Qual é o papel dos profissionais podólogos na promoção da saúde, principalmente nos cuidados em pacientes com pés diabéticos?
Influencer em Saúde e Educadora em Diabetes e Pés de Risco, Andrea Costa, destacou a importância dos podólogos como agentes de saúde, evidenciando que desempenham um papel crucial no bem-estar de de quem procura um podólogo. “Vocês têm a condição de dar o primeiro passo na saúde do paciente, entendendo quem é a pessoa que senta na sua cadeira todos os dias, sabendo como agir e de que forma agir”.
Ela também forneceu exemplos práticos de como atuar em casos de indivíduos com diabetes, enfatizando a necessidade de compreender os limites de atuação e educá-los quanto a doença e a importância de buscar ajuda médica, de forma empática e solidária.
Um dos principais pontos abordados durante o congresso foi a importância da anamnese, interpretação de exames e acolhimento do cliente como parte da humanização do atendimento. Além disso, a palestrante destacou a necessidade de os podólogos assumirem um posicionamento profissional sólido, construindo credibilidade e confiança com seus clientes, o que, por sua vez, pode gerar recomendações para outros indivíduos.
Um aspecto enfatizado pela profissional foi a multidisciplinaridade, mostrando como os podólogos podem colaborar com outros profissionais de saúde, proporcionando cuidados abrangentes aos pacientes.
No âmbito dos cuidados dos pés com diabete, a educadora Andrea Costa ressaltou a importância da identificação precoce de riscos e lesões, bem como da correta aplicação de medidas de controle e profilaxia. O evento destacou que a podologia vai além da estética, desempenhando um papel fundamental na promoção da saúde e na prevenção de complicações em pacientes com diabetes.