Beauty Salons to Watch

No dia 5 de junho, durante o Beauty Fair Summit - Donos de Salão, os salões estarão presentes

Profissionais de Beleza

Salão do Amazonas é reconhecido por experiência excepcional

Iniciativa Beauty Salons to Watch, promovida pela Beauty Fair, destaca salões de beleza de destaque em todo o Brasil

Beto Pontes representa o Amanda Beauty
Por Renata Tarrio em 30 de maio de 2023

A iniciativa Beauty Salons to Watch, promovida pela Beauty Fair, em parceria com grandes players da indústria de beleza, como L’Oréal Professionnel, Wella Professionals, Davines, Joico, Truss e Alfaparf, revelou os salões de beleza e seus proprietários que se destacaram por oferecer uma experiência de excelência, elevando o nível e inspirando novos entrantes no mercado de beleza. Um total de 53 salões de beleza de todas as regiões do Brasil foram indicados para essa honra.

Um dos salões reconhecidos é o Amanda Beauty, localizado em Manaus, no Amazonas, cujo proprietário, Beto Pontes, compartilhou algumas das práticas adotadas para oferecer uma melhor experiência e atendimento ao cliente. O assunto, aliás, é tema do Summit para Donos de Salões, evento que está em sua segunda edição e já se consagrou como o maior encontro para gestores de espaços de beleza do Brasil. O Summit acontecerá dia 5 de junho, no Hotel Sheraton WTC, em São Paulo e as últimas vagas ainda estão abertas.

Nessa matéria, Beto detalhou suas estratégias e dicas para estar entre os estabelecimentos homenageados.

Posicionamento da liderança e processos bem definidos

Pontes destaca que o salão adota duas grandes etapas para oferecer uma experiência de qualidade aos clientes. “A primeira se refere ao posicionamento da liderança junto ao time e ao mercado. A liderança deve tratar bem a equipe, fornecedores e qualquer pessoa que se relaciona com a empresa. Esse tipo de comportamento gera, pelo exemplo, uma cultura voltada para cuidar do ser humano”.

Já a segunda etapa está relacionada aos processos estabelecidos nos momentos de conexão com o consumidor. “É fundamental implementar um processo de atendimento em cada área em que o cliente tiver contato, como recepção, caixa, lavatório, diagnóstico, execução do serviço e pós-venda. Além disso, a pesquisa de satisfação deve ser aplicada constantemente para garantir melhorias e corrigir possíveis falhas”, defende.

Mantendo os profissionais atualizados com as tendências

Para garantir que os profissionais do salão se mantenham atualizados com as tendências de beleza, Beto ressalta novamente o poder de uma boa gestão, que deve deixar claro a importância da aprendizagem contínuo. “A liderança deve estar sempre fazendo cursos para melhorar a si mesma e acompanhar presencialmente cursos oferecidos à equipe. Assim também há um fortalecimento da cultura voltada para esse fim”.

Outro aspecto relevante é o investimento financeiro no desenvolvimento dos profissionais. O salão pode ajudar financeiramente os profissionais a participarem de cursos, seja pagando parte do valor ou facilitando o pagamento. Além disso, para ele, estabelecer um sistema de aumento de comissão ou de preço cobrado ao cliente para os profissionais que se tornam especialistas em algum serviço é uma estratégia eficaz.

Ações sociais e sustentáveis

O Amanda Beauty também se destaca por suas ações sociais e sustentáveis. Uma das principais ações é o “corte solidário”, um evento chamado “Seu Cabelo tem mais força do que você imagina!”, em que são arrecadados cabelos para a confecção de perucas. Em 2023, o evento completa sua 10ª edição, proporcionando cortes gratuitos para cerca de 200 pessoas e arrecadando aproximadamente 400 quilos de alimentos.

Dicas para o crescimento de outros salões de beleza

Beto compartilha algumas dicas valiosas para salões de beleza que desejam crescer e se destacar no mercado:

  1. Encontre um diferencial: É importante identificar e oferecer um diferencial ao mercado. Isso pode ser um salão de nicho, focado em cor, mechas, corte, cachos, tratamentos específicos, gestantes, entre outros. Outra possibilidade é adotar um modelo de venda de serviços diferente, como assinatura, pacotes, cashback, fidelidade ou garantia de qualidade.
  2. Invista na formação de profissionais: Em vez de oferecer uma comissão maior para um profissional referência no mercado, é recomendado investir na formação de novos talentos. Isso ajuda a criar uma equipe capacitada e alinhada com as tendências e demandas do mercado.
  3. Estabelecer metas e recompensas: É essencial definir metas para o salão e para a equipe, além de estabelecer prêmios e recompensas caso essas metas sejam alcançadas. Exemplos de metas incluem faturamento total, faturamento de serviços ou produtos, lucro, ticket médio, taxa de fidelização de clientes, aquisição de novos clientes e avaliação do cliente para o salão e profissionais.

Essas dicas, combinadas com um foco contínuo na excelência do atendimento ao cliente, na atualização constante das tendências e em ações sociais e sustentáveis, podem impulsionar o crescimento e o reconhecimento de salões de beleza no mercado.

Beauty Fair Summit Donos de Salão promove experiência do cliente

Com o reconhecimento, o Amanda Beauty se tornou convidado de honra no Beauty Fair Summit Donos de Salão, evento que está promovendo o Beauty Salons to Watch. O encontro foi um sucesso de público no ano passado e, dessa vez, tem como temática a Experiência do Cliente, assunto que tem transformado a realidade dos espaços de beleza no Brasil e no mundo.

No 2º Beauty Fair Summit – Donos de Salão, as palestras serão ministradas por profissionais renomados, experts em experiência do cliente, com toda a programação aplicada a salões de beleza. Confira a programação completa:

  • Como o mercado de beleza deve se preparar para uma nova era de consumo de serviços com Cesar Tsukuda
  • Muito além do Big Mac: como o MC Donalds usa a experiência do cliente para aumentar o seu faturamento com João Branco, ex-VP de Marketing do Mc Donalds
  • O modo Disney de encantar o cliente e o que isso tem a ver com seu salão de beleza, com William Lin
  • Consumidor do Futuro 2025, com Krizia Gatica, consultora Sênior WGSN,
  • Tire a bunda da cadeira e ouça seu cliente com Wilson Poit
  • Liderança, pessoas, processos e propósito com João Appolinário
  • Como os maiores profissionais do mercado trabalham a experiência do cliente e constroem marcas fortes e rentáveis com Marco Antonio de Biaggi, Marcos Proença, Vivi Siqueira e Bruno Lotufo.
  • Futurismo para Negócios de beleza, com Andrezza Torres, publicitária mestre em psicologia e especialista em inovação e futurista pela Singularity University no Vale do Silício/CA. 
  • Transformação Digital: muito além das redes sociais com Tiago Baeta, fundador do iMasters e E-commerce Brasil
  • PAINEL: Aprenda como as grandes redes de salões trabalham a experiência do cliente e as estratégias mais lucrativas de pós venda, com gestores das redes Laces and Hair, Jacques Janine, Werner, Helio Diff, GAL, Walter’s e Mega Studio Be Emotion

As últimas vagas do Summit ainda estão disponíveis. Para garantir sua presença, clique aqui e faça sua inscrição.