Varejo

3 insights do primeiro dia da NRF 2023

Beauty Fair está em Nova York com delegação exclusiva do varejo de beleza e compartilha pontos altos do primeiro dia

primeiro dia da NRF 2023
Por Renata Tarrio em 15 de janeiro de 2023

No primeiro dia da maior feira de tecnologia de varejo do mundo, as novidades e aprendizados se mostraram intensos. A NRF 2023 – Retail’s Big Show costuma, todos os anos, fervilhar o universo do varejo e, esse ano, não seria diferente.

“Estamos começando o primeiro dia de NRF 2023 em um cenário muito diferente do ano passado, onde o varejo retoma suas atividades com um pouco mais de força, principalmente no que tange a melhoria da cadeia de suprimentos e os desafios oriundos da pandemia. Apesar da retomada, a gente percebe que o mercado americano enfrenta uma situação um pouco nova com a inflação e o finalzinho de uma nova estruturação de sua cadeia de suprimentos”, avalia Cesar Tsukuda, Diretor Geral da Beauty Fair.

O gestor comenta que nesse primeiro momento há uma certa celebração dos desafios como uma experiência de aprendizado capaz de nos conduzir para um cenário melhor. “Se fortalecer na crise é boa parte da mensagem do dia de hoje, sem perder o visão de longo prazo, sem deixar que suas decisões de curtíssimo prazo possam interferir no objetivo maior da empresa”, argumenta.

Nesse sentido, Cesar entende que há um grande destaque na eficiência das operações, no foco total voltado ao consumidor e no engajamento dos colaboradores. “No final do dia, o varejo sempre vai se tratar de pessoas, que criam um setor forte e o coloca entre os negócios mais importantes na economia de um país”.

Há também um destaque para o ESG, no qual o varejo parece ser um player decisivo e deve olhar para a diversidade, entender e aprender como trabalhar com ela. “É uma oportunidade de construir um mundo cada vez melhor”, defende Cesar.

Com uma programação voltada à inovação e às iniciativas práticas onde os grandes varejistas estão colocando seus esforços, o primeiro dia da NRF abordou as mudanças no comportamento do consumidor, a necessidade de manter o que funciona e a urgência de investir em novos recursos. Acompanhe 3 insights imperdíveis da estreia do evento.

1- Ouça seus clientes e investigue suas mudanças

Paige Thomas da Saks palestra na NRF 2023

Na palestra Breakthrough Keynote, a Saks Off 5th, cadeia de lojas de departamento americana, se debruçou sobre a necessidade de entender o consumidor em profundidade para trazer as melhores oportunidades e melhorar seus números.

Em um ano repleto de adversidades macroeconômicas, os varejistas enfrentaram incertezas e oscilações sem precedentes no sentimento e no comportamento do consumidor. Procurando manter seu impulso positivo, a Saks, principal loja de luxo com desconto, implantou estratégias inteligentes que alavancam a flexibilidade no modelo operacional de desconto para fornecer ainda mais valor aos seus clientes durante esses tempos.

Neste bate-papo da NRF 2023, a 5ª presidente e CEO da Saks OFF, Paige Thomas, compartilhou as principais iniciativas do varejista que continuarão a fortalecer sua posição entre os concorrentes de luxo-fora-do-preço e ajudarão a navegar por um cenário desafiador e competitivo contínuo.

A Saks conseguiu aumentar o engajamento e a retenção do cliente por meio de estratégias de marketing robustas, sortimento aprimorado de mercadorias, incluindo a expansão de produtos usados da empresa com seus negócios on-line. Além disso, a varejista reforçou sua plataforma de comércio eletrônico por meio de avanços tecnológicos como entrega com data garantida para ajudar a fortalecer a proposta de valor e aprimorar a experiência geral do cliente.

Paige Thomas explicou, por exemplo, que seu diferencial para melhorar o desempenho na última temporada de festas foi olhar os dados dos relatórios e pesquisar novas segmentações de clientes, aplicando esse conhecimento nas ações de marketing.

De fato, o comportamento do consumidor não pode ser encarado como algo superado, ainda que o conhecimento sobre o assunto tenha se pautado em longas pesquisas por parte da empresa. Isso acontece porque o modo como o cliente age, pensa e sente não é estático. Logo, segundo a NRF 2023, o varejo deve manter sua atenção no comportamento atual de compra.

Veja algumas ações implementadas pela Saks:

  • Programa de fidelização que pontua de acordo com o engajamento;
  • Foco nas ações de desconto/ promoções para diminuir estoque;
  • App para melhorar experiência de compra digital;
  • Entrega na hora da compra;
  • Novos parceiros;
  • Novas categorias sendo atendidas;
  • Observação do mercado de revenda/reúso.

A Saks acredita que em 2023, uma palavra importante será “conservadorismo”. Os clientes estão mais cautelosos e conservadores em suas escolhas. Paige Thomas deixa claro que, portanto, é hora de arrumar a casa. Para ela, a resposta está sempre no cliente. Ouça-o!

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre o Pós-NRF 2023 promovido pela Beauty Fair

2. Fortaleça o que os clientes já valorizaram

James Cash da Havard Business School na NRF 2023

O novo normal é o antigo normal. É essa mensagem principal que a palestra The Huddle passa na NRF 2023. O varejo não deve abandonar seu foco em variedade, relacionamento e personalização de experiências. As diretrizes que sempre estiveram presentes não desaparecerão. Ao contrário, a tecnologia não veio para mudar, mas para fortalecer esses valores.

A conferência foi liderada pelo presidente e CEO do Walmart nos EUA, John Furner em uma conversa franca com o Dr. James Cash da Harvard Business School.

Dr. Cash foi fundamental para estabelecer as bases para os aumentos do salário mínimo do Walmart e desempenhou um papel importante na formação da cultura da empresa no local de trabalho e nas estratégias de retenção de funcionários.

Ele foi o primeiro estudante-atleta negro na Texas Christian University (TCU), o primeiro membro negro do corpo docente a receber estabilidade na Harvard Business School e o primeiro a lançar na comunidade iniciativas baseadas em racismo e desigualdade racial como parte do grupo de proprietários do Boston Celtics.

3. Invista em novos recursos

Jeff Genette palestra na NRF 2023

Jeff Gennette, presidente e CEO da Macy’s, Inc. está mudando as percepções da indústria e remodelando o futuro do varejo nos EUA. Ele compartilhou na NRF 2023 as ações da companhia para se manter na liderança.

Com investimentos em novos recursos, uma base sólida de saúde financeira, um foco renovado em estilo e moda e um profundo compromisso com a plataforma de propósito social Mission Every One, a Gennette criou uma cultura de transformação e infundiu novo vigor em suas marcas icônicas – Macy’s, Bloomingdale’s e Bluemercury.

A Macy’s já tem um plano claro para capitalizar uma loja de departamentos moderna, digital e voltada para um propósito. Veja no que a liderança da Macy’s está de olho:

  • Estudo demográfico para entendimento de oportunidades para abertura de lojas;
  • Substituição de lojas com base em performance. Foco em espaços menores, com serviços voltados à comunidade local;
  • Estudo de novos mercados;
  • Foco em centros comerciais e lojas de rua;
  • Talentos internos / colaboradores, olhando também para diversidade e equidade de gênero;
  • Trabalho baseado em dados;
  • Desenvolvimento de pequenos negócios para aumentar variedade de fornecedores.

Pós-NRF 2023 promete desvendar os novos caminhos para o varejo de beleza

A Beauty Fair está em Nova York coordenando uma delegação de 100 executivos do varejo e da indústria de beleza. Além da visita em todos os dias da NRF 2023, com curadoria especializada para o mercado de beleza, o grupo também fará visitas técnicas e participará de eventos de networking.

Quem não pôde ir para Nova York terá a chance de desvendar todos os insights e tendências do maior evento de varejo global para o mercado de beleza. Dia 19 de janeiro, acontecerá o Pós-NRF 2023, evento promovido pela Beauty Fair e portal Negócios de Beleza com transmissão direto de Nova York.

O encontro será gratuito e online. Garanta sua participação clicando aqui.

Com informações de Deborah Huff que está acompanhando a delegação Beauty Fair em Nova York