Nos quatro anos desde que Marvin Ellison ingressou na Lowe’s como CEO, sua gestão impulsionou um tremendo crescimento em vendas, atendimento ao cliente e investimentos na comunidade, provando que, de fato, é um líder visionário.
Ellison iniciou as mudanças dos negócios da Lowe com foco em transformar a empresa em uma varejista omnicanal de classe mundial e o empregador preferido no varejo, e seus esforços estão sendo notados: a empresa Fortune 50 foi nomeada a varejista especializada mais admirada em cada um dos últimos dois anos.
Neste bate-papo da NRF 2023, o homenageado de 2023, Marvin Ellison, conversou com o presidente e CEO da NRF, Matthew Shay, sobre sua visão para o futuro do varejo e seu papel em trazê-lo à vida por meio do investimento em programas que capacitam jovens líderes e expandem o acesso a oportunidades.
Começando do zero no varejo
Durante o evento, Marvin contou sua jornada de liderança e o significado da conquista desse reconhecimento. O executivo começou trabalhando na base do varejo e fez todas as funções que, segundo ele, nenhum outro colega queria fazer. Ele via como oportunidade de contribuir para a empresa.
Já trabalhando na Lowe’s, uma rede de varejo especializada em artigos e ferramentas para melhorias da casa, o líder visionário alcançou o cargo de CEO. Nesse momento, a empresa mantinha um bom resultado financeiro, porém não tinha um propósito claro.
Nesse cenário, ele se concentrou nos fundamentos do varejo:
- Seleção de produtos;
- Logística e supply chain;
- Criação de ambiente positivo para os clientes.
Essas foram medidas fundamentais para o sucesso de sua gestão. Para ele, voltar às bases do varejo é imprescindível na busca por resultados sólidos.
Habilidades de um líder visionário
Em um dos momentos, o executivo abordou a importância da empresa ter estabelecido uma política clara de recrutamento de talentos. Para ele, as habilidades fundamentais de todo gestor da companhia, que também deve serguir o caminho de líder visionário, são:
- Aprendizagem contínua
- Iniciativa
- Coragem
- Cuidados dos clientes
De acordo com Marvin, o aprendizado contínuo é pré-requisito para uma carreira de sucesso no varejo. O profissional dispara: “Você pode ser o que quiser, desde que busque conhecimento e trabalhe duro!”.
O consumidor de 2023
Marvin traça um olhar sobre o futuro imediato do varejo, nesse período pós-pandemia. Ele observou que a última temporada de festas foi muito semelhante ao período pré-pandêmico, incluindo o consumo antecipado. Isso já oferece uma boa visão para o primeiro semestre do ano.
“Em 2023, vamos ver um macro ambiente de morosidade, mas não de recessão. As pessoas vão querer mais melhorar suas casas e menos construir novas. Isso já é um indicativo para mudança na estratégia de vendas. Olhando o futuro da demanda, não vemos preocupação na cadeia de abastecimento e de transportes, que já apresenta uma pequena queda nos valores de combustível”.
Lojas físicas seguem sendo importantes
A importância competitiva de manter as lojas físicas foi um dos pontos de destaque do bate-papo. Para Marvin, deve haver uma integração entre loja física, e-commerce e centro de distribuição. Isso vai permitir atender os clientes nos momentos de urgência.
Ao mesmo tempo, o cliente vai demandar conveniência com atrito zero.
O varejo faz parte de uma comunidade, onde os seus funcionários estão inseridos, por isso, tem responsabilidade de desenvolver esse ambiente.
A empresa tem um plano nos próximos 5 anos de investir 100 milhões de dólares nas comunidades onde estão presentes.
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*Com informações de Deborah Huff, que está acompanhando a delegação Beauty Fair em Nova York.