Não é somente no mercado de luxo que relacionamento e atendimento especializado é a chave do negócio. Pelo contrário, o mercado de beleza em geral só próspera quando esses dois elementos estão combinados. E as consultoras de beleza parecem funcionar muito bem nesse cenário.
Foi o esse o assunto abordado em uma sessão da NRF 2023 focada em beleza. A palestra “Beauty´s blush with technology” contou com a participação de Nicolette Bosco, VP de Gestão de Negócios Divisional da Macy’s, Ophelia Ceradini, VP de Tecnologia Digital e Inovação da The Estée Lauder Companies, além de Kelly Kovack, Fundadora e CEO da BeautyMatter.
Para as executivas, a inteligência artificial e a realidade aumentada estão transformando a experiência de compra do consumidor por meio de vivências integradas e omnichannel. Usando a tecnologia para oferecer soluções interativas, imersivas e sustentáveis, varejistas e marcas estão resolvendo os pontos problemáticos do consumidor e firmando a fidelidade e as vendas.
Exeperiência dos clientes
Apesar da tecnologia ser o grande tema, as empresas amparam sua estratégias em conexões humanas. A intenção é integrar a jornada do consumidor – que hoje está cada vez mais complexa – associando conteúdo útil para ajudar a fechar vendas.
Daí vem a ideia de trazer consultoras de beleza. O consumidor pode começar sua jornada em qualquer ponto. Seja no site, rede social, ou loja física, ela sempre terá à disposição um consultor de beleza especializado, que irá orientar como criar, por exemplo, a maquiagem tendência do Tik Tok – na loja ou em um chat virtual.
Para a Estée Lauder, o Tik tok é um grande canal de conexão com consumidores. É por lá que elas tem acesso a conteúdos sobre aplicação de produtos, tendências, novidades.
As consumidoras são espertas, antenadas e, quando elas chegam na loja, o varejo precisa continuar esse diálogo que começou no digital. Mais uma vez, as consultoras de beleza se tornam imprescindíveis.
Consultoras de beleza para guiar tendências
Estar antenado às tendências do momento é fundamental para atuar no varejo de beleza, entendendo os produtos, técnicas e cores. Quem domina essa informação está à frente nas vendas.
Por isso, Macys e Estée Lauder também estão de olho nos conteúdos que viralizam na internet, além do uso de retail media. Mostrar para os clientes que o varejo tem o produto na loja, associado ao conteúdo viral, é uma receita crucial de sucesso em vendas.
Além disso, vale ressaltar que a dinâmica de inovação no Tik Tok é muito ágil. E para responder a essa demandas, é necessário trabalhar próximo aos fornecedores