Mayara Cardoso no palco Beauty Show

Marketing de influência e empreendedorismo: Mayara Cardoso dá dicas no Beauty Show

Influenciadora identificou uma lacuna no mercado e empreendeu para sua comunidade

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Por Redação em 30/04/2023 Atualizado: 30/04/2023 às 18:00

No último sábado (29), o Beauty Show, primeira edição da nova feira da Beauty Fair, focada em apaixonados por maquiagem, unhas e cílios, trouxe ao palco Beauty Sessions Mayara Cardoso, influencer e empresária, para falar sobre empreendedorismo e marketing de influência.

Na ocasião, a profissional compartilhou dicas valiosas para quem deseja se desenvolver na área. Vem conferir cinco dicas reveladas no bate-papo!

1. Seja inovador

A inovação é crucial na criação de qualquer produto, inclusive maquiagem. A indústria da beleza está em constante evolução e a demanda dos consumidores por novidades e produtos de alta qualidade só aumenta. A inovação pode levar a melhorias nos ingredientes, formulações e tecnologias, bem como ao desenvolvimento de novas fórmulas e cores.

Ao abordar o assunto, Mayara revela que a criação de seu primeiro empreendimento veio de um anseio particular: um único produto em esponja que o consumidor conseguisse fazer a maquiagem completa. Foi assim que surgiu a ideia da esponja Bix, de sua criação. 

Segundo a influencer, não havia no mercado nacional nenhum produto semelhante, capaz de passar base, fazer contorno, utilizar corretivo e aplicar pó. Foi aí que ela iniciou sua carreira de empreendedora, chamando atenção dos consumidores para um produto completamente funcional e inovador, com a proposta de trazer facilidade para a vida dos usuários. 

2. Planeje-se

O planejamento é fundamental no desenvolvimento e lançamento de um produto, pois ajuda a empresa a definir seus objetivos, identificar seus recursos e estabelecer as estratégias necessárias para alcançar o sucesso. 

Com um plano bem estruturado, é possível minimizar os riscos e maximizar as chances de sucesso do produto no mercado, além de utilizar o poder de influenciar pessoas da melhor forma.

No caso da Mayara, a empresária enfatizou que o planejamento foi essencial para o sucesso de sua marca. A pesquisa de mercado, storytelling e criatividade foram essenciais para o desenvolvimento de seus produtos. O resultado de todo esse trabalho foi o sucesso indiscutível nas vendas, com estoque esgotado no primeiro dia.

3. Seja intencional

É importante ter uma estratégia de marketing de influência cuidadosamente planejada e intencional na venda de um produto. Sem uma estratégia bem definida, a empresa corre o risco de desperdiçar recursos em ações ineficazes e não atingir seu público-alvo adequadamente. Uma estratégia de marketing eficaz deve ser baseada na compreensão do público-alvo, nos objetivos de vendas da empresa e nas características únicas do produto que está sendo vendido.

No processo de divulgação e planejamento de seu produto, Mayara revelou que tudo foi pensado de maneira intencional. Todo o seu feed e seu stories foram programados na divulgação no produto. Para isso, a influencer escolheu cores, cenários e situações que conversassem com o público e com o produto, ainda que de maneira indireta. 

Aos poucos, foi criada uma conexão única que culminou com o esgotamento do produto no dia do lançamento. 

4. Invista nas redes sociais

As redes sociais são uma ferramenta essencial na divulgação de um produto, pois têm um alcance enorme, são acessíveis e podem ser usadas de maneira muito direcionada para atingir públicos específicos. As redes sociais permitem que as empresas interajam diretamente com seus clientes, recebam feedbacks, sugestões e tenham um retorno rápido sobre o que está funcionando ou não em relação ao produto e às campanhas de marketing de influência.

No bate-papo, Mayara destacou como dica de ouro o uso dessas mídias como principal meio de marketing de um produto. Perguntada sobre dicas para quem está iniciando no empreendedorismo, ela falou da essencialidade do uso das redes e especialmente para quem está começando e não tem público, aconselhou o uso do TikTok, já que o algoritmo da plataforma favorece pessoas iniciantes. 

No processo de divulgação de seus produtos, a influencer se utilizou muito das redes sociais, criando uma atmosfera de identificação de seus seguidores com os produtos, criando também um ambiente virtual agradável, coerente e sólido. 

5. Faça parceria com marcas no marketing de influência

As parcerias com outras marcas no empreendedorismo na área da beleza podem ser muito importantes para a visibilidade, credibilidade e expansão do negócio. Ao fazer parcerias com marcas conceituadas, a empresa pode aumentar sua visibilidade para públicos que ainda não a conheciam, além de atrair novos clientes através da exposição conjunta dos produtos e serviços oferecidos.

Além disso, as parcerias podem ajudar na diversificação do portfólio de produtos ou serviços, oferecendo opções complementares e atraentes aos clientes.

No caso de Mayara, depois da criação de dois produtos próprios de sua marca, a influencer divulgou, em primeira mão, que vai realizar uma collab com a marca Catharine Hill, com lançamento do produto previsto para o mês de maio. Essa é mais uma tática de marketing de influência aliada ao empreendedorismo.

A notoriedade da marca unida com a credibilidade da empresária e influencer gerou grande expectativa do público, com a certeza de que virá pela frente um produto inovador e de qualidade.