias para tratamentos anti-ageing, a partir de pesquisas sobre epigenética;
- união entre beleza e cuidados pessoais relacionados ao bem-estar.
Como encontrar oportunidades de inovação no mercado de beleza
Incorporar tendências é uma das formas de trazer resultados, mas é preciso ter um grande planejamento por trás para que as medidas sejam efetivas e cativem seu público. Veja a seguir algumas medidas para garantir lançamentos sólidos:
Estude o mercado
Conhecer o seu público-alvo no mercado de beleza nacional e internacional é fundamental para alinhar seu produto aos hábitos de consumo da audiência. Eles variam de acordo com diversas características, desde nacionalidade a faixa etária, então é importante delimitar quem seria o comprador ideal da sua marca.
Encontre déficit
A partir do estudo de mercado, você pode encontrar déficits de oferta — ou seja, demandas dos consumidores que não estão sendo atendidas pelos produtos disponíveis no mercado. Esse foi o caso da marca Dandara Black, que encontrou uma oportunidade no mercado brasileiro com cosméticos voltados à pele negra.
Entre em contato com grandes players
Se você quer estudar inovações profundamente e encontrar contatos de negócios, é preciso estar por dentro das movimentações dos grandes players da indústria, tanto em escala nacional quanto internacional.
Nesse cenário, a Beauty Fair possibilita o intercâmbio de informações e negociações entre marcas brasileiras e e compradores internacionais por meio de rodadas de negócio.