Profissionais de Beleza

Poliana Bittencourt: aprenda como potencializar o sucesso de cabeleireiros 

Consultora ensina técnicas de como alinhar estilo com habilidades técnicas para se destacar no mercado durante a Beauty Fair

Por Redação em 21 de setembro de 2023

No Workshop HairBoss para cabeleireiros da Beauty Fair, a Consultora de Imagem e estilo, Poliana Bittencourt ensinou os profissionais a usar a moda como meio de comunicação e expressão, explicando a importância de alinhar a imagem com a mensagem que se deseja transmitir. 

Através de um exercício prático, a consultora explicou aos cabeleireiros técnicas de alinhamento da comunicação verbal, que corresponde a 8% da nossa forma de se comunicar, com a não verbal, que corresponde a 92%. 

Segundo a especialista, o que pode parecer mera futilidade aos olhos de alguns, é algo muito além de mera aparência. O modo de se vestir, se comportar, até mesmo os adereços que você escolhe usar, influenciam na mensagem que deseja passar ao mundo. Alinhar as duas formas humanas de se comunicar, verbal e não verbal, é uma maneira potente de mostrar a sua personalidade

Ainda, Poliana apresentou um estudo Norte Americano sobre a importância da comunicação não verbal, o ABC, que significa respectivamente Appearance (aparência), Behavior (comportamento) e Communication (comunicação):

  • A Aparência está ligada a higiene pessoal e vestimenta. 
  • O Comportamento está ligado a etiqueta social e postura; 
  • A Comunicação está relacionada à voz e mensagem. 

Ou seja, qualquer profissional cabeleireiro que deseja ter sucesso, precisa estar ciente do triângulo ABC. Mesmo que detenha um conhecimento profundo sobre sua área de atuação e habilidades de comunicação apuradas, a imagem deve refletir essa concepção pois, do contrário, as chances de ser ouvido serão limitadas.

A consultora de estilo reforça que a comunicação verbal não substitui a competência. Mas afirma que, ao usar essas ferramentas de forma estratégica, qualquer profissional consegue potencializar sua imagem e, consequentemente, alcançar seus objetivos. 

Tudo isso dará as engrenagens necessárias para que os cabeleireiros consigam ouvir profundamente e estrategicamente seus clientes. Afinal, ao usar a moda como um meio de comunicação e expressão, os profissionais conseguem direcionar melhor seus consumidores aos objetivos por eles esperados. 

“É muito importante ouvir seu cliente para entender como trazer o que ele deseja para fora. Quando você o escuta ativamente, consegue entender a imagem que ele quer transmitir, e assim, como um bom profissional, você consegue trazer essa imagem de dentro para fora”, finaliza Poliana.