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O que as pesquisas nos contam sobre salões e perfumarias em 2022

As empresas que melhor entenderam sobre o comportamento do cliente se destacaram frente à concorrência.

Pesquisas sobre salões e perfumarias
Joana Belo
Por Joana Belo em 28 de novembro de 2022
Sócia-Diretora da Radar Pesquisas. Empresária e psicóloga, pós graduada em Pesquisa de Mercado pela USP, membro do Conselho-Superior e da Diretoria Executiva da Abep (Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa).

Resiliência. “Capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças.”  Talvez um pouco gasta esta palavra, mas que resume bem a força que os salões de beleza e que as perfumarias tiveram que ter neste ano de 2022 e que pudemos perceber através das pesquisas inéditas realizadas pela Beauty Fair sobre estes mercados.

Se você não participou dos eventos onde estas pesquisas foram apresentadas, vou compartilhar com você neste texto alguns key findings, afinal pesquisa não é para ficar presa em uma apresentação, mas sim para ajudar o mercado a se movimentar.

Salões de Beleza, as clientes voltaram…

E pedindo desconto. Difícil para os salões, frente a inflação e tanto tempo com impacto na renda por causa da pandemia, então o jeito foi oferecer parcelamento ou combos de serviços.

E as clientes voltaram diferentes: algumas não querem mais passar tanto tempo no salão fazendo procedimentos, ou não querem agendar a ida ao sábado  para poderem ficar com a família, por exemplo. O jeito é tentar agilizar os serviços e agendar outros horários durante a semana.

Seja como for, algo é certo: o atendimento está super valorizado pelas clientes, é o que mais valorizam e esperam de um salão.

E o que esperam? Que seja simpático, com boa receptividade, atencioso, humano. Da recepcionista ao profissional, querem ser bem recebidas e cuidadas, ter confiança na qualidade dos produtos e serviços prestados. Muitas preferem inclusive serem atendidas pelo mesmo profissional, o que sinaliza a importância da retenção dos profissionais no salão.

Pesquisa revela o desafio do ano de 2022

Reter profissionais. Foi um grande desafio este ano, não só no mercado de salões de beleza.  A saída do home office e a volta ao escritório ou ao salão; como equalizar e manter os profissionais que se acostumaram a trabalhar fora do escritório ou do salão foi e ainda é um desafio na nova rotina de trabalho.

Além deste desafio, as pesquisas também revelaram uma dificuldade com o  treinamento dos profissionais, ponto de muita atenção dos salões neste ano.

Por fim,  fazer as  mídias digitais do salão: falta tempo para postar, ou verba para contratar alguém para fazer isso.

O foco nas perfumarias segundo pesquisas

O meio digital foi um ponto de bastante foco, já que havia uma tradição no atendimento e venda presencial. Não houve outro jeito senão aprender o que significa omnichannel e como trabalhar desta forma, mesmo com dificuldades em encontrar e manter uma tecnologia operando ou ter retorno financeiro através do e-commerce.

Mas ainda há uma grade relevância das lojas físicas, principalmente pensando nas farmácias e nos supermercados que também vendem cosméticos.

Assim como nos salões, há uma preocupação com a questão do atendimento, que está virando quase que uma commodity neste mercado, muitas vezes por não saberem o que de fato as consumidoras querem e quem elas são.

Lembrando da resiliência, parece que nada voltou à forma original, afinal há transformações constantes em curso. 2023 está próximo e a Beauty Fair tem um rico calendário de pesquisas e de eventos para contribuir com o desenvolvimento destes mercados: vamos ver qual será a próxima força a movê-los em direção ao sucesso.