Indústria

Produtos multifuncionais ganham força em 2024

Levantamento da Circana com consumidores da América Latina aponta o sucesso de makes e cosméticos que vão além de sua função básica.

Produtos multifuncionais
Por Redação em 21 de fevereiro de 2024

A Avon já anunciou que maquiagem com ativos que também trazem benefícios à pele, apelidada de tratamake, será uma de suas categorias prioritárias para este ano. A decisão aponta para o mesmo norte observado em um levantamento da Circana, empresa global de monitoramento do comportamento de consumo que atende cerca de 7 mil das principais marcas e varejistas do mundo. Ao acompanhar

consumidores do Brasil, do México, do Peru, da Argentina e do Chile, a empresa constatou que seis dos dez principais lançamentos do ano passado foram produtos multifuncionais. “Bases com benefícios e ingredientes para cuidados com a pele e acabamento leve e luminoso estão crescendo, assim como produtos que podem ser usados em várias áreas do rosto”, exemplifica Ana Seccato, diretora comercial Argentina & Brasil da Circana.

Segundo dela, entre os dez principais lançamentos de bases, 100% reforçaram a comunicação sobre a fórmula turbinada com ingredientes de tratamento enquanto os itens multifuncionais em bastão, caneta e líquidos cresceram 36% nas vendas em unidades entre outubro de 2022 e setembro de 2023.

O levantamento trouxe outros dois dados que vale ficar de olho:

1. Os principais players do mercado de makes ativadas pelo pH da pele, podendo mudar a cor da produção, cresceram mais de 60%. “A busca pela singularidade abre caminho para esse tipo de produto, que proporciona a sensação de exclusividade e personalização”, comenta Ana Seccato;

2. Os batons superam os níveis pré-pandêmicos, impulsionados por lançamentos que se tornaram virais, principalmente pelo apelo da ação hidratante. Resultado: o produto cresceu 29% em relação à 2022 e foram vendidas mais de 25 milhões de unidades na versão bala, mais de 9 milhões em glosses e mais de 3 milhões em plumpers labiais.