Por Que os Cosméticos Coreanos São Referência para a Indústria de Beleza?

Por que os cosméticos coreanos são referência para a indústria de beleza?

Conheça a história da beleza na Coreia de Sul e entenda como os cosméticos coreanos dominaram o mundo.

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Por Redação em 17/03/2023 Atualizado: 20/12/2023 às 12:27

A onda Hallyu, nome dado ao fenômeno de exportação cultural da Coreia do Sul, engloba muito mais do que o K-pop, filmes e séries de TV. Os cosméticos coreanos, desde aqueles focados em tratamentos de pele às maquiagens, vêm ganhando cada vez mais adeptos — não só dos produtos, mas também dos costumes, como a famosa rotina de skincare de 10 passos.

Nesse artigo vamos discutir alguns dos principais motivos que levaram o país a se tornar um dos maiores centros de inovação de beleza do mundo. Continue a leitura e confira!

A história da beleza na Coreia do Sul

Desde 1800 é possível encontrar evidências de determinadas tendências de beleza na península coreana, mas elas eram bastante tradicionais e restritas ao país. Contudo, a partir da década de 1950, a Coreia do Sul passou por processos de modernização que alavancaram, entre outras áreas, os procedimentos estéticos.

Nessa época o aumento da influência ocidental e do investimento em tecnologia fez com que as práticas de cirurgias plásticas, por exemplo, se desenvolvessem muito, ao ponto dos procedimentos coreanos serem considerados alguns dos melhores do mundo e parte comum da sociedade.

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A onda Hallyu, por sua vez, serviu para propagar a imagem da pele perfeita e dos cuidados estéticos. Agora, além das cirurgias, a população também começou a investir em cosméticos — o que significa que eles ganharam força no exterior ao mesmo tempo em que as produções culturais da Coreia do Sul ficaram mais famosas.

Quais os diferenciais dos cosméticos coreanos?

Existem três grandes fatores para o destaque dos cosméticos coreanos no cenário global: os ingredientes naturais, a preocupação com uma estética clean e a promoção por meio de artistas famosos.

Enquanto as estrelas configuram o marketing de influência, os outros dois pontos seguem tendências cada vez maiores no mundo. Realçar a beleza natural é uma necessidade, segundo Joana Fleury, que, em entrevista para a Beauty Fair, afirmou que o público busca autoestima, não apenas produtos.

A “glass skin” é uma tendência sul-coreana que domina as redes, por exemplo, com peles limpas, uniformes e reluzentes naturalmente — tudo com base nos tratamentos de skincare.

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