Varejo

91% das consumidoras tem prazer em visitar lojas de beleza

Pesquisa da Beauty Fair revela a forte conexão entre consumidoras e lojas físicas de beleza

Cesar Tsukuda apresenta Pesquisa Beauty Fair 2024 no Líderes de Perfumaria
Por Redação em 13 de abril de 2024

Durante o evento Líderes de Perfumaria 2024, realizado pela Beauty Fair, foram divulgados os resultados da pesquisa anual sobre o varejo de beleza. O levantamento destacou uma característica marcante do comportamento das consumidoras brasileiras: o persistente apego pelas lojas físicas para a compra de produtos de beleza. “No nosso segmento, a experimentação, cheirar e sentir a textura do produto ainda é uma experiência que o digital não substitui”, afirmou Cesar Tsukuda, Diretor Geral da Beauty Fair.

A experiência como vantagem competitiva

A pesquisa apontou que a experiência pessoal nas lojas físicas continua sendo um fator decisivo para as consumidoras. Para incentivar o tempo de permanência nos pontos de venda, foi revelado que 97% das entrevistadas apreciam receber amostras grátis, enquanto 87% valorizam a experiência oferecida pela loja. Além disso, 74% das participantes destacaram a importância de encontrar tudo o que precisam em um único lugar e 69% estão sempre à procura de lançamentos.

“É um desafio pois cada vez mais procura-se oferecer um portfólio de produtos, variedade de categorias e novidades de maneira veloz. Mas o mais importante é fazer as escolhas corretas na hora de dizer sim ou não para a introdução de produtos”, comentou Cesar, destacando as estratégias para manter a relevância das lojas físicas.

Compras por impulso e o papel do atendimento

O estudo também trouxe à tona que 83% das consumidoras tendem a comprar mais do que o planejado, revelando um comportamento de compra por impulso. “Isso é alavancado por novidades de produtos e marcas que saltam aos olhos na gôndola e, principalmente, por um atendimento especializado”, explicou Cesar.

A importância das atendentes e demonstradoras foi especialmente enfatizada, com 79% das consumidoras buscando informações com essas profissionais dentro das lojas. Apesar dessa valorização, Cesar observou que o excesso de oferta tem sido um fator de incômodo para as clientes.

Influência das redes sociais no comportamento de compra

As redes sociais também desempenham um papel significativo nas decisões de compra, com 49% das respondentes já tendo realizado compras através do Instagram. Outros 44% já entraram em contato com perfumarias via WhatsApp e 40% possui algum aplicativo de perfumaria no celular, demonstrando a crescente integração entre os canais digital e físico no setor de beleza.

O evento Líderes de Perfumaria da Beauty Fair destacou não apenas as tendências atuais, mas também os desafios que o varejo de beleza enfrenta e a inteligência de dados como uma solução fundamental para lidar com eles.